Postado dia 14 abril 2012

O Hidroxido de Sodio




Dessa vez aqui no blog, falando mais uma vez sobre princípios ativos, vou falar de um principio tao antigo quanto minha avó (deixa ela saber disso!), o Hidróxido de Sódio. É engraçado pois a maioria das pessoas que acham que conhecem o hidróxido de sódio falam isso com uma certeza tao rustica que é interessante...

Queimadura por Hidróxido de Sódio/Soda



O Hidróxido de Sódio é um elemento que, apesar de ser usado a muito tempo na área capilar, é um produto que muitos cabeleireiros evitam trabalhar com ele (principalmente cabeleireiros com pouco tempo de formação +- 5/8 anos ou que não fizeram qualificações a fundo) pois o mesmo é altamente alcalino (corrosivo, causa queimaduras).

Muita gente confunde o hidróxido de sódio com o Cloreto de Sódio. Não tem nada a ver um com o outro. O Hidróxido de Sódio normalmente é usado para alisar cabelos enquanto que o Cloreto de Sódio normalmente é utilizado para dar massa e corpo à xampus e condicionadores, ou seja, limpeza.

O Hidróxido de Sódio é a famosa SODA CAUSTICA. Isso mesmo. Aí você deve estar agora pensando o quanto é perigoso as pessoas acharem que são cabeleireiras e saírem por ai fazendo relaxamento a torto e direito. E é mesmo.



Quantas não são as pessoas que deram entrada em um pronto socorro com queimaduras de terceiro grau no couro cabeludo ou mãos por má utilização do produto? Nem me fale.

Então o Hidróxido de Sódio como relaxamento é ruim? NÃO! Ruim é o profissional que não sabe avaliar o cabelo e tampouco sabe manusear o Hidróxido de Sódio.

Lembro que o primeiro salão que fui contratado para trabalhar (ainda não tinha nem terminado o curso) lá o bam bam bam era o Hidróxido de Sódio, e como eu já tinha feito cursos em BH com técnicos Top da época então eu não tinha problema algum com ele.

Estrutura Hidróxido de Sódio

Combinações:

O Hidróxido de Sódio combina com outros hidróxidos como o de Guanidina, o de Calcio, Lítio... Contudo eu não indico você usar o Sódio em um cabelo que já foi utilizado outro hidróxido, mas, se você usou o Sódio primeiro não há qualquer problema usar outro hidróxido depois, isso é indicação MINHA para quem não tem total domínio de alisamentos.

O Hidróxido de Sódio também não combina com o Tioglicolato de Amônia nem com Tinturas (também por causa da amônia) como também não combina com Henê.

"Ahhhhh quebrei meu cabelo fazendo relaxamento com Sódio ou com isso, aquilo e aquilo outro, o que faço?" 

Leia as matérias abaixo, pois já respondi essa pergunta umas 400 vezes (sério, veja nas matérias e confirme).


Não tenho muito mais a falar, abaixo está o formulário para perguntas, usem a vontade (mas não pergunte como faz para o cabelo quebrado crescer, sério! rs)

Gostou da matéria? COMENTE.

Compartilhe no FACEBOOK  e divulgue a matéria lá.

Ajude o blog a crescer. Seja fã da nossa página aqui ao lado!

Siga o Cabelos e Sonhos no Twitter@cabelosesonhos



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.