Postado dia 21 janeiro 2011

Descoloração e Decapagem Capilar: Quais as diferenças?


Olá leitores do blog Cabelos E Sonhos.

Aproveitando que nesse verão os loiros estarão em alta (juntamente com os cabelos curtos) eu aqui do Blog Cabelos E Sonhos preparei uma matéria interessante para quem deseja saber quais os tipos de clareamento que existem e podem ser feitos nos cabelos.



Basicamente ouvimos falar dos dois tipos existentes: Descoloração e Decapagem.

Eu não aconselho de forma alguma, mas sabendo que isso acontece, e muito, vou aqui deixar claro a diferença entre essas duas técnicas para que se alguém for atrever-se a aventurar em casa saiba o mínimo possível.


Tanto na descoloração quanto na decapagem é utilizado o pó descolorante.

Geralmente os pós descolorantes possuem persulfato de potássio ou persulfato de amônio, que são dois poderosos elementos que ao serem misturados com oxidante (água oxigenada) tem a capacidade de destruir melanina e pigmentos do fio fazendo com que este clareie.

Quando falamos em descoloração estamos dizendo que vamos retirar o pigmento, a melanina de um fio "virgem"

Descolorir quer dizer "retirar a cor", não é o correto dizer mas posso dizer que a descoloração, teoricamente, agride menos o cabelo, pois sendo esse virgem tende a perder a cor mais rapidamente, ficando assim, menos exposto ao pó descolorante.

Já na decapagem temos a retirada de pigmentos de um fio que já "foi colorido anteriormente". E quando falo de colorido anteriormente quero dizer colorido com tintas, tonalizantes, xampús tonalizantes, henna, e até mesmo aquela coisa de criança de colorir os cabelos com papel crepom.

Decapagem é, basicamente, limpar uma determinada superfície das impurezas que a revestem, que é a cor que se deseja retirar.

Cuidado com ambos os procedimentos. Não é raro pessoas quebrarem os cabelos por conta deles, e se esse é o seu caso então leia:




Os cabelos escuros são os mais difíceis de decapar pois quanto maior o grau de vermelho e azul no cabelo, maior é a dificuldade para se chegar no tom de clareamento desejado.

Um cabelo castanho escuro é mais difícil de clarear do que um castanho médio por exemplo.

É muito útil ressaltar que para decapar um cabelo e até mesmo descolorir, se a vontade for a de clarear o cabelo vários tons, então o correto é começar a clarear os fios com água oxigenada mais forte (40 vol) e posteriormente, não atingindo o grau desejado, proceder a nova aplicação com outra mistura que tenha água oxigenada mais fraca.

Lembrando que NÃO ACONSELHO QUE ESSE PROCEDIMENTO SEJA FEITO  EM CASA OU SEM UM PROFISSIONAL CAPACITADO POR PERTO, pois o clareamento do fio envolve técnicas elevadas para quem não tem um conhecimento básico de coloração.

Na próxima matéria irei falar de como tratar e cuidar dos fios que passaram por clareamento, seja descoloração, seja decapagem.

Fiquem ligados e se gostaram da matéria comentem, seu comentário ou suas dúvidas são importantes para mim.

Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 9 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca e presta consultoria sobre produtos e para profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

193 COMENTÁRIOS:

  1. Na verdade são os leitores do blog que brilham aqui. Obg.

    ResponderExcluir
  2. nossa como é perigoso maneira de falar eu estou querendo tirar a cor do meu cabelo pois esta muito manchado mas com esta mateira fiquei com receio não sei o que fazer.
    obrigada
    Terezinha

    ResponderExcluir
  3. Veronicadragao2308 março, 2011

    Queria saber se tem jeito de tirar a tinta loira do cabelo, queria meu cabelo natural de novo , tem jeito?!

    ResponderExcluir
  4. Terezinha, nao se preocupe, pois seu profissional deverá dominar e te dizer o que é indicado para voce e claro, e sabendo qual é a cor do seu cabelo ele vai saber o que fazer, pelo menos deve saber nao é. Nao há problema algum. Mas se voce esta pensando em fazer em casa, voce mesma, ou quem nao tem conhecimento, tire isso da cabeca, pois isso sim é perigoso ok. No mais, invista no seu visual e nao esqueca de hidratar sempre os fios.

    ResponderExcluir
  5. Claro que tem. Duas opcoes. Deixar o cabelo crescer e sair a tinta toda cortando ele, ou entao colorir os cabelos da cor natural do seu cabelo. Para deixa-lo natural de novo eu aconselho voce colorir todo ele da mesma cor da sua raiz e deixa-lo crescer, cortando sempre para tirar a tinta.

    ResponderExcluir
  6. tentei descolorir um cabelo preto. olhe que ela ficou 5 horas com a descoloração. usei ox de 30. o cabelo ficou laranja e não conseguimos passar daí, pois a cliente desistiu. ela tinge de preto azulado já há alguns anos. ainda bem que tentamos só em uma mecha na nuca. se houver uma proxima vez , como faço? meu no me é maria teresa e meu e-mail é teresa@maitecosméticos.com.br.

    ResponderExcluir
  7. Teresa, esse tipo de trabalho é complicado, demorado e digo que a perícia tem que ser feita da forma corretissima pois qualquer desvio ira mudar tudo. Veja bem, normalmente eu nao indico descolorir um cabelo com tinta abaixo de castanho medio, mas somos profissionais e se nos pedem temos que estar preparados para tal. Nesse caso vou te dar uma dica, CORRETA E TECNICA, para que voce consiga fazer no cabelo em questao o que sua cliente deseja. Comece descolorindo com Ox de 12% (40vol), deixe por volta de 50 minutos, que é o tempo medio de oxidacao da H2O2. Posteriormente, o cabelo ja mais fragilizado, reaplique o produto, mas agora com Ox de 9% (30vol), e deixe o mesmo tempo, ou ate chegar a cor que voce quer, e se ainda faltar algum pigmento para descolorir e chegar onde voce quer, reaplique usando Ox 6% (20vol) e observe se o cabelo chega na altura que voce quer. Se sua cliente quer um 8 eu indico voce descolorir o cabelo até um 9 pra posteriormente tonaliza-lo. Apos a descoloracao SEMPRE tonalize o cabelo, nao com tinta, com tonalizante mesmo ok. Use xampu, condicionador, mascara para que o PH do cabelo baixe gradativamente. Aí sim COM CERTEZA voce conseguira fazer um cabelo ficar bem claro e sem quebra-lo. Mas ja vou adiantar: um trabalho desse leva em torno de 8 a 12 horas se sua cliente quiser ficar com um cabelo acima de 9. Ok. Abraco.

    ResponderExcluir
  8. Tem Diferança entre Blonder? e pó descolorante? ou é tudo a mesma coisa?

    ResponderExcluir
  9. Blondor é apenas marca. É tudo a mesma coisa ok.

    ResponderExcluir
  10. eu fiz decapagem,mas nao esta do jeito que eu quer ainda!eu quero mais claro como fazer?

    ResponderExcluir
  11. Nao posso responder assim no escuro. Mas se quer mais claro tera que clarear mais, mas isso tem que ser visto se o fio resiste ok.

    ResponderExcluir
  12. Angelafernandes07 junho, 2011

    tenho 1 cliente qe lhe pintaram o cabelo de castanho so na raiz o cabelo dela é preto resultado as pontas ficaram pretas na mesma ,ela qer qe eu obetenha o tom da raiz pras pontas sem descoloraçaõ , qe  posso fezer?
     

    ResponderExcluir
  13. SANDRA SOUZA12 junho, 2011

    OLÁ,
    GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO DEPOIS Q ABRIR AS MECHAS?APLICO A TINTA P DAR A COR DAS LUZES?ME AJUDE POR FAVOR.

    ResponderExcluir
  14. Sandra, pelo visto voce nao é cabelereira não é? Antes de tudo quero dizer que se esse for seu caso, fazer esse trabalho sem técnica pode ser muitissimo perigoso até mesmo para sua integridade física ok.
    Mas respondendo a sua pergunta: é dificil dizer o que fazer pois talvez voce necessite usar um tonalizante somente para preencher espaços vazios deixados pela descoloração, ou talvez precise usar um tonalizante para reitirar algm pigmento indesejado e ainda talvez voce precise tonalizar afim de dar o tom ideal que voce almeja, mas isso será definido pelo metodo utilizado para clarear e o quanto se clareia e ainda o tom revelado no cabelo. Abracos.

