Postado dia 30 maio 2012

Cabelos Quebrados na Frente: Como Acontece e o que Fazer?




Matéria curtinha mas como muita gente procura saber sobre os cabelos que se quebram com facilidade na parte da frente então resolvi postar aqui no Cabelos E Sonhos algumas considerações sobre o assunto e dar algumas dicas simples. Então é o seguinte...

Cabelos quebrando na frente?

O cabelo é formado por queratina e isso não é nenhuma novidade. Mas existem cabelos e cabelos. Cabelos mais finos, mais grossos, ondulados, cacheados, lisos, enfim...

O que importa é que certos cabelos são mais frágeis que outros. Seja por que são assim por formação, seja porque foram "fragilizados" através de ações mecânicas como escovas ou por químicas como o relaxamento ou luzes.

E normalmente é assim: você vira e mexe está olhando seus "cabelinhos" na parte da frente e vê que eles por mais que se passe 1 ou 10 meses continuam sempre do mesmo tamanho. Daí você se pergunta: como recuperar cabelos quebrados na frente?

Eu já falei sobre cabelos quebrados em outras oportunidades que seria bom você conferir abaixo:


Normalmente os cabelos quebram na frente por excesso de ação mecânica agravado por química seguido de falta de corte regular. E não adianta falar que você não corta porque vai senão vai crescer porque eu sei do que estou falando.

Outro erro gravíssimo para quem tem cabelos quebrados na frente é justamento quer abaixa-los a qualquer custo, e aí vem dois vilões: a água e o gel ou creme comum.

A água porque é clorificada e acaba por degradar o fio por excesso de umedecimento, "molhadinha no cabelo". E o gel ou o creme comum é porque acabam por "sufocar" o fio impedindo-o de se recuperar da fraqueza em que se encontra.

Então o que faço?

Seguinte:
  1. Se já quebrou então faça escova somente quando necessário e evite cabeleireiros que "pesam" na mão ou utilizam escovas somente de puxar;
  2. Sempre use defrizante com protetor térmico quando for secar/escovar os fios;
  3. Hidrate o cabelo em casa e cauterize no salão;
  4. E apesar de ser a última indicação (deveria estar lá em cima no numero 1) é talvez a mais importante: corte. Isso porque é o único meio de cicatrizar o fio.

São dicas básicas que, se levadas a sério, você verá uma boa diferença nos seus fiozinhos.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.