Postado dia 25 fevereiro 2012

O Tioglicolato de Amonia




A pedidos de leitores do blog (sempre peço para voces darem sugestoes) vou hoje falar de um dos vários compostos de quimica para relaxamento/alisamento. E tambem criar uma seção exclusiva chamada "Principios Ativos" onde estarei sempre postando matérias sobre principios ativos (sim voce leitor pode sugerir algum).

Forma Estrutural


Gosto muito de quimica e estudei e estudo bastante sobre o tema, afinal cabelereiro que se preze nao confia em cheiro ou cor de produto mas em sua composicao descrita no rotulo (para quem conhece claro).

O Tioglicolato de Amonia é um derivado de duas substancias, a saber, o hidroxido de amonia e o acido tioglicolico. A mistura desses dois componentes quimicos formam o que conhecemos como Tioglicolato de Amonia ou como costumam chamar os cabelereiros "Amonia" somente.

A grande maioria das escovas definitivas são feitas com base nesse composto, só para citar X-Tenso, Sphera, Schwarzkopf, Wellastrate, Wellin, Wella Chic, Zen entre tantos outros. Ressalto que o "permanente" também é feito com esse composto.

Quer saber mais sobre relaxamento e escova definitiva? Veja também:


Normalmente para se neutralizar a ação do Tioglicolato de Amonia usamos o Peroxido de Hidrogenio, que falarei em outro post.

A "Amonia" não é compativel com nenhum tipo de hidroxido e muito menos com hene (compativel com nada). Ou seja, cabelos relaxados/alisados com "amonia" nao poderao sofrer relaxamento com hidroxidos e vice-versa. E para me adiantar a possiveis perguntas já vou logo respondendo:

  1. Se voce quer mudar de relaxamento tem que esperar o cabelo crescer, ir cortando para retirar o outro composto quimico antes;
  2. Se voce aplicou um em cima do outro e o cabelo está quebrando não resta muito o que fazer, somente hidratar, evitar tracionar os fios e corta-los regularmente de 3/3 meses
  3. Nao importa marca: "Amonia" é "Amonia" em qualquer lugar do mundo.

E antes que me perguntem se Amonia é compatível com Guanidina vejam essa matéria:


Gostou da matéria? COMENTE.

Compartilhe no FACEBOOK  e divulgue a matéria lá.

Ajude o blog a crescer. Seja fã da nossa página aqui ao lado!

Siga o Cabelos e Sonhos no Twitter@cabelosesonhos



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.