Postado dia 27 janeiro 2012

Cabelos Castanhos Bonitos em 2012


Me adiantando um pouco para aqueles que possuem cabelos castanhos, resolvi falar aqui um pouco, ou melhor, dar algumas dicas e falar sobre alguns aspectos importantes sobre os cabelos castanhos, sejam naturais ou coloridos por tinturas. Quer ter cabelos bonitos em 2012? Então siga essas dicas...

Tá feliz com o cabelo hein!

Concordo que a maioria das matérias que saem nos blogs de cabelos e nos sites de beleza são para cabelos loiros.

Mas aqui no Blog Cabelos E Sonhos não é assim. Sei que os castanhos tem seu valor (e como sei). Eu posso falar com propriedade pois para mim os cabelos castanhos tem uma particularidade que me chama a atenção. Sempre disse isso.

Eu já falei de como ter brilho nos castanhos em outra matéria, pra quem não leu aí vai o link:

O cabelo castanho é o cabelo que tem o brilho mais fenomenal. Isso não cabe discussão, e não é assim porque eu quero, mas porque o castanho tem pigmentos granulosos e vermelhos que refletem mais luminosidade do que os fios loiros que tem pigmentos difusos e amarelos. 

Não vou falar de pigmentos aqui agora senão a matéria irá ficar gigantesca.

Apesar de os castanhos terem um brilho fácil, também fácil é perder esse brilho e pior: nos castanhos a falta de brilho (cabelo opaco) aparece mais e também fica mais feio.

Já viu aqueles cabelos que ficam com o meio e pontas parecendo que foram queimados com fogo? Aqueles que ficam com as pontas marrom? E aqueles que ficam avermelhados e quando está em um dia de sol não se sabe se são castanhos ou vermelhos?

Justamente, é feio, eu concordo. Mas por que isso acontece? Falta de hidratação, cauterização, excesso de tintura, tintura errada, falta de corte. Sim, falta de corte! Pois o cabelo tem um prazo para "morrer" e se os fios não forem cicatrizados então os cabelos ficam muito feios.

Aqui vou dar 5 dicas de como deixar seus cabelos castanhos bonitos para 2012:

  1. Nutrição. O cabelo deve ser nutrido assim como a pele e o corpo. Hidratações são boas pedidas mas não deixe de cauterizar os fios para que tenham força de dentro para fora;
  2. Cuidado diário. Os fios se bem "alimentados" irão também te dar bons resultados estéticos. Sempre que lavar os fios use um tratamento sem enxágue (Leave-in) pois assim os fios estarão sempre bem protegidos;
  3. Proteção. SEMPRE use um protetor térmico para escovar/secar os fios. Falta de protetor causa problemas nos fios como opacidade e com o tempo o fio perde sua beleza natural;
  4. Cicatrizar. Não adianta chorar (até porque seria falta de inteligência) os cabelos precisam ser cortados de 2/2 meses e no máximo, no máximo de 3/3. Falta de cicatrização (corte) causa pontas duplas, e doenças que irão deixá-lo com aspecto não agradável;
  5. Cuidado com tinturas. Se você colore seus cabelos, seja porque tem brancos ou porque eles desbotam, então faça certo. Para retoque de raiz, não "puxe para as pontas" todas as vezes, mas faça isso a cada 3 vezes. Se você colore só para deixá-los com a cor bonita e com maior espaço de tempo, então use tonalizante no lugar da tinta, assim você usa uma química "menos danosa".

Esses são passos básicos para que você saiba cuidar dos fios castanhos e deixá-los sempre com aparência boa. Mais a frente (havendo interesse dos leitores e eu podendo) irei falar muito mais dos castanhos. Mas siga as dicas aqui em cima e você verá o resultado nos seus fios.

Lembre-se: colhemos o que plantamos!


Gostou da matéria? COMENTE.

Compartilhe no FACEBOOK  e divulgue a matéria lá.

Ajude o blog a crescer. Seja fã da nossa página aqui ao lado!

Siga o Cabelos e Sonhos no Twitter@cabelosesonhos

Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 10 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca e presta consultoria sobre produtos e para profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

12 COMENTÁRIOS:

  1. Adorei o post! Tenho cabelos cacheados e castanhos claro. Adoro a cor que meu cabelo reflete à luz. Queria pôr mechas neles, algo meio acobreado. Mas, tenho um pouco de medo da estrutura do fio sair danificada. Nunca soube exatamente se meus cabelos são loiros ou castanhos. kkk Mas, eles refletem uma cor meio cobre e eu gostaria de intensificar um pouco o reflexo. Enfim, ótimo post! Ótimo blog! Quem dera eu ter vc como cabeleireiro. Na minha cidade  só há amadores e gente doida!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza existem bons profissionais aí que ainda nao foram descobertos por voce...

    ResponderExcluir
  3. muito bom eu amo meu castainho kkk cuido dele muuuito pois pense num cabelo afro que só é domado com escovação e prancha =:/ ai já viu é cuidados intensos

    ResponderExcluir
  4. gostei de sua matéria sobre os cabelos castanhos, tenho uma dúvida sobre as caspas. o que devo fazer para eliminar-las?
    Deizi , Sinop MT

    ResponderExcluir
  5. Lave mais vezes e com agua fria e nao durma com cabelo molhado

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Marlon!Eu queria saber porque quando eu escovo meu cabelo ele fica só dois dias bonitos e depois ele fica feio?O que eu devo fazer para durar mais a escova????
    espero a resposta.

    ResponderExcluir
  7. Olá Marlon, sou super fã do seu blog e mto grata por vc esclarecer muitas das minhas duvidas!
    Há alguns anos faço progressiva com formol (sim, minha cabeleireira usa formol!) mas sabendo dos riscos do formol decidi não mais usá-lo e fiquei 7 meses sem usar nenhuma química no cabelo...
    Então decidi fazer uma escova progressiva de carbocisteína da marca Amend. Minha raíz continuou enrolada, pois, como vc mesmo disse a carbocisteina não alisa o cabelo. Porém ele está com menos volume e bem fácil de escovar/chapar.

    Na sua opnião eu deveria fazer um relaxamento para obter melhor resultado? Se sim, seria bom usar da mesma marca (Amend)?
    Grata.

    Abç.

    ResponderExcluir
  8. Eu corto me cabelo de 3 meses e meio a 4 meses, tá errado?

    ResponderExcluir
  9. Taina,

    2 meses é bom. Depende

    ResponderExcluir
  10. Quantos cm ou dedos um cabelo normal cresce por ano?? Cortando de 3 em 3 meses..

    ResponderExcluir
  11. marcia maria viana silva06 junho, 2014

    olá marlon meu cabelo é tingido com louro mel da maxton eu queria escurecer para um castanho medio natural e fazer umas mechas loiras que tintura eu devo misturar para ficar com esse tom de castanho obrigado bjs.

    ResponderExcluir

Deixe seu comunicado, comentário. Seja educado (a) e objetivo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...