Postado dia 25 janeiro 2011

A Coloração ou Tintura em Cabelos Brancos




Olá leitores e leitoras do blog Cabelos E Sonhos.

Eu sei que falei que nessa matéria eu iria falar sobre tratamentos para cabelos loiros, mas antes de falar deles vi que é extremamente necessário falar sobre a cobertura de cabelos brancos. Afinal se você não tem cabelos brancos é só uma questão de tempo. Bela noticia não?




Cabelo 100% branco (canície)

Pois bem, normalmente as pessoas recorrem à coloração para poder dar uma tonalidade diferente nos fios, seja porque querem mudar a cor ou seja para poder uniformizar a cor. Porém com os fios brancos há que ter certos cuidados para que a cor desejada seja realmente alcançada.

Ah, antes vou sugerir que você siga nosso Instagram @cabelosesonhos para você ficar por dentro de fatos e fotos que não são publicadas aqui.

O cabelo é basicamente queratina, que é uma proteína impermeável que impede a saída de água do cabelo. Com o passar do tempo e dos anos, os fios tendem a perder melanina, pigmento que dá cor aos fios. 

Com a perda do pigmento natural o cérebro começa a enviar mensagens ao fio para que este tente repor as perdas, então o mesmo passa a ser revestido de queratina, chegando a ficar até quatro (04) vezes mais queratinizado levando o fio a ficar mais grosso e com um aspecto seco e até ressecado.



Se o fio fica mais grosso e mais "selado" que o natural então logicamente ele ficará mais resistente a aceitar coloração. 

Por isso ao colorir um cabelo que tenha fios brancos, e se o desejo for dar cobertura total aos fios, é necessário usar os chamados tons de "base" ou "naturais". Tons de base são os seguintes:

  1. Preto
  2. Castanho Escuro
  3. Castanho Médio
  4. Castanho Claro
  5. Loiro Escuro
  6. Loiro (Médio ou Natural)
  7. Loiro Claro
  8. Loiro Claríssimo
  9. Loiro Extra Claro

Estas são as cores que "nascem" com os fios de qualquer pessoa. 
Cobertura de branco é sinal de base.

Não preciso nem falar que não estou considerando os ruivos porque é um tipo de pigmento especial. 

Então sempre que houver necessidade de cobertura de brancos, devera haver um desses tons presente na tintura. 

Se o desejo for colorir os cabelos dando um reflexo neles, seja vermelho, dourado, acobreado, mate, qualquer um, devera estar misturado a alguma dessas cores da tabela. 

Por exemplo: seu cabelo natural é loiro escuro, mas tem 50% de branco, e você quer um marrom na mesma altura que seu tom natural, ou seja, o loiro escuro.


Você terá que misturar o marron escuro proporcionalmente ao loiro escuro, e essa mistura é que será aplicada nos fios. Normalmente a proporção das misturas é feito metade de uma tinta com metade de outra. 

Importante: Dependendo da espessura "grossura" dos fios, é indicado que seja usado um tom abaixo do desejado. Exemplo: se você quer cabelos na altura do loiro claro, então use o loiro médio. Lembrando que esta questão se faz para cabelos muito grossos e resistentes à coloração.

Mas lembre-se, esta dica é voltada para profissionais que dominam um mínimo de colorimetria. Contudo fazendo assim é possível conseguir um resultado sem maiores erros. 

Na duvida converse com um profissional

Se quiser obter um pouco mais de conhecimento em termos de coloração, clareamento então veja:
 



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.