Postado dia 16 junho 2012

Monovin A: Produto é bom para o Cabelo?




Apesar de não ser uma questão nova é boa: produtos para animais aplicados nos cabelos por conta de suas propriedades são bons ou não? No caso vou falar do Monovin A. Vamos lá?




Rapunzel ???

Seria uma disparidade falar no efeito de um produto animal no cabelo sem antes falar um pouco de histologia capilar.

Considerações básicas:

  1. O cabelo é formado no bulbo capilar;
  2. O bulbo capilar é alimentado por vasos sanguíneos, portanto, de nutrientes contidos no sangue;
  3. O fio será forte ou não conforme o que está no sangue que alimenta o bulbo.

Fui bem conciso nessa questão para não fazer uma apostila em forma de matéria para o blog, mas é necessário fazer tais considerações para que vocês ao lerem leiam raciocinando.

Ah, quero sugerir que você siga nosso Instagram @cabelosesonhos para você ficar por dentro de fatos e fotos que não são publicadas aqui.

O Monovin - A é um produto manipulado e desenvolvido para animais em geral e não somente para cavalos como alguns dizem.  É indicado para hipovitaminose A e seus efeitos (tais efeitos como aborto).

O produto não é indicado para crescimento de pêlos para animais, mas tão somente para tratar de sintomas que são gerados pela falta da vitamina A no organismo animal.


O crescimento de pêlos em animais é um possível efeito colateral, podendo ocorrer ou não.

O produto normalmente comercializado pela Bravet tem sua forma de aplicação como "injeção intramuscular profunda".
Não pode ser administrado via oral pois o mesmo tem sua sintese através da corrente sanguínea.

Nos cabelos:



Agora que falamos um pouco do produto e da histologia capilar vamos entender melhor. O produto só age se for administrado e absorvido no sangue, ou seja, aplicações externas não têm efeito.
O bulbo capilar é quem produz o cabelo, e o mesmo (o bulbo) é "alimentado" pelo sangue, ou seja, se o sangue está bem nutrido, está correto, então o fio que será produzido será também um fio bom.

Nesse caso observamos que pessoas com ANEMIA tendem também a produzir fios anêmicos (sabia que existem cabelos anêmicos?) falarei disso noutra matéria.
As pessoas tem utilizado Monovin A diretamente nos fios, bem como usando ele dissolvido em xampú ou condicionador.

Agora pensem: se o bulbo que é quem produz o cabelo se alimenta de sangue, onde então deveria estar o composto do Monovin A para que tivesse efeito? Na corrente sanguínea concorda?
Outra pergunta: Quem disse que a vitamina A faz crescer cabelo?
Todo produto para cabelo tem um componente que serve como "transportador" do devido nutriente para dentro do fio. 

Sendo assim seria impossível o Monovin ter atuação no fio vez que é aplicado de forma externa. Não vou nem mencionar a hipotese de alguem querer aplicar isso em forma de injeção por que seria desinteligente VISTO QUE É PRODUTO  DESTINADO A ANIMAIS.

Outros dois produtos que também são falados no mercado em relação a fazer o cabelo crescer mais rápido sao o Glicopan Pet e o Hemolitan Pet, que você pode ler sobre abaixo:


Sei que muita gente discorda do que apresentei aqui, mas paciência. E para quem fala que aplicou no cabelo e ficou maravilhoso eu dou uma dica: pegue uma baba de quiabo, passe no cabelo, deixe 20 minutos, lave, condicione, e faça uma escova.

Vai ficar maravilhoso. Na hora, pois não faz diferença nenhuma, nem bem nem mal. Assim é o Monovin, dá a cada um aquilo que ele acredita que vai ter, mas NA REALIDADE não faz efeito algum para crescimento do cabelo.

Pergunte a um médico e/ou veterinário qual a posição deles em relação a isso. Uma posição concreta.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.