Postado dia 21 janeiro 2011

Descoloração e Decapagem Capilar: Quais as diferenças?




Aproveitando que nesse verão os loiros estarão em alta (juntamente com os cabelos curtos) eu aqui do Blog Cabelos E Sonhos preparei uma matéria interessante para quem deseja saber quais os tipos de clareamento que existem e podem ser feitos nos cabelos.



Tema interessante



Basicamente ouvimos falar dos dois tipos existentes: Descoloração e Decapagem.

Eu não aconselho de forma alguma, mas sabendo que isso acontece, e muito, vou aqui deixar claro a diferença entre essas duas técnicas para que, se alguém for atrever-se a aventurar em casa, saiba o mínimo possível.

Ah, antes vou sugerir que você siga nosso Instagram @cabelosesonhos para você ficar por dentro de fatos e fotos que não são publicadas aqui.

Tanto na descoloração quanto na decapagem é utilizado o pó descolorante.

Geralmente os pós descolorantes possuem persulfato de potássio ou persulfato de amônio, que são dois poderosos elementos que ao serem misturados com oxidante (água oxigenada) tem a capacidade de destruir melanina e pigmentos do fio fazendo com que este clareie.

Quando falamos em descoloração estamos dizendo que vamos retirar o pigmento, a melanina de um fio "virgem"

Descolorir quer dizer "retirar a cor", não é o correto dizer mas posso dizer que a descoloração, teoricamente, agride menos o cabelo, pois sendo esse virgem tende a perder a cor mais rapidamente, ficando assim, menos exposto ao pó descolorante.

Já na decapagem temos a retirada de pigmentos de um fio que já "foi colorido anteriormente". E quando falo de colorido anteriormente quero dizer colorido com tintas, tonalizantes, xampús tonalizantes, henna, e até mesmo aquela coisa de criança de colorir os cabelos com papel crepom.

Decapagem é, basicamente, limpar uma determinada superfície das impurezas que a revestem, que é a cor que se deseja retirar.

Cuidado com ambos os procedimentos. Não é raro pessoas quebrarem os cabelos por conta deles, e se esse é o seu caso então leia:





Os cabelos escuros são os mais difíceis de decapar pois quanto maior o grau de vermelho e azul no cabelo, maior é a dificuldade para se chegar no tom de clareamento desejado.


Um cabelo castanho escuro é mais difícil de clarear do que um castanho médio por exemplo.

É muito útil ressaltar que para decapar um cabelo e até mesmo descolorir, se a vontade for a de clarear o cabelo vários tons, então o correto é começar a clarear os fios com água oxigenada mais forte (40 vol) e posteriormente, não atingindo o grau desejado, proceder a nova aplicação com outra mistura que tenha água oxigenada mais fraca.

Lembrando que NÃO ACONSELHO QUE ESSE PROCEDIMENTO SEJA FEITO  EM CASA OU SEM UM PROFISSIONAL CAPACITADO POR PERTO, pois o clareamento do fio envolve técnicas elevadas para quem não tem um conhecimento básico de coloração.

Na próxima matéria irei falar de como tratar e cuidar dos fios que passaram por clareamento, seja descoloração, seja decapagem.

Fiquem ligados e se gostaram da matéria comentem, seu comentário ou suas dúvidas são importantes para mim.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.