Postado dia 09 julho 2012

Como Recuperar um Cabelo Danificado


Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Que grande parte das pessoas danificam os cabelos, seja por química mal feita seja por falta de cuidados necessários, isso todo mundo sabe. Mas e como recuperar um cabelos danificado? isso é o que parte dessas pessoas procuram. Visando isso resolvo dar dicas, que não será somente nessa matéria, para a recuperação dos cabelos de um modo geral.


Fio de verdade

Existem vários tipos de cabelo danificado: o que foi danificado por uso excessivo de secador e chapinha sem proteção devida, o que foi à praia sem tomar cuidados necessários, o que passou por química de relaxamento, o que passou por química de descoloração, outro é o que sofreu tintura em cima de tintura acumulando assim porosidade, enfim, vários são os motivos e pretendo fazer uma série para ajudar vocês.

Entende-se por cabelo danificado aquele que em sua estrutura sofreu uma agressão a qual ele, se submetido à um novo procedimento não suportará ou já se danificou completamente por ter passado por uma agressão a qual não suportava naquele momento.

Os requisitos básicos para se recuperar um cabelo é saber como ele está, como ele estava (histórico capilar) e o que foi feito nesse meio. Somente assim podemos dar um diagnóstico preciso para poder recuperar um cabelo danificado.

Por isso é necessário que voce saiba o minimo sobre a estrutura do cabelo em relação à sua recuperação. Para isso leia uma matéria mais antiga sobre tratamentos capilares em geral para você saber o básico do básico para pode entender a sistemática:



Para recuperar um cabelo danificado será necessário:
  1. Identifcar o motivo pelo qual está danificado: descoloração, relaxamento, excesso de tintura, uso excessivo de secador e chapinha sem proteção, praia;
  2. Identificar como o cabelo estava antes de danificado: como exemplo se o cabelo antes de relaxar tinha luzes, se antes de ir para a praia ele era relaxado ou tinha progressiva, se antes da tintura ele já tinha outras tinturas seguidas uma em cima da outra;
  3. Ter disposição para deixar de lado o que causou o dano: se você está com o cabelo danificado por que fez uma química então deverá saber que não poderá, durante um tempo, fazer novamente essa química, ou outras parecidas, deverá antes, recuperar o cabelo.
  4. Estar disposta(o) a mudar o visual: há casos em que será necessário a mudança de visual, como por exemplo, cortar um pouco o cabelo.

Identificando os itens acima, aí sim poderá ser procedido perfeitamente a recuperação dos cabelos danificados.

E para quem tem os cabelos danificados por qualquer fato que eu citei acima, irei fazer algumas matérias na sequencia mostrando como recuperar cada cabelo com cada tipo de dano específico.
Não tem como falar de todos os tipos somente nesta matéria, senão iria virar um livro. Aproveite e já divulgue para quem você conhece e que precisa de dar uma levantada no visual.

Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte, mas antes de perguntar siga o blog.


Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.


Ajude o blog a crescer. Seja Fã da nossa Página aqui ao lado!


Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos

Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 10 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca e presta consultoria sobre produtos e para profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

57 COMENTÁRIOS:

  1. MARLON URGENTE.
    FIZ PROGRESSIVA,bom fiz em jan e depois que meu cabelo quebrou todoooo,hidatrei mais nao vejo melhoras o pior fui no salao mim recomendaram relaxamento apos 3 meses fiz,mais agora quero meus cabelos cacheados de volta socorro............. ta horrivel e tenho um casamento fim de semana a raiz esta enorme e nao sei o que fazer com o resto que sobrou pq nao ta cacheado e tah feio fora que a cabelereira tentou fazer o teste de permanente afro e disse que nao dah pq ele tah muito debilitado a raiz da uns 3 centimetros jah ,ela disse que posso fazer relaxamento,mais nao quero meu cabelo sem cachos,tah totalmente indefinido os cachos parecendo ua juba de leao rsrs serio parece piada mais o casamento tah chegando e nao aquento olhar mais no espelho e ver como ele esta agora e ver as fotos de como ele era antes,to desesperadaaaaaaaaaaaa.obrigado pelo seu blogg ajudou muito mais ainda preciso de mais dica.bjus e DEUS TI ABENCOE EM TUDO QUE FIZER!