    ResponderExcluir
  15. Olá! Adorei o seu blog! Bom, gostaria de saber como eu faço para tingir os meus cabelos de branco gelo, quero ele bem branco, brilhoso, igual cabelo de anime. Tenho o cabelo loiro numero 9 da loreal?
     Obrigada

    Caroline

    ResponderExcluir
  16. Vou te dizer que é quase impossivel pois o cabelo que descolore ate ficar branco se desfaz. 

    ResponderExcluir
  17. meu cabelo é preto azulado. quero alçancar um mel dourado e ai eu consigo?

    ResponderExcluir
  18. Leia o final da matéria por favor.

    ResponderExcluir
  19. Marilia Meireles25 julho, 2011

    adorei a dica ..era tudo que tava precisando saber !!! fiquei feliz com a materia

    ResponderExcluir
  20. Bethy_s2s212 agosto, 2011

    Onde é o seu salão?
    Eu quero clarear meu cabelo,que é preto azulado,o cabelo tá abaixo do bumbum , mas...tenho medo de ir em qualquer pessoa e ficar careca.
    Meu Email é bethy_s2s2 hotmail.com
    Por favor, me diz se eu posso fazer!!!
    Obg... Bethy

    ResponderExcluir
  21. Oi gostei do seu comentario! De fato não sabia a diferença entre elas! Alias tenho o cabelo vermelho um pouco desbotado ja.E quero claria-lo! pelo que estou vendo essa sera uam tarefa muito dificil!
    @82f1e85b3755a0a28eb6eeda26a405ad 

    ResponderExcluir
  22. Nenecabeleireiro22 setembro, 2011

    gostaria de saber uma marca de po descolorante  e oxigenada que clareia mais rapido,pois as que uso e demorado  demais,(amend pò)( beira alta  ox)
    ja usei italian color e nao vi diferenca  nem na qualidade  e nem na rapidez do descoloramento

    ResponderExcluir
  23. Rapidez na descoloração é volumagem de OX. SE quer rapidez use 12%. Pó azul normalmente ajuda pois libera o laranja mais rapido.

    ResponderExcluir
  24. oi tenho uma cliente que tem os cabelos pintados de preto, e ela quer fazer mechas, mais fiz o teste em uma mecha e nao descoloriu muito bem ficou vermelho, qual sua dica?

    ResponderExcluir
  25. Descolora com 40 vol, depois faça outra descoloracao por cima com 30 vol, outra por cima com 20 vol.

    Faça ate chegar no tom que voce quer e veja como ficará a integridade do cabelo, veja ate onde ele aguenta. Um cabelo negro tinto pode ficar xuxa, tem que saber trabalhar e verificar a integridade do fio.

    ResponderExcluir
  26. Nilda Felizardo01 dezembro, 2011

    Olá, gostei de suas dicas, gostaria de pedir sua ajuda:uma raíz crescida cerca de 3 cm cor natural entre 4 e 5 e o restante do cumprimento tinturado na cor 8.0,A cliente quer mudar para  10.1. Minha dúvida : devo fazer a decapagem onde está tinturado deixando o clareamento já no tom 10, preservando a raíz natural, para quando for aplicar a tintura 10,1 a raíz se igualar ao que está descolorido?desde já gradeço.

    ResponderExcluir
  27. Tem sim que descolorir até chegar no 10 mas após descolorir eu não usaria tinta 10.1 não, irá esverdear. Use tonalizante 10.1 e observe a "olho nú" até o tom desejado e lave.

    Mas uma coisa é certa: NEM AQUI E NEM NA CHINA você irá conseguir deixar um cabelo natural 4 ou 5 no tom 10.1 isso te garanto. Afinal a Ox mais forte que temos é a de 12% (as pessoas conhecem como 40 vol) e ela clareia "até" 4 tons. Se o cabelo é 4 entao temos: clareamento do 4, do 5, do 6 e do 7 ou seja, a cor vai ficar no 7 e ainda com risco de reflexo acobreado. Para deixar 10 tem que descolorir tudo antes e depois tonalizar ok.

    ResponderExcluir
  28. Gostei muito das suas dicas e gostaria de uma ajuda. Faço escova gradativa uma vez ao mês e em casa tenho cuidados basicos com meu cabelo usando shampoo, cremes e máscaras especificas para o meu tipo de cabelo que tambem é fino e sensivel.Tenho tintura castanho escuro, mas toda vez que realizo a aplicação da escova gradativa, meu cabelo fica desbotado. Para que isso não me encomode tanto, decidi clarear ao tom mel, mas tenho medo de danifica-lo muito. Existe algum tipo de tecnologia que auxilie nesse tipo de clareamento? Vejo várias atrizes que hora estão com o cabelo preto, hora com o cabelo quase branco e continuam com aspecto saudavel! Me ajude obg.

    ResponderExcluir
  29. Obrigada Marlon pela sua orientação.Sou cabeleireira sim.Um abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  30. Jordeane Mendonca09 janeiro, 2012

    existe descoloração com água oxigenada em shampoo? uma cabeleireira indicou isso para uma colega. observei que clareou um pouco os cabelos negros dela mais não deu resultado rápido.

    ResponderExcluir
  31. tenho o cabelo castanho medio a alguns messes eu venho passando a tintura 7.43 da cor e tom para deixalo ruivo natural ja misturei com loiro tambem mas nunca ficou como eu queria fica um castanho acobreado e nao um laranja mais itenso natural como faço para deixalo na cor q desejo ?? 

    ResponderExcluir
  32. gostaria de pedir um conselho, um cabelo castanho medio onde feito decapagem e ficou avermelhado e todo manchado se eu passar louro escuro com um terço de castanho medio será que cobre as manchas?

    ResponderExcluir
  33. Existe algo parecido mas nao tem nada a ver o que voce falou. É lavagem clareadora.

    ***Por motivos pessoais nao respondi as perguntas feitas entre 10/12/2011 e 23/01/2012 logo em seguida, o que voltei a fazer normalmente hoje 24/01/2012 respondendo todas que foram feitas e continuarei normalmente***

    ResponderExcluir
  34. Que tal o 7.4 + 8 da Loreal? Com OX de 30 volumes se seu cabelo for loiro ou de 40 volumes se seu cabelo for castanho.

    ***Por motivos pessoais nao respondi as perguntas feitas entre 10/12/2011 e 23/01/2012 logo em seguida, o que voltei a fazer normalmente hoje 24/01/2012 respondendo todas que foram feitas e continuarei normalmente***

    ResponderExcluir
  35. Só o loiro escuro basta.

    ***Por motivos pessoais nao respondi as perguntas feitas entre 10/12/2011 e 23/01/2012 logo em seguida, o que voltei a fazer normalmente ontem 24/01/2012 respondendo todas que foram feitas e continuarei normalmente***

    ResponderExcluir
  36. Olá Malon,

    Tenho uma dúvida. Gostaria que me ajudasse.É o seguinte: A cor natural do meu cabelo é loiro cinza. Um dia eu resolvi pintá-lo de loiro claríssimo e como não ficou bom passei o loiro cinza. Ficou bem bonito, mas a cor desbotou e agora está amarela....parecido com a  da primeira vez.Não quero tonalizar ou pintar novamente...quero que volte a cor do meu cabelo.Sei que o Dekap color não funcionará, pois ele serve para tirar a cor escura do cabelo claro e no meu caso meu cabelo está com a cor mais clara que a natural apesar de não haver descoloração, pois como meu cabelo já era loiro, por isso a cor clara  pegou...O que vc me aconselha? 
    Soap cap funcionará no meu caso?

    ResponderExcluir
  37. tenho cabelo castanho escuro faz um bom tempo que tento clarear passando castanho claro dourado, a raiz que já está branco fica clara, mas o restante fica escuro ,o que fazer para  clarear ?

