Postado dia 30 julho 2012

Acido Hialuronico nos Cabelos




Algumas postagens atrás eu falei sobre esse principio ativo que vem sendo muito utilizado na cosmetica capilar por várias empresas. Tal composto tem ganhado cada vez mais conceito e e divulgação por isso resolvi falar um pouco sobre o mesmo em relação ao que interessa aos nossos leitores: os cabelos.

Formula estrutural


O ácido hialurônico é muito utilizado na área da cosmética, principalmente na área mais voltada à, estética em geral. Como não entendo de estética não vou nem entrar no mérito.

Ele é um elemento orgânico formado por outros dois elementos, os quais não vem ao caso falar.

O ácido hialurônico faz com que a integridade das fibras de colágeno presentes no corpo sejam preservadas.

Como disse a vocês não vou por o dedo em estética mas o colágeno garante a elasticidade e lisura da pele e sua quantidade na pele é inversamente proporcional à idade, ou seja, mais velho = menos ácido hialurônico = mais rugas.

Na estética (já estou falando demais de estética) é muito utilizado para preencher sucos deixados pelas rugas (que são uma horror nas makes, que também não é nosso foco) e para o cabelo a intenção é também de preenchimento.

Sabemos que o cabelo é formado de várias proteínas como a queratina, a elastina, e também o colágeno. E o colágeno é o que garante a elasticidade do fio.

Então o que temos é que o ácido hialurônico nos cabelos tem o intuito de preencher espaços deixados por trabalhos químicos ou mecânicos e que com o passar do tempo deixaram os fios com "buracos", caso do formol manipulado nas escovas progressivas.

Em um artigo sobre indicação de escovas progressivas eu já tinha citado o elemento:


Particularmente eu tenho gostado muito do trabalho dos químicos contemporâneos na busca por novos elementos químicos que possam ser inseridos na vida capilar. É uma busca válida tendo em vista que cada vez mais a estética capilar vem ganhando contornos tão grandes como a informática.

O que não recomendo é progressivas sendo vendidas como "escova de ácido hialurônico" falando para as pessoas que vai deixar o cabelo de uma forma maravilhosa. Mil vezes não!

Um bom profissional ou quem estuda deve saber que um meio que tem o PH muito baixo, ou seja, ácido, tende a se afinar tanto a ponto de se dissolver, assim como acontece quando o PH é muito alto e o cabelo acaba se desintegrando.

Então queridos leitores do Cabelos E Sonhos, produtos com ácido hialurônico para os cabelos somente os shampoos, condicionadores, máscaras e de tratamento. Nada de progressivas que deixam seus cabelos maravilhosos ok.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.