Postado dia 10 julho 2012

Como Recuperar um Cabelo Danificado por Relaxamento




Na matéria passada eu disse que iria falar sobre maneiras de recuperar alguns tipos de cabelos, e hoje vim falar sobre como recuperar um cabelo danificado por relaxamento, ou como recuperar um cabelo danificado por alisamento. Vamos às questões.




Quebra violentíssima
(post atualizado em 24/06/2020)


Um cabelo para ser considerado danificado tem que estar de uma forma que não seja possível fazer outra química nele. Seja emborrachado, quebrado, esfarelando, arrebentando, quebrando, torando, não importa.

Eu tenho mostrado isso no meu Instagram @cabelosesonhos e tenho dado dicas menores que uma matéria no blog lá, de forma leve e divertida, e sugiro que você siga lá também , bem como o canal do Youtube que vou deixar um vídeo sugestivo no final da matéria.

Se você não leu o básico sobre como recuperar um cabelo danificado eu sugiro que leia antes de continuar nessa matéria, a primeira dos links abaixo, e as outras são para maior conhecimento do assunto de recuperação:


Agora que você sabe o básico sobre recuperação de danificados e sobre cabelos emborrachados a primeira pergunta que te faço é: seu cabelo ficou danificado por conta de um relaxamento, o que você fez depois que isso aconteceu?

Essa pergunta é de suma importância, pois se você continua fazendo química nele, então esqueça, este post não vai te ajudar.

Mas se você ainda está fazendo química nele e está disposta(o) a seguir minhas orientações para recuperá-lo, então este post é sim para você!

Para recuperar seu cabelo danificado por relaxamento você terá que saber o que tinha nele antes: ser era virgem, se eram luzes/mechas, se era relaxamento com a mesma química da ultima vez ou se era química diferente.

Exemplo: você relaxava com amônia e relaxou com sódio ou guanidina. Pronto! Cabelo emborrachado e quebrando. Ok vamos resolver essa questão. Quero te ajudar (pois sei que vai compartilhar essa matéria nas redes se gostar, lógico!).

Vamos às 3 observações básicas:

  1. Se o seu cabelo tiver sido danificado por incompatibilidade química, então pare imediatamente com qualquer tipo de química que possa passar pela sua cabeça;

  2. Se ele estiver sido danificado por química igual, então o produto foi aplicado duas vezes no mesmo lugar, e isso é excesso químico, ou química sobre química, siga a mesma regra de cima;
  3. Se ele foi danificado por relaxamento sendo virgem, então o problema foi mais por conta de quem aplicou, pois não soube observar a espessura do seu fio nem o produto adequado, e provavelmente deixou tempo demais o produto no cabelo, neste caso será mais fácil pois seu cabelo irá se recuperar melhor e mais rápido.


E agora vou dar 7 dicas para resolver seu problema:

  1. Corte: e sem chorar! Ainda que sejam 2 dedinhos. Só o corte poderá impedir que onde houve quebra continue se alastrando e formando novas trichorrexis nodosas (pontos brancos);
  2. Não faça química: por quanto tempo? Isso dependerá se tinha química antes ou não. Se tinha então até sair todo o relaxamento ou no mínimo durante 6 meses, para então você fazer um teste de mechas e ver a situação de elasticidade do fio;
  3. Cauterize a frio: somente a frio. Não faça cauterização que exponha o fio a mudanças brutas e enérgicas como a quente. A cauterização irá recuperar a parte interna do fio. Faça no salão, pois cauterização em casa não é boa pois as boas não são vendidas para serem feitas em casa;
  4. Hidrate: aqui sim você deve fazer em casa. Veja que eu não disse você pode, eu disse você deve! A não ser que queira ir no salão toda semana, pois terá que ser semanal. A hidratação irá recuperar a parte externa do fio e devolver a água que o mesmo perdeu;
  5. Evite molhar o fio: o cabelo relaxado fica mais frágil quando está molhado. Se puder escove o cabelo com alguém que tenha cuidado dele e fique quanto tempo der sem lavar (não ao ponto de ficar feio ok);
  6. Proteja de tudo: use protetor térmico e óleo (profissional) para secar o cabelo, para escovar, e até mesmo para deixá-lo natural. Leave-in tem que ser termo-ativado senão não adianta. Use também leave-in para hidrata-lo sem ter que enxaguar e para devolver o óleo que ele perdeu;
  7. Ame seu cabelo: se você veio aqui, provavelmente já passou por outros lugares procurando sobre o assunto, e se você estiver procurando o que é "mais fácil" ao invés do que resolve, então você corre um sério risco de perder tempo. Veja as perguntas que respondo no blog e o que dizem sobre o que indico quando eles fazem.

Gente, não é mágica! Mas se você seguir estes passos acima te dou certeza que você conseguirá recuperar seus cabelos danificados por relaxamento, não fará a mesma coisa de novo e voltará aqui para dizer que conseguiu.

As pessoas que tem feito ADO (Avaliação Detalhada On-line) comigo perceberam que não se trata de ter muitos produtos, mas de ter os produtos certos e fazer exatamente como eu ensino. Amo quando elas comentam no Youtube ou no Instagram, no Facebook sobre os resultados.

Mas se você quiser seguir a dica daquele blog que disse que não bem assim então ok: o cabelo é seu, rsrs! Leia o que as pessoas tem falado aqui do blog e veja se o que falo dá resultado ou não.

E se você gostou dessa matéria então que tal se INSCREVER no meu canal do Youtube? Clique na imagem abaixo para ter acesso ao canal:





Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.