    ResponderExcluir
  38. Euripaespanholanega09 março, 2012

    estou amando saber tudo isto estou tirando minhas maioris duvidas

    ResponderExcluir
  39. Euripaespanholanega09 março, 2012

    estou curtindo de montão saber tudo sobre cabelo! eu tinha muintas duvidas foi otimo

    ResponderExcluir
  40. Olá preciso muito de sua ajuda!
    Tenho cabelo preto azulado e gostaria de mudar o tom de cor do meus cabelos. para que cor o preto azulado abri??
    Grata!!!1

    ResponderExcluir
  41. Depende: em que altura voce quer deixar???? sao 10 tons que irao abrir....depende da altura

    ResponderExcluir
  42. olá, tenho uma duvida!!
    faço balaiagem no cabelo, e tenho cabelos brancos.. Quando pinto minha raiz de castanho e depois faço a balaiagem meu cabelo acaba ficando colorido! pq as mechas feitas na raiz ficam com uma cor caramelo avermelhada! 
    Não sei se consegui me explicar direito ahaha
    Oque posso fazer?
    É a coloração da raiz que está sendo feita errada?

    ResponderExcluir
  43. qual a diferenca entre luzes e reflexos?

    ResponderExcluir
  44. A quantidade de fios clareados: luzes 30 a 50% e reflexo em torno de 70 a 80%.

    ResponderExcluir
  45. boa tarde! a minha cor natural do cabelo e castanho e pintei o cabelo de preto (tinta loreal do supermercado) gostava de saber como e que eu consigo voltar a minha cor natural...obrigada

    ResponderExcluir
  46. Izabel Ap. Portapilla Lima28 abril, 2012

    Qual é  a cor apropriada para os meus cabelos brancos
    , sem ter que faze a tal da decapagem?

    ResponderExcluir
  47. Deixando crescer ou descolorindo e pintando da cor

    ResponderExcluir
  48. Sua pergunta está meio vaga....

    ResponderExcluir
  49. Uso tinta no cabelo há anos, pois sempre tive muitos fios brancos, no entanto uso sempre castanho escuro e fica preto, mas nem sempre encobre os fios brancos. Minha dúvida é a seguinte, gostaria de deixá-lo um tom mais claro, tipo um castanho, decapagem seria a solução? abraço

    Gisele

    ResponderExcluir
  50. Para onde está colorido é a unica solucao

    ResponderExcluir
  51. Meu cabelo foi claro um dia... Mas pintei de vermelho e depois de preto... Acho que pinto a uns 7 anos... Queria descolorir... Pra clarear e fazer luzes... Mas tenho pavor até do nome "descolorir"... Faço progressiva e meu cabelo até que é bem tratado... Será que posso?

    ResponderExcluir
  52. Pode, seguindo alguns detalhes antes. Leia materias aqui no blog sobre progressiva, tratamento e luzes para algumas dicas...

    ResponderExcluir
  53. Oi marlon meu nome é nete tenho varias dúvidas tenho uma amiga que tem a base 4.0 e pintou os fios 2 x de vermelhos intensos ,cabelos abaixo dos ombros fios finos com volume,ficou lindos mais tem 6 meses enjoou e ñ quer mais ser ruiva,quer ser loira .pele branca ,um tempo atras ela já foi loira.loiro 9.Queria dize que usando decapcolor na parte vermelha surtiu efeito ,mais 2vezes,sendo que tem 5cm de raíz crescidas,ela colocou 7.1 no meio com ox de 30 e na raiz crescida ox de 40 ficou um cabelo manchado ,ela tem mais decapcolor e vai passar na parte vermelha ,o que vc indicaria continuar com decapcolor e fazer uma decapagem nos fios aos poucos ,qual o tom de base ela colocaria para igualar tudo,para que chegue no loiro 9.0 ..

    ResponderExcluir
  54. Nao vou indicar nada, primeiro porque ela nao parece querer saber pois é voce quem esta perguntando, segundo porque isso vai dar errado fazendo em casa...

    ResponderExcluir
  55. Xanaduarte13 junho, 2012

    Oi, gostaria de saber se a descoloração de sobrancelhas é reversível naturalmente ou se existo algo que faça recuperar a sua cor natural, Obrigada, Xana

    ResponderExcluir
  56. Recuperar natural creio que nao e nao ouvi falar em descoloracao de sobrancelha

    ResponderExcluir
  57. Carlawoelbert28 junho, 2012

    Meu cabelo está pintado de vermelho (Koleston 7744). Gostaria muito de conseguir a tonalidade ruivo natural, que é meio cobre, tipo essa foto: http://migre.me/9AN8B. Estou com medo de fazer decapagem ou descoloração porque meu cabelo é fino, uma vez fiz descoloração (no salão) e ficou péssimo...
    Tem como conseguir essa tonalidade sem esse processo com algum tipo de tintura ou combinação de tons? Mas se realmente for necessária a decapagem, o que você da Dekap Color, agride muito o cabelo? O que você me sugere?

    ResponderExcluir
  58. Carlawoelbert;

    nao tem a minima condicao de te dar esse diagnostico aqui. Nao sei que cor é o seu cabelo natuiral, nao sei se ja pintou de mais escuro antes do 7744, nao sei se a cor que esta no seu cabelo realmente é a que voce fala, entende?

    ResponderExcluir
  59. Carlawoelbert02 julho, 2012

    A cor natural do meu cabelo é castanho claro. 1º usei Koleston 8.74 com ox. de 30. Isso deu uma clareada nele... Depois usei um 7.4, que deixou ele um pouco acobreado, mas me achei mais loira do que ruiva, por isso não gostei. Usei Collor Affair da Elisafer 8.34, mas não pegou o cobre, meu cabelo ficou loiro dourado! Gostei menos ainda, e, sem paciência, pintei por cima de Koleston 66.46. Depois disso usei o 77.44 e é o que estou usando atualmente... Mas me arrependo de não ter contnuado a tentar o ruivo natural (http://migre.me/9AN8B) e gostaria de tentar de novo...

    ResponderExcluir
  60. Suzana Mogari03 julho, 2012

    Gostaria de saber porque é tão difícil de pegar a tinta no meu cabelo, sou oriental, então meu cabelo é um pouco grosso e castanho escuro, tenho que fazer uma descoloração, ou existem tintas potentes que pega na primeira aplicação?

    ResponderExcluir
  61. Carla;

    pode tentar, mas vai dar tudo errado. Sao tantas coires que voce usou, e mistura de marcas, com tinta que nao clareia tinta, que ..... Pare por aí. Posta uma foto no Face e cita o blog que dou uma olhada para te indicar....e para de se aventurar pq eu tenho pavor de pessoas que sao contra os cabelos ok...

    ResponderExcluir
  62. Oi Marlon.Me formei cabelereira a pouco mais de 06 meses,ainda estou engatiando na profissão, você esta me ajudando bastante,estou tirando bastante duvida  sobre diferentes assuntos.Bem gostaria que vc me ajudasse em um assunto:Matizei um cabelo com luzes(não fui eu que fiz as luzes)que estava amarelo claro, a cliente queria mais cinza possível, só que o cabelo chumbou, ficou esverdiado.Li em um site que poderia usar xampu anti resíduo depois lavar com 01 colher de pó descolorante + 30ml do ox d 30 vol.Essa mistura resolveria meu problema?E seu usar  a tintura da itallian collor 9.89 sem essa mistura resolveria? Por favor me responda o mais rapido possível.Obrigada! Crys Dutra 

    ResponderExcluir
  63. Crysdutra;

    só estou respondendo perguntas de seguidores do blog, mas vou abrir essa excessao pois sei do problema que é.

    Voce como profissional deveria saber que cinza=azul e azul + amarelo claro= verde.

    No caso o que voce terá de fazer é neutralizar esse cabelo, só que na verdade tons quentes nao neutralizam os frios, que é o caso do vermelho em relacao ao verde. Contudo o vermelho é o unico tom que neutraliza o verde.

    Essa dica do site é conversa fiada de quem sabe menos do que meu filho de 2 anos e meio.

    Voce terá que tonalizar esse cabelo com um tonalizante na altura do tom que está (6, 7, 8) que tenha vermelho ou acobreado. Por exemplo: um marrom acobreado como o 7.23 de Richesse.

    Contudo nao posso te dar formula exata pois nao sei a altura de tom exata que está o cabelo. Dei a sugestao do 7.43 se o cabelo está na altura do 7 e o chumbado que voce se refere é algo como 7.1 que ficaria um marrom mais quente.

    Voce é de onde?