    ResponderExcluir
  2. como eu queria ser rica para ir ao seu encontro,so em olhar pra vc e ler seus comentarios me sinto confiante em vc e mole,gostei muito de vc mesmo, pena q vc nao e de cabo frio rsrs mais tudo bem,vamos ao assunto,sou negra e meu bello e bem fininho mais tambem nao tem quase nada as vezes me sinto pra baixo cm isso
    faço hidratacoes,semanais mais nao vejo resultado e relaxo cm tioglicolato,e o mais engraçado disso tudo e q toda vez q relaxo meu cabelo ele rebenta muito as pontas eu nao entendo o pq?to pensando em mudar para o guanidina sera q posso usar me ajuda pr favor. bjos fica cm deus muito susseso.

    ResponderExcluir
  3. Camilanatalia10010 julho, 2012

    oi tudo bem?
    adorei seu blog... muito bom!!!!!
    uma duvida, eu faço progressiva com cisteina, mas sai muito rapido, gostaria de saber se eu fizer com formol vai danificar meus cabelos?

    ResponderExcluir
  4. Camilanatalia1010 julho, 2012

    oi oque faço pra meus cabelos crescerem?
    eu faço progressiva e pinto porq a progressiva desbota ele.
    ele esta fino nas pontas e cheio na raiz. me ajude oque eu faço? qual tipo de tinta é bom pra quem faz progressiva?

    ResponderExcluir
  5. Não se resolve nada em um final de semana...

    ResponderExcluir
  6. Renata;

    guanidina nao é compativel. Corte as pontas

    ResponderExcluir
  7. Camilanatalia;

    formol está proibido

    ResponderExcluir
  8. Camilanatalia;

    que tal cortar um pouco? Tinta e progressiva nao combinam

    ResponderExcluir
  9. ola marlon,faço  relaxamento com  guanidina ha mais  de 05  anos, meu  cabelo  fica  bonito e  nao tem quebrado  nao, mas  qdo escovo ele  fica  somente  um dia  bonito, no  segundo dia ele  fica aspero, e  nao cabelo rebelde  nao, sao cacheados , me  uma  dica  por favor!


    Thalita

    ResponderExcluir
  10. Leia sobre o danificado por chapinha

    ResponderExcluir
  11. Oi Marlon, descobri seu blog hoje fazendo uma busca no google sobre cabelos danificados e adorei, muito bom mesmo. Gostaria de saber como faço pra recuperar meu cabelo que ficou super danificado depois de um botox capilar que fiz. Ouvi falar tanto desse tal botox todo mundo elogiando e comigo fez efeito contrario. Ha algum tempo venho tingindo meu cabelo de acobreado, quero aquele tom de ruivo natural, mas devido a dificuldade da minha cabeleireira conseguir o tom, tenho tingido varias vezes e como ficou meio ressecado ela me sugeriu o tal botox, mas ficou horrivel, as pontas espigadas e duras. Oque devo fazer agora ?
    Muito obrigada e abs.

    ResponderExcluir
  12. Priscila

    cortar pontas e esperar o produto sair. E depois cauterizar

    ResponderExcluir
  13. Ola Marlon,  Boa noite! Preciso de um Help, este fim de semana meu cabelo sofreu quebra após um alisamento, perdi toda parte da frente, meu cabelo tinha mechas além de ser afro, já viu né? Um desastre que quase me levou para o hospital. Bom, após várias tentativas a solução foi cortar bem baixinho igual de Joãozinho mesmo, mas ele continua quebrando, muito, extremamente seco quase grudando no casco o que faço para melhorar esta situação, para dar uma melhor aparencia, lembrando também que meu cabelo esta com uma cor amarelada estou tento que viver com isso mas se eu puder fazer alguma coisa em casa para tratar ficaria mais tranquila, por favor me ajude! Parabéns e obrigada!

    Eliane Souza - Brasília DF

    ResponderExcluir
  14. Eliane,

    ainda bem que ja cortou. Continue cortando de 3/3 meses 1 dedo. E faça hidratações. Siga o Cronograma Capilar Brasileiro que estou desenvolvendo aqui no blog.

