Postado dia 28 janeiro 2012

Escova Progressiva Estraga o Cabelo?




Essa é a pergunta que mais ouço no salão e leio aqui no blog sobre escova progressiva. Talvez perca para "escova progressiva alisa o cabelo?", que é outro assunto para outra matéria. Mas já que essa dúvida paira sobre todos os interessados vou aqui desmistificar alguns pontos.




Vai estragar?


Já falei em outras ocasiões sobre escova progressiva, que inclusive você pode ler nas matérias abaixo:


Em relação à pergunta formulada acima vou fazer uma breve consideração.

Existe diferença entre alisar e reduzir

Alisar é efeito permanente e quebra ligações de enxofre (pontes dissulfetos) dos cabelos, fazendo com que os mesmos não voltem ao estado normal com o passar do tempo.

Reduzir significa diminuir temporariamente o volume dos fios, ou seja, com o passar do tempo os fios tendem a voltar ao estado "original".

Como a escova progressiva e a inteligente (não sendo a de ácidos) não alteram a estrutura do cabelo então elas NÃO alisam os fios mas reduz temporariamente o volume dos mesmos.

Outro fator importante é que a progressiva (não sendo as de ácidos) reduz no máximo 70 a 80% do volume, e o alisamento pode deixar o cabelo 100% liso.

Importante ressaltar que existem "progressivas" que o cabelo não voltam à sua forma original com o passar do tempo. Caso da X-Tenso da Loreal, que no caso é um alisante à base de tioglicolato, ou seja, é um relaxamento.

Respondendo à pergunta do título: progressiva danifica sim o cabelo. Sim pessoal, danifica. Coloração, mechas, alisamentos, tudo isso danifica o cabelo. Mudar o cabelo danifica o mesmo.

Toda mudança do natural do cabelo danifica. Podemos tratar os fios, ou mesmo trabalhar nas químicas de forma preventiva e tratar, como faço com os cabelos de mechas, que chegam aqui não tão legais e saem melhores, mesmo após fazer mechas.

Mas nesse caso o cabelo está apto para fazer, tratamos o cabelo antes, durante, e depois das mechas. Então na balança o peso do tratamento é maior do que o do dano, o que deixa o cabelo bem legal. Isso você pode conferir em algumas postagens do nosso Instagram mas entenda:  progressiva danifica sim o cabelo.

Alguns vão dizer que já viram cabelos feitos por mim, que tem progressiva, que até tem outra química e são maravilhosos. Como eu disse acima "tratamos o cabelo fortemente". Mas que danifica, danifica.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.