    ResponderExcluir
  64.  Oi Marlon!Eu sou de Abadiânia-GO.A altura do tom do cabelo esta entre 9 ou 10.Consegui tirar o verde misturando 11.0 com um pouquinho da 7.4 ficou muito bom.Tirou totalmente o verde e o cabelo continuou clarinho, claro não ficou no tom de cinza que ela queria, então disse que quando ela fazer novamente as luzes se clariar mais o cabelo talvez chegue mais perto do tom desejado.Ainda tenho muito que aprender e seu blog tem me ajudado bastante.Obrigada!

    ResponderExcluir
  65. denize gon12 julho, 2012

    Muito bom saber!! onrigado e jesus e lindo neh

    ResponderExcluir
  66. denize gon12 julho, 2012

    Nao sou proficipnal estava cursando,mas por motivos particulares parei ont fiz tal d soap cap vi num blog,meu cabelo estava pintando de castanho escuro,decidi fik loira,fiz imas 4descoloracao nele,de um modo q nao estraga tanto sem usar ox,ficou avermelhado da fiz a besteira d jogar tinta loiro acinzentado,nao
    mudou nada so estragou,ai nao contente passei a tinta da alfaprf 11.20 e nada tbm,ao vi esse tal d soap cap,fiz ta alaranjado e avermelhado,ia fazer oiyra devapagem mais depois do q vc disse to meio cabbrera, e por qie eu queria(quero)chegar no tom acinzentado,platinado esqses tons bem mais claros e estou passando uns aki na baia e nao dou meu cabelo na mao d quem nao conheco. queria eu mesmo fazer algo no q vc me aconselharia. Marllon. te agradeco e com essa sua humildade e dedicacao a Deus vc vai muito longe mais do imagina.vlw.

    ResponderExcluir
  67. denize go.12 julho, 2012

    Cade vc???

    ResponderExcluir
  68. SHEILAMARTINIANO14 julho, 2012

    ESTOU CURSANDO O CURSO DE CABELERIREIRA  ESTOU AMANDO TUDO O Q APRENDO E GOSTARIA DE SER SUA SEGUIDORA COMO FAÇO?

    ResponderExcluir
  69. Sheilamartiniano;

    Voce pode se inscrever aqui do lado em PARTICIPAR DESTE SITE e tambem na guia SIGA COMO QUISER cadastrando seu email

    ResponderExcluir
  70. denize gon21 julho, 2012

    Nem respondeu mnha duvida heim valeu nem entro mais aki do curso vc respondeu rapido mas ta bom é isso ai

    ResponderExcluir
  71. Suzana

    seu cabelo é mais queratinizado e mais fechado. Mas de qualquer modo para ter o cabelo mais claro que um loiro escuro ou medio voce precisa sim fazer uma previa descoloracao e tonalizar depois.

    ResponderExcluir
  72. Rafaella_rey07 agosto, 2012

    Olá, estou com muitas dúvidas e meu cabelo super quebradiço. Será que vc podia me ajudar? Obrigada desde já

    ResponderExcluir
  73. ola meu cabelo é preto azulado,estou pensando em mudar e fazer californiana(caramelo) sei que pra isso ou ter q ou cortar o cabelo,ou esperar crescer,ou fazer uma descoloração...estou com medo de meu cabelo quebrar,nunca cheguei a fazer esse processo,mais ja fui loira,e qdo mudei para o preto fui aos poucos,comecei com um marrom dourado,depois um castanho medio,ate chegar ao preto...oq vc acha q devo fazer?

    ResponderExcluir
  74. Patty

    retirar todo preto antes.

    ResponderExcluir
  75. Boa noite, meu cabelo é bem escuro (preto), gostaria de clarear um pouco fazer umas mechas, não loiras mas sim castanho (cobre) um tom mais claro! o processo de descoloração é dificil? será que vai danificar muito os fios? é possível?

    ResponderExcluir
  76. Oi Marlon tudo bem ?   O meu cabelo é castanho escuro (sempre compro tinta e não fica da mesma cor da modelo da caixinha, pucha pro alaranjado) rsrsrs. Resolvi deixar ele natural por anos, hoje quero pintar com a tinta loreal imedia excellence creme mel dourado 8.3, o que eu faço pra ele ficar com a cor igual ao da modelo da caixinha?  Descoloro antes? Tem pessoas que comentam que cabelereiros fazem as tinturas e colocam um pouco de pó descolorante permitindo que ele chegue ao tom desejado, isso é verdade?    

    ResponderExcluir
  77. adoreiiiiiiiii 

    ResponderExcluir
  78. Adoreiiii.... todas as suas informações, estamos precisando mesmo de proficionais como voce que se preucupa em nos dirercionar-mos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  79. Pri Bisinells29 agosto, 2012

    Muito bom adorei a matéria consegui tirar minhas dúvidas! Obrigada

    ResponderExcluir
  80. Marlon, os meus cabelos têm luzes, eu gostaria de saber se eu posso fazer escova progressiva, e qual a melhor marca desse produto? Faço essa pergunta pq moro numa cidade do interior do norte, e os cabeleireiros aqui não prima pela qualidade dos produtos.
    Eu peço os meus cremes, shampoo, pela net. Eu gosto muito da marca Joico. Eu semprecompro os produtos e levo para minha cabeleireira aplicar. Abraço.

    ResponderExcluir
  81. Oii Marlon, eu fiz um teste de mecha no meu cabelo agorinhaa, e ele ficou loiro na parte do couro cabeludo, e no meio ficou um loiro mais escuro e na ponta um loiro do mesmo jeito do da raiz.. como eu faço pra ficar tudo igual??? bjosss.. aguardo resposta

    ResponderExcluir
  82. Haa esqueci de falar.. meu cabelo é castanho escuro..

    ResponderExcluir
  83. olá,MEUS cabelos eram pretos azulados e longos,ai resolvi mudar e fiz mechas no papel,na touca e decapagem tudo em apenas 1 mês....então tive que cortar muitoooo e meus cabelos estão porosos e fracos...fiz uma hidratação de botox,e uma selagem e uma progressiva,e estou fazendo muitas hidratações em casa e estou usando muito oleo de argan...então quero saber o que mais eu devo fazer pra recuperar os meus cabelos e qnt tempo eu posso fazer outras mechas....obrigada 

    ResponderExcluir
  84. Julia,

    dano haverá sim. Quanto a dificuldade depende do pó e do fio.

    ResponderExcluir
  85. Fabiana,

    tem que descolorir antes e tonalizar da cor depois. Nada de misturar ok.

    ResponderExcluir
  86. Me ajude, por favor! =x

    Mantive meu cabelo com mechas californianas por um bom tempo, depois pintei de castanho escuro. Como pode imaginar, depois de um tempo, a parte que era virgem desbotou e ficou num tom de castanho mais claro (o tom natural do meu cabelo), enquanto que as pontas que eram descoloridas absorveram totalmente o pigmento e estão no tom que eu quero (cast escuro).
    Pensei em usar o soap cap, mas to na dúvida já que se eu fizer isso, o resultado da decapagem das pontas vai ser diferente do resultado da raiz.
    Tem alguma idéia de como posso abrir o tom de todo o fio pra depois poder jogar o castanho escuro de modo que fique uniforme e não desbote?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  87. Liz,

    boa linha voce usa. Quanto a marcas de EP eu nao indico ok.

    ResponderExcluir
  88. Jennifer,

    ja adianto que se é voce quem está fazendo em breve voltará aqui falando que está sem cabelo......

    Isso é um processo extremamente profissional.

    ResponderExcluir
  89. Ariane,

    nao faça mechas. Pare com a progressiva e o resultado virá.

    ResponderExcluir
  90. Marilia,

    é voce quem vai fazer? Se for e voce nao for profissional entao esqueça: esse processo é extremamente complicado.

    ResponderExcluir
  91. Marlon, teria como me explicar mais ou menos o que um profissional deve fazer pra no meu caso pra que eu veja se a pessoa não vai fazer nada de errado? 
    Ps.: Tenho uma confraternização e queria saber se poderia aplicar a tinta castanho escuro uns dias antes só pra igualar o máximo a cor, só pra essa ocasião mesmo.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  92. olá marlon meu cabelo era preto e estou fazendo luzes nele so que ele ressecou muito e agora o que faço pra cuidar dele e que marca de shampoo devo usar e que creme para fazer a hidratações em casa mais mesmo assim ainda não está da cor que gostaria mais sei que tem que ser aos poucos me ajudeeee.

