Postado dia 30 janeiro 2012

Como Cobrir os Cabelos Brancos Perfeitamente




Perguntas do tipo: "como cobrir um cabelo com muito branco?", "como fazer tintura em cabelo branco?" e "não consigo cobrir meus cabelos brancos o que faço?" são normalmente as maiores buscas no blog Cabelos E Sonhos em relação a pessoas que possuem cabelos brancos e estão com dúvidas a respeito. Para isso vou aqui dar algumas dicas técnicas e simples para ajudar quem passa por esse dilema.

*Post atualizado em 04/06/2020
Bom, você viu no meu Instagram @cabelosesonhos eu dando uma entrevista sobre cabelos brancos para a rede Globo? Ou a foto de um branco lindo que postei lá? Se não viu então segue lá. Também vou falar sobre o assunto no meu Canal do Youtube.

Uma das coisas mais básicas da colorimetria em cabelos é justamente a cobertura dos fios. Sejam brancos ou de outra cor que deva ser mudado. Já falei de cabelos brancos em outra matéria também, veja:


Mas como foi a primeira matéria sobre o assunto então vou aqui falar um pouco sobre a cobertura.

Os cabelos brancos podem com o passar do tempo ficarem até 400% mais grossos do que o normal da juventude do fio, e isso dificulta a penetração da tinta e até mesmo a fixação da mesma. Para tal é necessário que seja observado o fio. 

Outro fator importante é o tipo de coloração utilizada.

Para cobrir brancos não se pode utilizar tonalizante mas somente tinta permanente mesmo. Não vou aqui citar marcas porque ninguém me paga para isso (alguém quer me mandar algumas???) mas boas marcas são necessárias para se ter um bom resultado também.


Mas atualmente, estamos em 2020, é importante frisar que tonalizantes abaixo do loiro escuro, ou seja, os castanhos, já possuem a capacidade de cobrir bem os fios brancos, não como a coloração permanente, mas eu mesmo uso em alguns casos.

A seguir algumas dicas para que a cobertura dos cabelos brancos seja perfeita:

  1. Sempre use tons de base para cobrir brancos - que são os números de 1 a 10 sozinhos (5 ou 5.0 ou 5/0 dependendo da marca) com no mínimo 50% de proporção da mistura se for utilizado com algum reflexo (dourado, acobreado...);
  2. Veja a espessura e oleosidade dos fios - se forem muito oleosos lave os cabelos antes, sem condicionador e seque para então fazer a tintura, e se o fio for grosso demais experimente usar um tom mais escuro que o normal para então poder ficar da cor que realmente deseja;
  3. Use somente tinta - tonalizantes são apenas para dar ton superficial e não são indicados para cobrir brancos, mas em caso de castanhos vale a pena fazer o teste, varia de cabelo para cabelo;
  4. Cobertura de branco é depósito - ou seja, para se cobrir o branco os fios tem que estar completamente "inundados" pela massa da tinta, nada de só encostar a tinta, pois é como se fosse uma tintura de roupa, sabe como fazer não é?
Essas são algumas dicas básicas que sabendo essas 4 e praticando corretamente como está aqui não existe a possibilidade de dar errado. CREIO QUE ESTOU FALANDO COM PROFISSIONAIS e/ou pessoas que irão passar isso para os profissionais.

Mas se você faz e não é profissional vai ficar um pouco mais difícil pois existem outras questões que varia de cabelo para cabelo como a de obter tons indesejados, caso do avermelhado em cabelos castanhos.

Uma outra dúvida de quem tem cabelos brancos é com relação a arrancar os mesmos, se nascem mais brancos, seja na quantidade ou mesmo "mais brancos".

E aproveitando que estou atualizando essa matéria agora eu já quero deixar pra você o link sobre o assunto que mencionei acima:



Você que chegou aqui nessa matéria, como tem sido seu dia a dia com os fios brancos? Você usa tinta ou tonalizante? Você tem tido problema com a cobertura?

Deixe seu comentário abaixo e vamos interagir juntos.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.