Postado dia 30 junho 2012

Peroxido de Hidrogenio nos Cabelos




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Quero falar para vocês hoje um pouquinho sobre o Peróxido de Hidrogênio. Para que serve? O que é? O peróxido de hidrogênio e a água oxigenada.


Formula do peroxido de hidrogenio
Formula estrutural

Todo mundo fala assim: "meu cabelo não pode com água oxigenada", "se usar água oxigenada meu cabelo vai ficar branco", "se passar água oxigenada no meu cabelo ele fica muito claro" dentre tantas outras frases que estamos acostumados a ouvir quando se trata de coloração e/ou descoloração.

E se você precisa saber um pouco mais sobre descoloração ou decapagem te aconselho a ler este outro post antes:


O peróxido de hidrogênio em solução aquosa é conhecido como água oxigenada. Portanto agua oxigenada nao é peróxido de hidrogênio. O H2O2 só levará este nome de agua oxigenada se estiver em solução aquosa.

A água oxigenada leva esse nome porque é a molécula de água que possui uma molécula a mais de Oxigênio (H2O + O = H2O2). E o que isso tem a ver com o cabeleireiro?

É que ao fazer descoloração ou tintura o peroxido de hidrogênio por ser instável tende a liberar uma molécula de Oxigênio para voltar a ser agua novamente.

E é exatamente esse processo que nos interessa, a liberação do oxigênio. Essa transformação que conhecemos por "oxidação" é que (a grosso modo) faz a tinta e o pó descolorante (persulfato de potássio) agirem no fio clareando o pigmento ali existente.

Quanto maior o nível de peroxido de hidrogênio, maior a volumagem da agua oxigenada. Daí porque as pessoas dizem agua oxigenada de 40 volumes e nós profissionais preferimos falar em 12%, que quer dizer que aquela água oxigenada tem 12% de peroxido de hidrogênio.

O peroxido de hidrogênio também é utilizado como neutralizante em relaxamentos de amônia. Já fiz experiências de ao invés de usar o neutralizante próprio para parar a ação do relaxamento usar água oxigenada. Até dá certo mas não é indicado não.


Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte, mas antes de perguntar siga o blog.

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Ajude o blog a crescer. Seja Fã da nossa Página aqui ao lado!

Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.