Postado dia 16 janeiro 2011

Hidratação Retira Volume? Diminui Volume?




Algo que a um bom tempo eu não escutava. Recebi um email de uma leitora aqui do Blog Cabelos E Sonhos e a mesma estava reclamando que estava fazendo tudo certinho, hidratando, cuidando, mas, o cabelo dela não reduzia o volume.





Hidratar pra tirar volume?


Imaginei por um tempo que isso já tinha ficado claro, afinal tanta informação na mídia, mas que bom que fui questionado sobre isso, pois assim estou aqui a escrever sobre o assunto, e agradeço às dúvidas de vocês leitores do blog.

O que é volume? É o espaço que o cabelo ocupa, ou que a cabeleira ocupa. Veja uma interessante matéria sobre a diferença entre volume e densidade aqui.

Então podemos dizer que para reduzir o volume de uma cabeleira devemos mudar a estrutura do cabelo. Veja que, quem tem o cabelo ondulado normalmente possui mais volume, claro, mas ao fazer uma escova normal o volume é alterado.

Isso acontece porque o cabelo está molhado, é esticado com a escova e secado nessa forma, reto, alterando assim, temporariamente a forma do cabelo.

Hidratação retira o volume do cabelo? NÃO. Hidratação pode reduzir o volume do cabelo? SIM. Qual a diferença?

Ah, antes, vou sugerir que você siga nosso Instagram @cabelosesonhos para você ficar por dentro de fatos e fotos que não são publicadas aqui.

Retirar o volume do cabelo é retirar o volume para que este não volte mais e o cabelo mantenha-se quase sem volume nenhum.

Reduzir o volume significa mudar um pouco o volume do cabelo que possa ter sido influenciado por fatores diversos do natural do fio. 

Explicando melhor, o fio pode ficar mais volumoso quando você vai à praia, quando nada na piscina e não lava bem os cabelos, por excesso de sol, falta de um bom xampú e condicionador, falta de uma máscara de hidratação, entre várias outras coisas.

Então o fio passa do volume natural para um volume maior, vale lembrar que cabelos ressecados também tendem a ter mais volume, confira mais sobre cabelos secos e ressecados aqui.

Hoje existem produtos que tendem a "controlar" o volume dos fios. São modeladores, sem enxague (leave-in), e outros produtos que visam, normalmente, dar peso aos fios e impedí-los de ficarem "esvoaçantes".

Mas existem também ótimos tratamentos que minimizam o volume dos fios quando esse é causado por fatores naturais, praia, sol e outros falados.

Veja que o cabelo pode adquirir volume quando os fios estão, pela estática, desequilibrados.

Explicando melhor, o fio possui cargas, positiva e negativa, aquela história de "cargas iguais se repelem e opostas se atraem", pois bem, o cabelo quando estaticamente negativo tendem os fios s se repelirem, fazendo assim com que um fio queira manter distância do outro. Isso causa volume. 

E para cabelos assim existe um tratamento da REDKEN denominado "Escova Catiônica Gloss", aqui no salão esse serviço é muito procurado. 

Como o nome diz é o depósito de ânions (carga positiva) no fio. Fazendo com que os fios passem a se atrair, consequentemente o volume é controlado.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.