    ResponderExcluir
  93. Marilia,

    esse tipo de procedimento é personalissimo entao o profissional que deverá avaliar e te dar um prognostico preciso na hora ao ver seu cabelo. Eu nao indicaria pintar o cabelo pra essa ocasiao nao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi marlon n sou cabeleira. Meu cabelo tava preto azulado, e qui muito fazer luzes a cabel descoloriu e ela passou 8.0 não ficou da cor que eu queria ficou um louro acobriado(vermelho nas pontas)eu queria um tom mais claro que com vc recomenda nossa situação. pode totalizar

      Excluir
  94. Teresinha Saraiva10 setembro, 2012

    ola,sou teresinha e gostei desta matéria,pois ajuda muito quando estamos com duvidas.

    ResponderExcluir
  95. Erika,

    nao sou de indicar marcas. E voce corre o risco de quebrar mais seu cabelo.

    ResponderExcluir
  96. Faó escova definitiva no meu cabelo há uns 6 anos, e sempre cuidei bem e os tive bonitos e radiantes. Mas há um ano praticamente uma outra cabeleleira fez uma descoloraçao nele e luzes. Após isso o meu cabelo n voltou a ser normal. Sempre mto ressecado, sem brilho e mto desembaraçado cheio de nós, fora a queda contínua de mtos fios inteiros saindo da raiz. Esou mto preocupada e triste, ele ainda está com luzes. vc indica que eu escureça p tirar as luzes?

    ResponderExcluir
  97. Karol,

    o melhor agora é tratar o cabelo. VIsite o blog todos os dias pois estou falando sobre o Cronograma Capilar Brasileiro que desenvolvi.

    ResponderExcluir
  98. Stephanie Frasson14 setembro, 2012

    Adorei a matéria! Não sabia dessa diferença, obrigada pela info.
    Não vejo a hora de sair o post sobre como cuidar dos fios já clareados! Depois das "highlights", meu cabelo ficou bem seco.
    beijo

    ResponderExcluir
  99. A matéria ja esta sendo produzida. Tive que fazer essa primeiro pois achei interessante falar das diferencas. A materia sobre tratamento para descoloridos ta de arrasar.

    ResponderExcluir
  100. Ritappfernandes14 setembro, 2012

    Como sempre,vc arrasou nas dicas.

    ResponderExcluir
  101. Graziellegaliano14 setembro, 2012

    oi migo! muito interessante seu blog! amei, sabe que gosto dessa area tbm, fico feliz por vc... vc brilha a cada dia q passa! bjs

    ResponderExcluir
  102. Obrigado. São voces que me inspiram. Fim de semana tem materia para tratamentos de cabelos loiros. Fique ligada.

    ResponderExcluir
  103. vanusa parra14 setembro, 2012

    oi marlon, minha mãe foi no salao e pediu p o cabelereiro fazer umas luzes fininhas para disfarçar os poucos cabelos brancos que nascem envolta da testa e perto da orelha dela, mas no final ele acabou descolorindo praticamente tdo o cabelo dela. na nuca esta escuro e em cima está tdo descolorido naum ficou luzes. e agora ta tdo amarelado o cabelo da minha mãe está horivel.gostaria de saber se ela pode passar tintura da cor original dela por cima a cor dela é castanho escuro. desde já agradeço!! gostei mto do seu blog!abraçoss

    ResponderExcluir
  104. Vanusa,

    tem que pre pigmentar antes.

    ResponderExcluir
  105. Claudiatramandai17 setembro, 2012

    olá  adorei as dicas... um abraço

    ResponderExcluir
  106. oi, eu gosto muito de ler seu blog,me sinto muito segura, estou pensando em fazer decapagem pois meu cabelo é preto tonalizado pois tenho 60% de brancos e cansei,depois vou jogar um 7 e vou fazer algumas luzas. o que vc acha? 

    ResponderExcluir
  107. marli souza alvarenga27 setembro, 2012

    gostei do cometário sobre clareamento!!

    ResponderExcluir
  108. na sua opiniao a escova progressiva sleek da tutanat e compativel com hene

    ResponderExcluir
  109. Alicemmme,

    hene é complicado, eu nao faria

    ResponderExcluir
  110. Ligia Porcelaine24 outubro, 2012

    Marlon, gostaria de saber sua opinião sobre o DekapColor. Eu já usei e foi só alegria! Mas gostaria de saber o quê nele faz os pigmentos artificiais saírem dos cabelos, se faz mal à saúde já que diz que não contém amônia, oxigenada e descolorante. 
    Obrigada e um grande abraço! 
    Ligia Porcelaine.
    www.delineando.net

    ResponderExcluir
  111. Salaosuedson25 outubro, 2012

    oi se um cabelo estiver pintadode  louro gema e o fundo for castanho escuro para eu fazer luzes louro clarissimo eu posso jogar um louro escuro nele todo e depois puxar e deixar abrir e matizar com louro acinzentado   pq geralmente em um cabelo manchado tonalizo com louro escuro e    e eu faço a descoloração até a cor desejada e matizo com cinza nunca tive probremas eu não tenho o curso de colorimetria mais pretendo fazer só que não minto aviso as minhas clientes e meu salão vive cheia de louras me ajude.

    ResponderExcluir
  112. Salaosuedson,

    mas te ajudar em que?

    ResponderExcluir
  113. oi oi. Na descoloraçao que ponto eu posso deixar para tingir de vermelho escuro? E aquele dilema do cabelo ficar amarelo, alaranjado e se chegar a esse tom o que posso fazer para reveter para depois tingir de vermelho. Ah ta meu cabelo e preto azulado. gostaria que me ajuda se. Obrigada abraços!!!

    ResponderExcluir
  114. Olá, minha cor natural é loiro escuro acinzentado, passei preto azulado (shampoo tonalizante ) a um ano, retoquei 3 vezes e depois de 3 meses sem passar mais tinta, ele deu uma desbotada pra preto, então comecei usar Dekapcolor  , meu cabelo é longo , porém muito fininnho , usei 2 caixas já que deram pra 6 aplicações , já na primeira aplicação o preto saiu , agora ela está um chocolate claro , será que se eu continuar passando vou conseguir tirar todo o avermelhado que está em meu cabelo ? Sei que a cor natural não vai voltar, mas ele vai clarear até um loiro escuro sem os tons avermelhados ? Posso descolorir no salão com água oxigenada para clarear o resto sem danificar os fios depois do uso de dekapcolor ?  o dekapcolor não danificou meus fios, mas eu esperei uma pausa de 14 dias entre as aplicações e fiz hidratação em casa mesmo .

    ResponderExcluir
  115. Adorei saber umas coisinhas de decapagem, quero fazer no meu,mas to com muta duvida,meu cabelo é castanho mais pra claro,será que ficará bom. 

    ResponderExcluir
  116. Dany,

    só mesmo vendo pessoalmente para dizer.

    ResponderExcluir
  117. mayara alvarenga ferra21 novembro, 2012

    Olá, eu gostaria de saber como faço para deixar meu cabelo louro escuro acinzentado 6.1? Tenho cabelo natural castanho escuro e passando simplesmente a tinta não fica na cor que eu quero. Já tentei vários tons, 5.0, 5.1, 6.0, 6.1, 7.1, 7.11, e nada de alcançar o tom (É porque antes eu não sabia que era o 6.1, por isso tentei outros 'números'). Será que eu deveria descolorir antes para depois passar o 6.1, já que meu cabelo é muito escuro? Porque já usei água ox. vol tanto 20 quanto 30 e continuo sem alcançar o tom desejado. E essa descoloração deveria atuar quanto tempo, já que quero clarear só 3 tons? E o 6.1 da tinta anularia o reflexo avermelhado da descoloração? Já fui loira platinada, e foi muito mais fácil do que está sendo para alcançar o 6.1. Já faz 5 meses que parei de pintar o cabelo, não sei se faço decapagem ou espero ele ficar todo virgem, para tentar de novo, não sei. O que você me aconselha? Deveria ser assim tão difícil ficar com ele louro escuro acinzentado? Nem é uma cor tão clara assim, ao meu ver.x/ OBS: E sim, no meu cabelo tinta clareia tinta. Já cansei de passar uma tinta, não ter gostado e passado uma mais clara logo em seguida e clarear, a mulher que pinta meu cabelo que o diga! OBS2: Fiz um teste hoje em uma mecha do cabelo, na parte da raiz (no cabelo virgem: castanho escuro), passando o 6.1 da loreal com ag. ox. 30,comprada a parte (pois a que vem na caixinha é vol.20) e como sempre não ficou o tom desejado, então nem é influencia dos demais tingimentos feitos anteriormente. E fique tranquilo, dessa vez procurarei um profissional em colorimetria, mas estou estudando os possíveis procedimentos, e gostaria da sua opinião. Obrigada.

