Postado dia 30 agosto 2011

Cabelos Oleosos: Como Tratar?




Meu Deus como deixei isso passar assim "batido"? Ainda não tinha falado especificamente sobre cabelos oleosos aqui no blog. Mas tudo tem sempre uma hora boa, e a hora boa chegou. Irei falar um pouco sobre a oleosidade e como tratá-la.

Tá precisando lavar hein


Normalmente cabelos oleosos são devido à própria genética da pessoa. Pessoas de pele mais clara tendem a ter os cabelos mais oleosos que pessoas de pele negra. E isso independe de o cabelo ser anelado, liso ou ondulado.

Geralmente as causas da oleosidade são:
  • Genética;
  • Falta de lavagem;
  • Excesso de lavagem e de maneira errada;
  • Água quente;
  • Hormonal;

Sobre a questão de água quente no cabelo causar oleosidade já falei aqui nessa matéria:


Tente verificar nos itens que eu demonstrei se você se encaixa em algum dos perfis acima. Se você toma banho com água excessivamente quente experimente diminuir a temperatura da água para lavas os fios. Se você lava os fios uma vez por semana (sim, tem pessoas que fazem isso, e como) tente lavar duas.

A maneira como se lavam os fios também influencia. Evite lavar os fios com demasiada força ou com movimentos circulares.

Saiba que o hormonal também interfere muito nessa questão de cabelos oleosos. Pessoas que têm problemas de tireóide ou aquelas que estão fazendo tratamento ou reposição hormonal também estão sujeitas à oleosidade excessiva.

Então eis aqui algumas dicas simples de como tratar da oleosidade dos cabelos:

  • Use um xampú anti-oleosidade (não anti-resíduo) uma a duas vezes por semana no máximo;
  • Lave os cabelos com água fria (ou próximo disso);
  • Quando lavar use movimentos retilíneos uniformes, ou seja, dedos entrelaçados em sentido de vai-e-vem;
  • Não faça movimentos circulares para lavar os fios, isso ativa a produção de sebo;
  • Não use condicionador ou máscaras a uma distância de 4 dedos da raiz;
  •  Quando escovar os cabelos procure secá-los pelo menos 70% para começar a tracionar com a escova;

Esses são os cuidados mais básicos, e também mais simples. Talvez você ache que são dicas muito simples, mas faça o teste por 15/20 dias seguindo à risca as dicas dadas aqui e depois poste aqui seu resultado. Mas lembrando que a água fria é fato fundamental nesse processo, por não irritar o couro cabeludo como a água quente.


Gostou da matéria? COMENTE.

Compartilhe no FACEBOOK  e divulgue a matéria lá.

Ajude o blog a crescer. Seja fã da nossa página aqui ao lado!

Siga o Cabelos e Sonhos no Twitter@cabelosesonhos



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.