Postado dia 09 setembro 2010

Cabelos Secos ou Ressecados?




Escuto muita coisa no salão e até em conversas informais em vários ambientes como na rua, no restaurante, de pessoas em dúvida com relação ao próprio cabelo. Quero somente salientar que homens estão com preocupação idem.

Saiba qual a diferenca de cabelos secos e cabelos ressecados


Pois bem, escuto pessoas dizerem que estão com os cabelos secos e outras que estão com os cabelos ressecados e há ainda aquelas que dizem estarem os cabelos secos e ressecados ao mesmo tempo. Mas existe diferença entre cabelo seco e cabelo ressecado? SIM.

A grande diferença se faz entre o cabelo possuir química ou não, ou seja, ter passado por processos químicos como tintura, relaxamento, luzes, escova definitiva, enfim algo que venha a mudar a estrutura das ligações de enxofre do fio ou a sua melanina.

Cabelos Secos

Fio de cabelo SECO
Vamos ao que interessa. Os cabelos secos sempre serão os virgens, sempre, pois a qualidade de estar “seco” do fio vem da falta de hidratação, como sabemos hidratar nada mais é que repor água.

O cabelo mesmo virgem sente necessidade de estar hidratado, de ter água, e a perda de água pelo fio virgem se dá, na maioria das vezes, com uso de escova e piastra (chapinha/prancha), note que depois de escovado o cabelo quando é passada a piastra sai vapor dos cabelos.

Logo podemos concluir que mesmo o cabelo estando escovado ele não está livre de água, pois ela é necessária para a saúde do fio, mas ao usar a piastra quase toda a água do fio acaba causando assim o "SECAMENTO" do fio. 

Já que você está descobrindo que tipo de cabelo é o seu que tal você saber o que ele precisa com esse novo conceito brasileiro de tratamento:


Sei que talvez você esteja pensando: e quem não faz escova nem chapinha, tem o cabelo liso e ele tá seco? Justamente.

Como dito, mesmo o cabelo estando “in natura” ele necessita de água, o que os hidratantes/mascaras irão perfeitamente doar aos fios.

Cabelos Ressecados

Como dito os cabelos secos sempre serão os virgens, contudo estes também podem se tornar ressecados mesmo conservando-se virgens. Mas qual a diferença do seco para o ressecado.
Fio de Cabelo RESSECADO

A palavra já diz tudo. Ressecado é o cabelo que estava seco e ficou ainda pior, foi mais agredido tornando-se ressecado. Normalmente os ressecados são aqueles que passam por química ou processos químicos melhor dizendo.

Os cabelos ressecados perderam não somente água mas proteínas e lipídios também. E estes últimos são devidos principalmente às descolorações e/ou relaxamentos.

As colorações incham o fio e mudam o pigmento através de clareamento “à força”, já os relaxamentos (menos o hidróxido de amônia) incham o fio e quebram as ligações “S” de enxofre, isso falaremos em outro post.


Mas ambas as químicas elevam em muito o PH do fio, causando assim o ressecamento. Na imagem acima vemos o fio como que com "escamas" abertas. São essas escamas ou "cutículas" que se entrelaçam umas nas outras causando o embaraçamento do cabelo.

Falaremos de como tratar dos secos e ressecados, mas isso em um outro post. Espero que tenham gostado desse.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.