Postado dia 25 julho 2012

Como Aumentar o Brilho dos Cabelos




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Quem não quer ter brilho nos cabelos? Mas como dar brilho nos cabelos ou como aumentar o brilho dos cabelos? Essa talvez seja a pergunta que você faz quando olha seus cabelos no espelho. Então vou aqui dar algumas dicas do que fazer para conseguir isso.


Dicas para voce que quer ter um cabelo com mais brilho
O brilho no cabelo não é utopia
O brilho nos cabelos é algo que chama a atenção de todos: de mulheres porque as mulheres são muito observadoras e a maioria acaba querendo ficar bonita para outra mulher e dos homens porque um cabelo com brilho significa um cabelo bem cuidado e cabelo bem cuidado para o homem significa que a mulher cuida de sí mesma.

Um ponto a ressaltar é que o cabelo tem melanina que é o que dá cor nos fios e consequentemente é o que define a maior ou menor propenssão ao fio ter mais ou menos brilho.

E existem dois tipos de melanina:  a Eumelanina (cabelos castanhos) e a Felmelalina (cabelos loiros). Estes pigmentos é que dão maior ou menor quantidade de pigmentos no fio. Os cabelos castanhos sempre terão mais brilho do que os loiros tendo em vista que os cabelos mais escuros possuem maior quantidade de pigmentos que os cabelos mais claros.

Eu já ensinei como deixar um cabelo castanho com brilho e bonito:


Mas hoje quero dar um dica geral, que serve tanto para os cabelos castanhos como os loiros.

Brilho nada mais é do que o reflexo da luz sobre uma superfície. E quanto mais plana aquela superfície mais brilho/luz então será refletido(a). Então temos que por básico o cabelo quando escovado tem mais brilho e o cabelo escovado e com chapinha tem ainda mais brilho.

Mas se o cabelo estiver desidratado e sem óleo necessário então o brilho será cada vez menor mesmo escovando e fazendo chapinha.

Então veja algumas dicas para dar mais brilho nos cabelos:

  1. Hidrate os cabelos com produtos que devolvem óleo: como por exemplo produtos que tenham na sua composição óleo de macadâmia, cera de candelila, óleo de abacate;
  2. Reponha proteínas: isso significa não somente a queratina como todo mundo diz, mas o colágeno, a elastina, as ceramidas;
  3. Sempre use um defrizante capilar com protetor térmico: e neste caso os defrizantes com silicone são ótima pedida visto que os silicones são ótimos protetores de cabelo e dão brilho quando ativados termicamente;
  4. Use finalizadores: como silicones ou óleos reparadores de pontas para sempre proteger os fios.

Estas são dicas básicas e talvez você já cansou de ouvi-las mas se você colocar em prática todas as dicas aqui dadas você verá um acumulo de brilho no seu cabelo.

É muito importante para quem quer brilho no cabelo entender que quanto mais liso o cabelo for, mais brilho ele terá, isso é principio da Física.

Eu particularmente gosto muito dos Óleos de Argan para pontas e já que sei que irão pedir indicação vou dizer: particularmente os óleoss mais gostoso para finalizar cabelos que experimentei foram os da Redken, Wella, Braé e Kerastase. 

Me segue lá no Instagram @cabelosesonhos e acompanhe meu dia-a-dia.
 



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.