    ResponderExcluir
  118. Ola marlon,meu nome é bianca e ,a cor do meu canelo natural eloiro escuro,e teve um dia que fiz luzes e ele ficou totalmentr loiro,odiei,entao passei um castanho medio e mais tardar passei um castanho escuro,hoje ele esta preto natural.O que façdo para clarear ele?sendo que se eu deixar ele crescer e ir cortando ele vai ficar horrivel,pois a cor natural dele e super mais clara que preto,e ele esta mttttt damificado,me ajuda pfv,obv

    ResponderExcluir
  119. Mayara,

    se aplicou tinta entao tinta sobre tinta nao clareia. Mas da proxima vez tente um 6.11

    ResponderExcluir
  120. Marlon voce poderia fazer um post sobre se é possivel descolorir cabelos alisados com os descolorantes sem amonia ?qual sua opniao sobre?

    ResponderExcluir
  121. Midian,

    já falei sobre ok, confira a materia que fiz atraves de sua sugestao.

    ResponderExcluir
  122. Patrícia Silva13 dezembro, 2012

    Oi Marlon! De novo hehe!! Bom, já vou dizendo que eu não sou cabelereira por profissão, fiz curso mas nunca trabalhei na área, mas, gosto de estar atenta para quando ir no salão, não cair em lorotas ontadas por "profissionais". Pois bem, lá vai minha pergunta: Quando se diz em clarear dois, três tons, se quer dizer o que? Que se meus cabelos estão um 6.0 vai clarear até um 8 ou 9.0, é isso que siginifica? Pois, quero neste final de ano fazer aquelas luzes maravilhosas, mas, dependendo do que a "profissional" disser vou saber se ela sabe do que se trata. Confio mais em você que nunca vi pessoalmente do que nelas. E como aqui no Rio tem um salão em cada esquina... Abraço.

    ResponderExcluir
  123. silvia rocha09 janeiro, 2013

    Se eu pinta meu cabelo de loiro escuro e fze as mechas com blondor e agua oxigenada numero 40 . na sua opinião vc acha que as mechas iria fica na cor meio acizentada ? , e se no casa eu mistura o blondor com agua oxigena e uma tinta loiro acizentado daria certo . gostaria muito da sua opinião. sobre como a forma que eu podeiria faze pra que as mechas no meu cabelo ficasse loiro acinzentado ????????????

    ResponderExcluir
  124. Ola, Você pode me ajudar . Tenho uma duvida enorme . Meu cabelo esta 2 cores na raiz e no cumprimento outra, eu pintei de chocolate acobreado, se eu fazer a decapagem, meu cabelo vai ficar por igual ? Na hora de eu passar a tintura, meu cabelo vai continuar 2 cores ?

    ResponderExcluir
  125. RodolfodiAvansi27 janeiro, 2013

    Para um Sr. que já foi professor de cabeleireiros, deveria saber que em Hipótese alguma se utiliza oxidante de 40vol em um processo de clareamento com persulfato, já que o poder de clareamento nao está relacionado ao oxidante e sim a tecnica utilizada e suas repetiçoes, sendo que o cabelo chegará ao mesmo tom de clareamento se vc utilizar ox de 40vol e ou duas ou tres aplicações de ox de 20vol, promovendo assim um melhor resultado de clareamento e a melhor qualidade do fio. #ficaadica

    ResponderExcluir
  126. Rodolfo,

    creio que você tenha feito cursos (se é que fez) somente em nível bem básico (apesar que já no básico eu tinha aprendido isso).

    O poder de clareamento está sim relacionado à quantidade de peroxido de hidrogenio presente no oxidante.

    Voce fala em duas ou tres aplicaçoes de ox de 20 volumes e melhor resultado de clareamento, mas aqui no blog tem varias fotos de trabalhos que fiz assim entao pq voce nao posta em algum perfil seu um cabelo que voce fez do jeito que voce fala?

    Vir aqui e falar é facil mas eu entendo voce: é dificil aceitar que se está atrasado!

    ResponderExcluir
  127. Oi Marlon, por favor me ajude, meu cabelo é castanho escuro, quase preto.Fiz varias vezes luzes para nchegar no tom desejado.Agora preciso retocar as raízes, mas não que ria fazer mais luzes , entende? Como faço para fazer esse retoque e não estragar todo o trabalho?Como faço para deixar minha raiz com o fundo das luzes que ficarmos castanho médio e não ficar avermelhado???grata. E parabéns

    ResponderExcluir
  128. Olá. Gostaria de dar uma clareada no meu cabelo, faz 3 meses que pintei de preto, mas já esta desbotando, queria fazer luzes ou balayage, será que fica bom se eu fizer decapagem? Depois fazer uma progressiva? o que vc me indica?

    ResponderExcluir
  129. Apos a decapagem e necessario dar um tom ao Cabelo certo??
    E no caso assim que eu tirar o descolorantr euja passo nos cabelos molhados mesmo a tinta

    no caso a decapagem sera feita com vol 20 e po e a coloração usada sera 9.0 da loreal
    o vol sera 20 por se tratar de um cabelo bem fino e com poouco volume
    esta correto ??

    Beijos Jessika Souza

    ResponderExcluir
  130. Meu cabelo tem muita tinta vermelha e acabou ficando mais escuro do que do que gostaria, uso normalmente tintas 6.66 e quero um tom bem mais claro quase puxado pro laranja. A decapagem seria a "solução" ?

    ResponderExcluir
  131. Iohana,

    uma lavagem clareadora talvez resolveria melhor. Contudo seu cabelo precisa se fortalecer e blindar a cor. Pra isso invista nesses produtos http://bit.ly/XDtAqh e http://bit.ly/XJvt8J

    ResponderExcluir
  132. Ola estou amando seu blog, eu estou finalizando um curso de cabeleireira e estou aproveitando muito suas dicas, obrigada por postar seu conhecimento, abracos bety

    ResponderExcluir
  133. fabiana bezerra11 março, 2013

    olá gostei das instruções,estou com problema eu descolori meu cabelo a um mes e 1meio mas não gostei do resultado depois de 2 semanas tirei pintando de preto,mas tambem não gostei pesou muito,gostaria de saber se posso fazer umas luzes de novo mas um pouco mesnos usando a 40 e cor 12.1 por favor me ajuda...

    ResponderExcluir
  134. Olá, gostaria de ajuda, pois nao conheço nenhum cabeleireiro que possa me aconselhar… Eu estou descolorindo o cabelo em casa pois minha mãe se recusa a pagar um cabeleireiro (nao sei porque, ela vai gastar muito mais com produtos pra concertar meu cabelo feito em casa do que pra um profissional fazer direito) e meu cabelo era tingido de marrom, eu usei um produto chamado DekapColor e ele ficou alaranjado. Tudo bem, entao resolvi partir para a descoloração, separei o cabelo, mas como tive medo que acontecesse algo de errado eu fiz só em uma parte… E nao é que deu errado? Meu cabelo está loiríssimo, porém, elástico, mas ele ainda ta na cabeça! HFUISHIUFH Eu deixei o resto do cabelo normal por medo de continuar com isso. Vou tentar fazer por mechinhas, de pouco em pouco, pois creio que agride menos, já que eu fiz MUITOS testes de mecha, e várias vezes e as mechas estão saudáveis e muito mais loiras do que com a parte que fiz de uma vez. Meu cabelo está com 4 dedos ou mais de raíz (cabelo natural).
    Minha principal duvida é: posso passar tinta loiro 121 em cima do meu cabelo descolorido no estado em que ele está? Pois a cor não está uniforme, e fica feio assim, queria poder colocar a cara na rua ao menos…

    ResponderExcluir
  135. Fabiana,

    nao conheco seu cabelo

    ResponderExcluir
  136. marlon..tenho o cabelo preto ,pinto ele a um bom tempo ,quero ficar loira ,vai estragar meu cabelo?

    ResponderExcluir
  137. Rita Ferraz04 maio, 2013

    Meu cabelo é castanho escuro e tenho vontade de clareá-lo para um castanho claro, mas que seja discreto. Ele tem fios grossos e fios finos, tem volume e é virgem. Eu faço escova e chapinha, às vezes. Se eu tentasse a cor castanho claro iria agredi-lo muito?