    ResponderExcluir
  15. Marlon, obrigada pela gentileza em me responder! Vou acompanhar seu blogue todos os dias, vc sim é um profissional! Mais uma pergunta, faço a hidratação de quanto e quanto tempo neste primeiro momento, vc poderia indicar um produto para eu usar para hidratar?

    ResponderExcluir
  16. Marlon,

    Bom dia!

    Estou fazendo as Hidratações (meu cabelo está outro) sua sugestão foi que usássemos proteínas, carboidratos e aminoácidos, bom comprei os produto que contem estes ativos e realmente senti uma diferença. Bom, mas hoje quero saber o seguinte após toda a quebra sofrida pelo meu cabelo, e eu ficar com um lado com um(1) centímetro de cabelo mais ou menos, esta área do meu cabelo está com uma cor estranha tipo alaranjado e uma mecha branca pois a raiz sempre tinha que retocar por causa dos fios brancos. Gostaria de saber se posso fazer um banho de brilho com o produto Keraton banho de brilho, por eu não puder usar mais química este produto foi o mais indicado pelo que eu li para resolver paleativamente o meu problema, posso usar? Confesso que estou usando um lapís marrom para cobrir os brancos mas isso não tá legal não.

    Segundo o fabricante do Keraton
    Keraton Banho de Brilho é enriquecido com Aminoácidos da Cistina, a parte mais nobre da Queratina, que garantem brilho e proteção. Por não conter amônia, oxidantes nem emulsões, pode ser aplicado imediatamente após qualquer processo químico e resiste de 6 a 8 lavagens.  BenefíciosRealça a coloração dos cabelos.Tonaliza das pontas às raízes.Trata profundamente com Aminoácidos da Cistina.Recupera cabelos quimicamente danificados.Trata e colore cabelos desbotados e sem brilho.


    O que vc acha?


    ResponderExcluir
  17. Elianeokyta,

    o bom de nao ter rabo preso com marcas é que posso falar a verdade. Keraton recuperar cabelos quimicamente danificados tratar os desbotados e sem brilho, tratar profundamente, foram os maiores descalabros que ja ouvi de um tonalizante. Se a marca nao te fala a verdade entao porque confiar nela?

    ResponderExcluir
  18. kkkkkkkkk vc é ótimo, mas então me sugere uma que eu posso usar, please!!!

    ResponderExcluir
  19. Eliane,

    voce pode usar ela mesmo, mas saiba que tonalizante nao cobre branos tampouco trata os cabelos.

    ResponderExcluir
  20. Luana Paula9418 setembro, 2012

    Boa noite .. Olha meu cabelo está com pontas duplas , seco , sem brilho e com caspa . Todos os shampoos q usei para caspa danificaram meu cabelo . não sei como faço p tirar as caspas sem danifica los e pra deixar eles sem ressecamentos . otimas dicas . Obgado *-*

    ResponderExcluir
  21. Qual seria a melhor linha para hidratação ?

    ResponderExcluir
  22. Luana,

    procure no blog sobre caspa.

    ResponderExcluir
  23. kkkkkk too não , qria sb qual seria a melhor 

    ResponderExcluir
  24. ola,pintei meu cabelo á 1 mes e 1 mes depois relaxei resultado, na frente meu cabelo ficou todo emborrachado e quebrou ta horrivel.Socorro alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  25. Eu fui para a praia e acabo com o meu cabelo oq faço?

    ResponderExcluir
  26. Olá...faço progressiva há mto tempo, mas agora queria meus cachos de volta. A unica forma de me livrar do "liso" é cortando o cabelo pra retirar a quimica? E nesse meio tempo, é indicado eu ir relaxando meu cabelo natural, pra mante-los "parecidos"?

