Postado dia 08 janeiro 2011

Água Quente e Água Fria Nos Cabelos e Seus Efeitos




Estava assistindo à televisão quando vi uma apresentadora que "acha" que conhece de cabelo dando uma opinião horrorosa sobre água quente para os cabelos. A fim de evitar isso, a falta de informação, venho aqui postar uma matéria para os queridos seguidores e leitores do Blog Cabelos E Sonhos.




Nos salões geralmente a água é mais fria.

A discussão é: até que ponto a água fria e a água quente interfere nos cabelos? É o que vou responder agora.

Os cabelos são formados de queratina, que é a proteína que compõe os fios. Precisamente a cisteína é o aminoácido mais importante da queratina, pois esse aminoácido é responsável pela boa compactação do fio capilar, ou seja, digamos pelo "corpo do fio".

Quando lavamos os cabelos estamos decidindo várias coisas que irão acontecer com os cabelos posteriormente. 

Muitas pessoas perguntam no salão: devo lavar os cabelos com água quente ou fria? Logicamente a resposta não poderia ser outra: FRIA.

Agora você deve estar pensando consigo mesmo(a) : é ruim hein, eu tomar banho frio. Mas te pergunto: QUEM FALOU EM BANHO FRIO?

Ah, antes vou sugerir que você siga nosso Instagram @cabelosesonhos para você ficar por dentro de fatos e fotos que não são publicadas aqui.

Sempre indico para quem gosta fazer o seguinte: tome seu banho normalmente como de costume, mas ao lavar os cabelos deixe a água menos quente, de morna para fria já é um ótimo começo.

Mas o porquê da água fria ao invés da água quente para lavar os cabelos?

Veja as ponderações sobre a água quente:

  • Água quente resseca os cabelos pois agride a queratina, que é sensível a altas temperaturas (lembra da queratinização que precisa de usar chapinha e secador para dar resultado?);
  • Água quente desregula a camada hidrolipídica (camada que regula óleo e água da epiderme) consequentemente causando maior oleosidade na raiz e falta de brilho em comprimento e pontas;
  • Água quente faz com que os fios aumente muito sua micra (medida) inchando os mesmos, causando assim um embaraçamento maior do que o normal;
  • Água quente pode ajudar na quebra capilar, se o fio já estiver sob química pesada (lembrando que a água quente é necessária para retirar química de Tioglicolato de Amônia);
  • Água quente deixa os fios ásperos, pois ao inchar devido ao calor os fios ficam com as cutículas abertas o que causa a aspereza no toque.

Podemos perceber então que a água quente não traz benefícios como alguns pode achar, a não ser o benefício de ser a água quente muito boa para tomar banho em dias frios, ou para relaxar.

Agora algumas ponderações sobre os benefícios da água fria para os fios:

  • Água fria mantém  a camada hidrolipídica, já explicada acima, controlada, ajudando assim no controle da oleosidade e até mesmo da caspa, já que a caspa é causada por um fungo existente no couro cabeludo que se prolifera com a umidade e o calor;
  • Água fria dá brilho nos cabelos, pois o brilho é o reflexo da luz em superfícies planas (princípio da física) e lavando com água fria os fios não incham e ficam com as cutículas compactas "planas";
  • Água fria também é calmante, acalma o couro cabeludo, pois a esfregação ao lavar é entendida pelo cérebro como agressão  e leva o couro cabeludo a produzir óleo;
  • Em cabelos coloridos a água fria evita que os cabelos passem por oxidação rapidamente, isso evita que os cabelos percam pigmentos, exemplo dos vermelhos.

Agora que mostramos quais as diferenças entre água quente e água fria para os cabelos, você, pode escolher como quer que seu cabelo fique. 

Quer um brilho legal, evitar que a tintura desbote, fios macios? VÁ DE ÁGUA FRIA PARA LAVAR OS CABELOS.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.