    ResponderExcluir
  138. fiz balaigem em casa,mas a raiz ficou varios tons diferentes (meio laranja e loiro claro) oque eu fasso para tira a cor que ficou na raiz? E eu posso pintar após a a outra coloração já feita?

    ResponderExcluir
  139. Luana,

    só um profissional poderá dizer olhando o seu cabelo.

    ResponderExcluir
  140. Fiz luzes em meu cabelo mas não me acostumei e quero escurecer um pouco. Gostaria que ficasse mais ou meno na cor da Paloma da novela das 9. A cor dela é mel natural. Se eu tingir meus cabelos de mel, vou atingir o resultado esperado, mesmo meu cabelo estando descolorido?

    ResponderExcluir
  141. Emilia,

    isso não tem como responder assim.

    ResponderExcluir
  142. Vanessa,

    nunca ouvi falar em tinturas com PS, sei que é um composto clareador mas nunca ouvi em tinturas.

    ResponderExcluir
  143. Olá Marlon Bruno,
    Peço previamente desculpas pela extensão do texto:

    Eu faço uso de uma tintura que ao invés de Ox, ela possui Perborato de Sódio (não possui amônia, nem sais metálicos de nem uma natureza, apenas substitui o peróxido de hidrogênio pelo perborato de sódio) e gostaria de clarear o tom do meu cabelo, mesmo que continue usando o mesmo colorante, mas não encontrei nada falando sobre esse tipo específico de oxidante, por isso perguntei!

    A diferença entre o Perborato e o Ox, é que o PS quando em contato com a água ele se converte em peróxido de hidrogênio, mas com um poder de oxidação menor que o Ox, e só conseguem abrir no máximo um tom.

    Esse tipo de coloração é conhecida como "Tom sobre tom ou coloração de nível 2", segundo o livro de Álvaro Luiz Gomes - O uso da tecnologia cosmética no trabalho do profissional cabelereiro (pág 97-98): "(...) Os produtos desta categoria geralmente são shampoos ou formas que visam facilitar a aplicação." Possuem os mesmos mecanismos de ação de tinturas convencionais, com os mesmos precursores de corantes e agentes aclopadores usados em tinturas. A diferença é que não são alcalinos e muitos deles não possuem amônia. (...) Existem produtos que substituem totalmente o peróxido de hidrogênio por perboratos ou persulfatos de sódio ou amônio. (...) A vantagem desta categoria de produtos colorantes é que são menos agressivos e mais fáceis de aplicar. (...)".

    Procurei algo neste livro sobre decapagem de colorações com PS, mas não tem nada falando, não sei se devo considerá-lo como uma coloração a base de Ox, uma vez que após o preparo, o perborato de sódio se converte em peróxido de hidrogênio!?

    Talvez faça um teste de mecha para ver a reação do Ox sobre a coloração.

    Mas em todo caso, agradeço por responder!

    Um abraço,

    Vanessa

    ResponderExcluir
  144. Joana Mesquita08 junho, 2013

    Ola meu cabelo estava pintado de preto depois pintei por cima de ruivo meu cabelo ficou com reflexo ruivos mas a raiz toda ruiva e esta feio quero descolorar que tipo de descolorante devo usar?

    ResponderExcluir
  145. Vanessa,

    bakana sua pesquisa, de verdade. Entendo que nesse sentido a reação que converte o PS em PH faz com que no final seja a mesma coisa que utilizar a Ox normal, afinal o que faz com que os pigmentos se oxidem é justamente o PH, sendo assim, na minha opiniao, é a mesma coisa. Lembrando que o persulfato normalmente é o agente do pó descolorante...

    ResponderExcluir
  146. ola Marlon, queria que vc pudesse me ajudar tinha reflexos loirois bem claros quase brancos em meus cabelos dai ele estava ficando muito fraco quebradiço decidi pintar de preto pra dar um tempo e fazer hidrataçoes ate recupera lo novamente pois bem 4 messes se passaram e meus cabelos ja estao fortes novamente porem nao aguento mais de saudades de quando eles estavam com reflexos oque faço agora pois ainda tem tinta preta no cabelo ... e ele tbm ja esta muito manchado alias queimado de sol as pontas ja estao meia avermelhada e quero muito voltar pro loiro me ajuda?

    ResponderExcluir
  147. Tais,

    tem que recuperar tudo antes

    ResponderExcluir
  148. Olá Marlon, me chamo Thaina. O tom natural do meu cabelo é castanho claro porém eu costumo pinta-lo com tonalizante preto, mas como faz muito tempo que eu não coloro ele desbotou e adquiriu um tom avermelhado, a raiz já cresceu bastante e como eu não desejo mais pinta-lo eu gostaria de clarear o meu cabelo mas não de forma que fique loiro mas sim um pouco mais claro para ficar legal com o tom da raiz. Então Marlon o que eu faço??

    ResponderExcluir
  149. Olá Marlon
    Aventurei-me a descolorir o cabelo em casa(a não repetir). A cor natural é castanho escuro mas tenho vindo a pintar c/ Majirel 5 e ultimamente Majirel 5.6 na raiz.
    Na descoloração errei ao iniciar pela raiz pelo que esta ficou amarela e os comprimentos laranja.
    Em seguida pintei c/ Majirel 6 na raiz e Majirel 6.1 nos comprimentos.
    Para minha surpresa ficou c/ muito cobre, principalmente nos comprimentos.
    Como posso tirar este cobre? Tonalizando c/ Richesse ou aguardo e volto a pintar? e a cor, novamente 6.1?
    Obrigada desde já pela atenção!

    ResponderExcluir
  150. Talita Iris08 agosto, 2013

    Olá, pintei meu cabelo de vermelho com o Amend 0.6 apenas, mas como ele era um preto 2.0 natural, precisei descolorir pra puxar mechas (foi na touca). Ele ficou quase todo vermelho, existe umas pequenas partes ainda escuras (mechas, né? Fazer o quê?), mas avermelhadas ou com umas nuances vermelhas, principalmente a parte interna do cabelo, perto da nuca (onde tá um pouco mais escuro).
    Minhas dúvidas são:
    Como igualar a cor com a parte descolorida? Devo usar ox de 30 em baixo e de 20 em cima? O que fazer com os fios mais escuros que estão perto das partes descoloridas e tingidas?
    Ficar usando tintura com Ox em cima de cabelo descolorido estraga muuuuuuuuuito? Pretendo não descolorir mais, será que só usando a tinta vai igualando o tom? Me falaram que na terceira vez meu cabelo vai estar toodo vermelho, quando ficar todo da mesma cor, vou apenas tonalizar (com tonalizante, tintas fantasias ou anilina) pra não ter que ficar usando mais Ox.

    Obs: O descolorante não ficou muito tempo no meu cabelo, ficou 25 minutos e ficou um louro médio! Tô com muito medo da Ox das próximas tinturas clarearem ainda mais essas partes. Meu cabelo era virgenzinho de tudo.

    ResponderExcluir
  151. Ola!decapagem estraga o cabelo?o que acontece?

    ResponderExcluir
  152. Denise Neris20 agosto, 2013

    pintei meu cabelo de castanho escuro em outubro do ano passado mas agora quero fazer ombre hair. pretendo fazer uma decapagem lenta pra nao estragar o cabelo, com uma mistura de shampoo, agua oxigenada 10 vol e po descolorante. posso fazer esse processo no cabelo todo sem perigo de ficar loira no topo da cabeça ou só na parte que tem tinta?

    ResponderExcluir
  153. eu queria saber sem a tinta preto azulado estraga depois de deixar aberto um bom tempo ?

    ResponderExcluir
  154. Thaina,

    terá que tonalizar corrigindo

    ResponderExcluir
  155. Aline Roberta Santos Carvalho22 agosto, 2013

    OLA MARLON, MEU CABELO É CASTANHO MÉDIO E GOSTARIA DE MUDAR. ME DISSERAM QUE POSSO PUXAR MECHAS NO PAPEL E POR CIMA DO DESCOLORANTE PASSAR A TINTA ESCOLHIDA PARA DAR O TOM DESEJADO. ISSO PROCEDE? FUNCIONA?