    ResponderExcluir
  27. carla cardoso26 fevereiro, 2013

    ola eu fiz 2 lavagem de cor no cabelo preto da minha cunhada e fiz mexas loiras e a raiz esta muito amarela e ela quer escurecer,so que eu tenho ,medo de aplicar um castanho e que o resultado seja o cabelo verde.apliquei lhe uma boa mascara.o resultado foi mexas em acobriado ,castanhas e loiras ela adorou so a raiz e que esta muito clara eela tem muitos cabelos brancos.quero saber qual a volumagem e o tom para castanho fiarem perfeito.obrigado .aguardo resposta breve

    ResponderExcluir
  28. vejo que vc é um ótimo profissional, Realmeete um cabelo bonito é um sonho pra toda mulher, pena q nem todos profissionais pensam assim. Bom to desesperada com meu cabelo, fiz progressiva e tb mechas
    e meu cabelo ficou com as pontas espigadas. corto as pontas e na
    próxima semana as pontas continuam ruins. Parei com todas as químicas
    porém agora tenho um cabelo com raiz preta, comprimento loiro, armado e
    sem formas em cima cacheado e embaixo meio liso. não sei o q fazer, pq
    vou me casar ano q vem e queria um cabelo cumprido pra poder fazer um
    penteado bonito.
    Uso bons produtos, ja usei loreal, joico, morocanoil e mesmo assimnao aparecem os resultados.
    tenho
    medo de pintar o cabelo de escuro e depois me arrepender.. tinha
    pensado em deixar em cuma mais escuro e embaico dando efeito degrade de
    tons mais to com medo de colocar mais quimica.
    o q faço?

    ResponderExcluir
  29. Marlon, eu costumava cortar o meu cabelo no estilo channel, bem curtinho. Ele era liso e muito lindo, mas no outro dia eu decidi cortar repicado, que foi aí que estragou o meu cabelo todo. Por ele ser curto e por eu ter repicado, ele começou a enrolar muito, e eu não gostava daquele cabelo curto e muito enrolado, então eu não tinha outro jeito a não ser fazer a chapinha. Meu cabelo é muito danificado, ele é quebrado, seco, cai com facilidade.. eu uso chapinha há 3 anos e sem nenhuma proteção. PRECISO DE AJUDA, o que eu faço? por favor! ="(

    ResponderExcluir
  30. Milena,

    compre sh e cond Aminoacidos, defrizante Nutri (tudo Marie Solti) e Olio Marrochino da Villa Vivace, alem de cortar.

    ResponderExcluir
  31. Vandinea,

    a unica coisa agora e tratar segundo o CCB. Itens força, cor e textura sao essenciais pra vc.

    ResponderExcluir
  32. eu gostaria de saber como faço para manter meu cabelo liso, com alisamentos pq natural ele é crespo... e sem danificar.... ?? Adorei muito tudo que li com certeza deve ser um otimo profissional :)

    ResponderExcluir
  33. Meu cabelo antes das luzes cresciam bastante e era cheio. Uso chapinha frequentemente e não consigo parar de usar. Meu cabelo cresce, mas quebra nas pontas e está sem volume hoje em dia. O que você pode me informar?

    ResponderExcluir
  34. Carla,

    vc tem que ver tom natural e o cosmetico para saber

    ResponderExcluir
  35. lizis31@gmail.com01 abril, 2013

    Oi Marlon, fazia luzes minha cabelereira fez uma escova de Melaleuca e notei q meu cabelo começou a quebrar e ficou bm ressecado.Resolvi para de fezer luzes e pintei de castanho claro mas ele continua cada fez mais ressecado poroso.Cortei um bom pedaço mas não adiantou. Me disseram pra fazer uma cauterização mas estou com medo de danificar mais. O q vc me recomenda.

    ResponderExcluir
  36. belinha.alcantara9@hotmail.com10 abril, 2013

    oi Marlon ;tenho queda de cabelo há mais de dois anos ,creio que foi depois de fazer gradativa e luzes, tomo pill food e uso uma loção com indicação médica ,sem resultado ,meus cabelos estão ressecados, quebrados ,cheio de fios arrepiados ,porosos. Não sei se ele está caindo da raiz ou se está quebrando no couro cabeludo ,é possível ter uma queda há tanto tempo por conta de química e se fosse da raiz eu já não estaria careca? Posso melhorar com reconstrução ,meus cabelos caem só de passar a mão,me dê uma orientação por favor!

    ResponderExcluir
  37. Cauterizacao a frio e item força do CCB

    ResponderExcluir
  38. Belinha,

    voce tem que identificar se está caindo ou quebrando para poder te ajudar melhor.

