Postado dia 26 junho 2012

Como Recuperar um Cabelo com Corte Químico?




Esse é aquele tipo de assunto delicado. É delicado porque quem escuta acha que não dou a mínima, e complicado porque a pessoa que passou por corte químico quer resolver o problema da noite para o dia,na maioria das vezes. Mas vamos lá.




Cabelo com corte quimico
Corte químico na fronte
Pessoal como vocês sabem eu as vezes faço algumas brincadeiras aqui nas matérias, pois é a imagem do blog, técnica com descontração, pois por incrível que pareça (se olhar nas perguntas verá isso) a maioria das pessoas que chegam aqui nesse blog buscam SOLUÇÃO e não somente uma dica.

Por isso cumpre falar bem por alto o que é um corte químico.

Ah, antes vou sugerir que você siga nosso Instagram @cabelosesonhos para você ficar por dentro de fatos e fotos que não são publicadas aqui.

Corte químico é espécie do qual quebra é gênero (ok, parei com essas coisas de advogado!). O corte químico, normalmente, ou sempre, é derivado de relaxamento e/ou descoloração na maioria dos casos.

Eu diria que em mais da metade é por conta de incompatibilidade química, EX: fulano tinha o cabelo relaxado com amônia e depois fez um retoque com hidróxido de sódio. Logicamente o cabelo se partiu.

Quem é bom de química no colégio (quanto tempo meu Deus) ou já gostou de química, deve saber o que acontece se você pingar uma gota de água em um litro de ácido sulfúrico. Não sabe? Então faça para você ver (você não é bobo pra isso não é?). Vai haver uma reação sinistra e catastrófica tifo fogos na praia de Copacabana (entendeu?).

Outra maneira de fazer um corte químico é expondo a superfície (no caso o cabelo) ao excesso de tempo de ação do produto.

Por exemplo: uma vez eu cansado de ouvir falar que amônia era fraca resolvi provar que não era assim. Peguei amônia e deixei mais de 1 hora no meu cabelo. Resultado? Já viu quando a mulher começa a crescer cabelo na perna depois de depilar?



Mas existe solução? Sim.

Os cabelos com corte químico onde se partiram não tem como colar, óbvio. Mas onde ainda não se partiram, pode ser que até estejam elásticos, tem como evitar a quebra.

Se você não sabe ou não tem certeza se seu cabelo está elástico então precisa ler:


Aqui vou dar 7 dicas, para quem teve corte químico, recuperar os fios:

  1. Se o cabelo quebrou mais de 70%: você tem que cortá-lo urgentemente. É sério, e não estou brincando, pois se não cortar seu cabelo não irá ganhar comprimento mais,pois não irá cicatrizar e irá ficar sempre se partindo;
  2. Se o cabelo quebrou pouco, 10% ou 20%: também há a necessidade de cortar, só que neste caso você pode optar por pedir o profissional só aparar as pontas onde houve o corte, para também cicatrizar;
  3. Cauterizar: muito mais que hidratar, pois cauterizar envolve devolução de proteína, aminoácidos, hidratos de carbono e óleo para dentro do fio afim de tentar recompor a cisteína;
  4. Hidratar: isso deve virar lei fixa para você, semanalmente;
  5. Evitar o máximo lavar os cabelos: eu falei o máximo, não falei a ponto de torcer o cabelo e tirar óleo para fritar batata (credo);
  6. Usar produtos hidratantes: aqui incluem-se os shampoos, e não é redundante com o número 4;
  7. Se caso escovar os cabelos: fazer somente uma vez por semana, e com um poderoso protetor térmico.
 Pessoal, eu sei que existem profissionais que não dominam certas artes dentro do salão. Eu já quebrei um cabelo. Por culpa minha, pois eu preferi ouvir a palavra da cliente do que confiar na minha técnica...sobrei.

Mas fazer certas coisas em casa não dá! É suicídio capilar. 

Portanto, na boa, relaxamento, descoloração, aplicação de henê, não façam em casa, pode ser IRREVERSSÍVEL pois, se onde houver o problema, o couro cabeludo for atingido e cicatrizar liso VOCÊ NUNCA MAIS TERÁ CABELO NESSE LUGAR.

Acredito que esse post irá encher de perguntas com o tempo, e irei responder a todas, mas colaborem ok.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.