    ResponderExcluir
  156. Olá, eu fiz escova definitiva a 3 anos e venho retocando a raiz, queria saber se poderia descolorir as pontas do meu cabelo, ou somente clarea-los, o que acha ? agradeço desde ja.

    ResponderExcluir
  157. Danyelle França23 agosto, 2013

    Paulo, adoro e curto muito o seu blog!
    Eu faço luzes há muitos anos, e nesta última vez fiz com uma cabeleireira diferente da que sempre faz o procedimento no meu cabelo. A profissional que sempre fez o meu cabelo, após descoloris as mechas, ela tonalizava após o procedimento. Mas essa cabeleireira descoloriu e disse que não havia necessidade de tonalizar, pois ela conseguiu chegar no mesmo tom que as pontas.

    Eu gostaria de saber se há a real necessidade de tonalizar as mechas após a descoloração e, se a ausência de toanlizante é prejuducial às minhas madeixas.
    Obrigada pela ajuda e, mais uma vez meus parabéns!

    ResponderExcluir
  158. Giovanna Abrantes25 agosto, 2013

    Oiii, pode me ajudar? Eu fiz californiana ruiva com vermelho cereja no salao e foi descolorido antes de aplicar a tinta vermelha, mas desbotou em uma semana! Ta tipo alaranjado agora... qnd pintei o cabeleireiro mandou misturar tinta com shampoo e usar no cabelo qnd desbotasse mas se a tinta saiu tao facil imagina isso! Pensei em passar a tinta pura no cabelo todo mas fiquei com medo de não pegar so nas mechas e eu acabar ruiva! Tenho o cabelo castanho escuro... Pode me ajudar? Parabéns pelo blog, bjos

    ResponderExcluir
  159. Danyelle França26 agosto, 2013

    Marlon, perdão! rsrsrs

    Segue novamente a pergunta, retificada! rs






    Marlon Bruno, adoro e curto muito o seu blog!
    Eu
    faço luzes há muitos anos, e nesta última vez fiz com uma cabeleireira
    diferente da que sempre faz o procedimento no meu cabelo. A profissional
    que sempre fez o meu cabelo, após descoloris as mechas, ela tonalizava
    após o procedimento. Mas essa cabeleireira descoloriu e disse que não
    havia necessidade de tonalizar, pois ela conseguiu chegar no mesmo tom
    que as pontas.

    Eu gostaria de saber se há a real necessidade de tonalizar as mechas
    após a descoloração e, se a ausência de toanlizante é prejuducial às
    minhas madeixas.
    Obrigada pela ajuda e, mais uma vez meus parabéns!

    ResponderExcluir
  160. oi meu cabelo ja foi vermelho .. eu quiz ficar loira e tinji de preto aconselhada por uma cabeleleira muito idiota ,e quando fui descolorir ficou muito laranja horrivel, pintei com uma cor mais clara , e fui puxando luzes , inpaciente as luzes nunka ficavam da cor desejada ,pintei o cabelo com uma cor garnie nutrisse loirasso , o meu cabelo ficou em um ton de dourado ,a raiz tbm , nau sei como tirar essa cor ... se puxo luzes se pinto em ton de loiro natural e começo do zero... o que fazer

    ResponderExcluir
  161. Jéssica Medeiros27 agosto, 2013

    meu cabelo esta meio chocolate
    em cima,nas pontas está avermelhado e tem umas partes escuras preto,pois pintava de castanho escuro e preto a um tempo atras,gostaria de deixar ele marrom mesmo que seja um marrom escuro,quais cores posso misturar? 6.0 e 6.7 acontece oq?

    ResponderExcluir
  162. oi como eu faço pra tirar um loiro dourado

    ResponderExcluir
  163. Mahi Oliveira29 agosto, 2013

    Quero clarear meus cabelos mais com tintas,depois posso passar outra tinta com a cor desejada.

    ResponderExcluir
  164. Rosania Nunes29 agosto, 2013

    olá!!!meu cabelo tinha luzes e escureci de castanho escuro...como não gostei da cor pra mim,resolvi passar decapcolor...fiz 4 aplicações e ficou um marron claro meio vremelho e a raiz uns tres de natural que é castanho escuro...eu qeria deixar ele um marom claro...qye cor deve passar para não escurecer ele de novo...por favor me de uma dica..sou de curitiba

    ResponderExcluir
  165. Renata Beka De Moura Santos08 setembro, 2013

    meu cabelo abre pro laranja ao descolorir, que tem devo usar pra deixar loiro?

    ResponderExcluir
  166. Danyelle,

    a tonalização dos fios tem dois efeitos: um é o de corrigir ou autenticar a cor e o outro é o de preencher o córte, o que ao mer ver é muito importante para nao deixa-lo exposto.

    ResponderExcluir
  167. Erika Bernardino18 setembro, 2013

    Ola Meu cabelo era Louro dourado, tentei escurecer as pontas e passei louro medio da koleston mas escureceu totalmente ficou mais escuro do que esperava, eu não gostei como faço para voltar ao ton louro dourado devo espera 30 dias para tentar clarear?

    ResponderExcluir
  168. Olá meu cabelo estava loiro dai engravidei e passei tonalizante castanho escuro e depois 2 vezes tonalizante preto,e agora quero fazer luzes loira gostaria de saber qual loira irá ficar nas mechas?A sim a cor natural do meu cabelo e castanho escuro.

    ResponderExcluir
  169. Marcelly Nayara01 novembro, 2013

    eu diz decapagem em meu cabelo e meu cabelo ficou alaranjado o devo fazer pra tira este laranja do meu cabelo e deixá lo loiro sem manchas?

    ResponderExcluir
  170. Marcelly Nayara01 novembro, 2013

    Eu diz decapagem em meu cabelo e meu cabelo ficou alaranjado o que devo fazer,Pra tira este laranja do meu cabelo e deixá lo loiro sem manchas?

    ResponderExcluir
  171. Mary Bittencourt04 dezembro, 2013

    Marlon já sou super fã do seu site,me ajuda por favor.......
    Meu cabelo natural é castanho escuro.Já tingi e fiz luzes umas 3 vezes.O meu cabelo já está todo claro.Tem umas partes que está loiro dourado e outras está castanho claro,quase um loiro natural sabe?Mais meu objetivo é ficar com um cabelo loiro clarissimo rs.O que preciso fazer pra conseguir isso?Decapagem,luzes,coloração,etc?
    OBS:Meu cabelo está com algumas pontas duplas,mas não está quebrado!
    Desde já agradeço pela atenção *----*

    ResponderExcluir
  172. Gabriela Pedroso Martins29 junho, 2014

    boa noite,gostei muito das dicas,já estou na 6 descoloração em 3 meses, e meu cabelo graças a Deus tem aguentado rs ele ainda não está tão fraco(pelo menos eu acho)embaraçando nas pontas mais não poroso.Pois tenho hidratado muito e utilizando de 15 em 15 queratina liquida.Comecei um cronograma capilar só que tenho duvidas de quando posso usar o desamarelador. E quando vou descolorir no meio do processo espirro aos poucos a queratina liquida. O que vc pode me aconselhar a respeito rs..aguardo suas dicas..bjus ;)

    ResponderExcluir
  173. Gabriela Pedroso Martins29 junho, 2014

    consegui decapando ele.
    o meu esta loiro médio agora
    mais sei lá depende muito do seu cabelo

    ResponderExcluir
  174. Gabriela, seu cabelo vai apodrecer assim.

    ResponderExcluir
  175. Gabriela Pedroso Martins02 julho, 2014

    que nada marlon ainda graças a Deus ta forte..rs quizer te mando fotos rs..as cabeleireiras dizem q nao sabem como ainda tbm kk ele está inteiro. mais o importante é que está nee essa semana ja mechi nele duas vezes e nd, nem caindo ta..agora vou ficar um mês só hidratando e reconstruindo..pra depois mecher novamente rs. .acredito que é o tem salvado ele de quebrar, secar, danificar e td q há de ruim..bjuus

    ResponderExcluir
  176. Gabriela Pedroso Martins02 julho, 2014

    kkkk ainda tá forte e macio.. e as pontas ainda nem abriram ou ficaram elásticas

    ResponderExcluir
  177. Gabriela Pedroso Martins02 julho, 2014

    mais o q vc pode me aconselhar a respeito do desamarelador. .

    ResponderExcluir

Deixe seu comunicado, comentário. Seja educado (a) e objetivo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...