Postado dia 24 maio 2012

Cabelo Verde Hulk: Como Corrigir?




Por favor, não venha com essa história de:  entrei na piscina e meu cabelo ficou verde! Ou então: "joguei" uma tinta e meu cabelo ficou verde! Sabe por que isso aconteceu? Não? Então leia a matéria e saiba como corrigir a besteira...

Incrível "Hulka" ?

Duas coisas que me constrangem, "profissionalmente falando": alguém que viu o cabelo acinzentado da colega e vai lá compra uma caixinha de tinta que diz "loiro alguma coisa acinzentado" e "joga" no cabelo, e o profissional que diz: "vou tonalizar seu cabelo com acizentado pra tirar esse amarelão" e acaba deixando o cabelo como o HULK.

A primeira é porque não se deve fazer aquilo que não é dominado por você. A segunda é porque o profissional deveria, no mínimo, saber que amarelo + azul = verde!

Existe ainda o caso em que o "profissional" olhando a cor do cabelo e não tendo o dominio de colorimetria, deixa a cliente sair do salão sem tonalizar os fios, resultado: entrou na piscina e HULK.

Seria cômico se não fosse trágico.

Uma de minhas mais fiéis clientes hoje eu a atendi a primeira vez assim: cabelo verde feito por um colega e ela perguntou se eu sabia como fazer. Está comigo a 7 anos, ela e toda a família.

Se você não sabe o que é uma descoloração ou decapagem então:


Indo ao que interessa: todo cabelo que é feito descoloração necessita ser tonalizado. Não para corrigir cor necessariamente mas para depositar algum tipo de pigmento (ainda que transparente como tem a Schwarzkopf) para preencher o espaço deixado pela retirada do pigmento anterior.

Isso serve para evitar que o  cabelo "vazio" de pigmento encontre uma piscina cheia de sulfato de cobre e cloro ,usados para tratar a água, e ele "preencha" os fios com pigmentos que misturados ao cabelo amarelo irá virar HULK.

Outro caso é o da pessoa que aplica uma coloração acizentada (normalmente .1) em cabelos loiros. Acinzentado leia-se azul. Portanto ao misturar os dois pigmentos dá? Isso mesmo: HULK.

Então para corrigir os dois tipos:

  1. Se tiver ficado verde por conta de tinta acizentada aplicada em cima de loiro = você terá que tonalizar o cabelo com tons que tenham vermelho. Sim, o vermelho é o antagonico ao verde, que em mistura com este irao se neutralizar gerando o "marron perfeito" sob o prisma da colorimetria, ou seja, se seu cabelo estiver verde na altura de um loiro médio e voce aplicar um loiro medio avermelhado seu cabelo irá ficar um loiro medio marrom;
  2. Já se o caso for verde por conta de piscina existe uma solução = aplicar ácido acetil salicilico em pó (aspirina) dissolvida em água morna ou leite morno, mas prefiro apostar no Clarifier da Senscience.

Isso são dicas mais básicas que comer pão de queijo em Belo Horizonte (minha cidade linda) e, logicamente que corrigir fazendo uma nova coloração é para profissionais e aplicar xampu corretor de cor também deve ser feito por profissional pois o pigmento é forte.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.