Postado dia 09 março 2012

O Hidroxido de Guanidina




Aqui no Cabelos E Sonhos mais uma matéria sobre um principio ativo. Desta vez vamos falar sobre o Hidróxido de Guanidina, responsável (ou não) por muitas quebras de cabelo. Então, você quebrou seu cabelo ao fazer um alisamento com este elemento?

Estrutura Hidróxido de Guanidina

A guanidina é um elemento obtido a partir da oxidacao da guanina. Posso dizer que o hidróxido de guanidina é então um sub-produto derivado da guanidina para ser usado em cabelos.

O hidróxido de guanidina é formado basicamente pela união de dois outros elementos: o Carbonato de Guanidina e o Hidróxido de Calcio. Esses dois elementos juntos é que formam o que chamamos de Guanidina. Lembrando que o carbonato de calcio é o denominado liquido ativador, que normalmente vem na cor amarela mas podendo tambem ser mais esbranquicado.

No Brasil este elemento é muito utilizado pois é mais tranquilo para cabelereiros que não possuem uma técnica muito apurada para trabalhar com o hidróxido de sódio e que garante também um bom alisamento.

Em outra matéria eu falei e mostrei como fazer um relaxamento (com fotos) com guanidina:


 A guanidina é compatível somente com o grupo dos hidróxidos, sendo que eu costumo indicar a aplicacao da guanidina após o sódio mas não o contrario. No restante dos hidróxidos não há incompatibilidade alguma. Ressalto aqui que a guanidina não é compatível com o Tioglicolato de Amônia nem com o Henê.

Também falei do Tioglicolato de Amônia em outra matéria:


Lembrando que relaxamento deve ser feito por profissional capacitado e que domine a técnica (isso evita perguntas como: quebrei meu cabelo o que faço? aqui no blog) pois os hidróxidos são altamente alcalinos, ou seja, causam queimadura por serem corrosivos.

Para saber como recuperar cabelos quebrados por relaxamento consulte:


Não vou dar formulas de mistura de guanidina pois todo profissional sabe fazer isso e como não quero ninguém indo para o hospital com o couro cabeludo pegando fogo.

E antes que me esqueça, o hidróxido de guanidina também não é compatível com persulfatos, seja de sódio seja de potássio (pó descolorante) e indicado também é fazer testes antes de aplicar em cabelos que foram coloridos com tinta, por causa da amônia contida nas mesmas.

Gostou da matéria? COMENTE.

Compartilhe no FACEBOOK  e divulgue a matéria lá.

Ajude o blog a crescer. Seja fã da nossa página aqui ao lado!

Siga o Cabelos e Sonhos no Twitter@cabelosesonhos



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.