Postado dia 12 junho 2012

Cabelo Quebrado por Relaxamento ou Alisamento




Bom, tenho visto aqui no blog Cabelos E Sonhos uma grande procura por "Cabelo quebrado por causa de relaxamento" e " Como recuperar um cabelo quebrado de relaxamento", tendo em vista que tem sido grande a procura por estes termos resolvi dar algumas dicas de como evitar esse problema para quem faz relaxamento nos fios.

Fio real quebrado

O maior problema de quem faz relaxamento/alisamento nos fios é justamente a quebra. Diga de passagem a quebra na maioria das vezes é culpa única exclusiva de quem aplica o produto no cabelo.

Eu digo isso porque tem muita gente que compra o produto e aplica em casa sem técnica nenhuma, como também tem aqueles "profissionais" que porque o cliente chega com o potinho no salão ele logo vai aplicando sem ao menos fazer um teste de mechas, acreditando simplesmente na palavra do cliente.

Alguns me achavam grosso quando eu dava aula, porque eu dizia: AQUI O CLIENTE NUNCA TEM RAZÃO. Como de fato se analisarmos friamente isso é uma verdade.

O cliente sempre "acha" que assim será melhor, por exemplo, o cliente ouve falar que o hidróxido de sódio alisa mais que a amônia, então ele vai e compra o produto e leva para o profissional, diz que está acostumado a usar aquele e o profissional muito desapercebido aplica o produto. 

Pronto. Cabelo no chão, saindo fumaça e cliente chorando.

Mas por que o cabelo quebra com o relaxamento? Por dois motivos básicos: química incompatível ou falta de técnica e profissionalismo de quem aplica.

O relaxamento tem várias particularidades e uma delas é que incompatibilidade de quimica nao é suportável mesmo. Se voce relaxa com amonia nao adianta trocar por sódio e querer que o cabelo fique legal, vai quebrar mesmo, sem dó.

Para saber a técnica correta de um relaxamento leia:


Agora dou algumas dicas para quem vai fazer relaxamento não quebrar os fios:

  • Seja verdadeiro: não minta para o profissional "achando" que sabe mais que ele, se a química for incompatível e ele não conferir você vai se arrepender mas não vai adiantar;
  • Não faça em casa: este tipo de química tem que ter total domínio, e muitos profissionais não tem por não se especializarem, imagina você;
  • Proteja os fios: sempre hidrate e procure conservar os fios que já foram relaxados com pomadas, ceras e outros produtos antes de retocar

Para quem quebrou os fios:

  • Evite a química por um tempo: "ahhh mas você não sabe como é meu cabelo sem relaxar".... sei sim: QUEBRADO E FEIO e pode ficar pior;
  • Corte: não vou nem explicar muito, é questão de sobrevivência dos fios, quem lê o blog constantemente sabe disso;
  • Hidrate: você retirou tantas propriedades do fio que ele acabou se partindo, morrendo, agora ressucite-o.
Existem quebras por mechas, por henê, por danos mecânicos como "buchinhas" e prendedores só que isso é fala para outras matérias ok.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.