    ResponderExcluir
  39. Oi marlon, vou ti explicar a minha situação... O meu cabelo sempre foi liso e é ate hoje, o problema é que ele é grosso e seco tambem tenho aqueles fiosinhos que chamam de parasitas onde os fios são defeituosos não sei muito bem rsrs, mas todos me perguntam se meu cabelo é relaxado ou alisado devido a isso, no sol o cabelo não chega nem a brilhar. Diante desta situação eu mesma já fiz uma escova inteligente em casa e o resultado é impressionante porém o efeito só dura no máximo uma semana, quando eu lavo fica horrível novamente. Já fiz diversas cauterizaçoes, usei varios shampoos e nada. Me da uma dicas please rsrsrs

    ResponderExcluir
  40. Poliana Seifert02 julho, 2013

    Oi Marlon, o meu cabelo ele era ondulado, e fui fazer progressiva apenas para tirar um pouco do volume , só que diz minha sogra que em vez a mulher fazer progressiva ela vez um relaxamento onde meu cabelo ficou todo quebrado , me de uma dica do que posso fazer por favor

    ResponderExcluir
  41. Rafaela Cristina06 julho, 2013

    Oi Marlon, pela primeira vez que entrei aqui e A D O R E I , pois trata se do que eu preciso pois meu lindos cabelos foram por agua á baixo depois de uma descoloração e mais descoloração quero muito lhe explicar minha situação bem detalhada , porém é um pouco grande gostaria de seu email para poder te enviar minhas necessidades com fotos e tudo mais.. Espero que me ajude pois preciso de ajuda... Obrigado desde já. :D

    ResponderExcluir
  42. marlon eu posso hidratar a raiz do cabelo e lava.lo dia sim dia nao que vc me diz?

    ResponderExcluir
  43. Poliana,

    só seguir as inumeras dicas para cabelos quebrados aqui do blog.

    ResponderExcluir
  44. Marlon como posso pintar o cabelo sem danificar eu quero pintar de vermelho mais só tenho 12 anos

    ResponderExcluir
  45. Rafaela,

    não respondo ninguem por email, só aqui pelo blog, e perguntas grandes também nao, com 3 linhas da pra vc escrever.

    ResponderExcluir
  46. Olá ,Marlon !! meu cabelo era castanho médio e já fazem 5 anos que venho puxando luzes e agora só faço raiz , meu cabelo esta seco , sem movimento palha de aço puro eu vivo comprando mascarás e mais mascarás para hidratar , já cai até em uma de deixar o cabelo no conforte mais enfim nada resolve ele fica é pior parece que não aceita mais nenhum tipo de tratamento estou desedperada o que eu posso estar fazendo ? Obrigada Rosângela ...

    ResponderExcluir
  47. Olá Marlon, meu cabelo é ondulado só que ele arma então eu passava a chapinha a cada 3 dias, mais dai eu resolvi fazer o alisamento Madame Lis, e meu cabelo está muito danificado o que eu posso fazer para ele voltar ao normal ? muito obrigada beijos...

    ResponderExcluir
  48. Oi Marlon. Primeiramente, parabéns, você realiza um excelente trabalho e ajuda muitas pessoas por aqui. Meu cabelo antes era liso, longo e todo bonitinho, mas hoje em dia ele está muito danificado, ta cheio de pontas duplas, todo arrebentado. Não passei por nenhum desses processos, não faço chapinha repentinamente, nem tenho química no meu cabelo. O fato é que sofro por excesso de ansiedade e por isso fico abrindo minhas pontas duplas e "puxando" o meu cabelo. Ja cortei ele várias vezes mas não adiantou nada já que as pontas tão arrebentadas e irregulares. Ele ta um horror, me dá até tristeza de olhar no espelho e ver que fui eu quem causei isso. Tô conseguindo me curar, graças a Deus. Bom, você teria alguma dica de como reestrutura-lo? Só você pra me salvar! Obrigada!

    ResponderExcluir
  49. Monique tem uma materia recem lançada no blog que fala sobre reconstrução capilar, seria legal dar uma olhada para entender melhor ok.

    ResponderExcluir
  50. Paullynha Alves25 outubro, 2013

    pow meu cabelo ñ para de cair depois da escova progressiva com formal fiz dia 27 de janeiro perdi mmuito cabelo ñ sei oq fazer estou quase careca.

    ResponderExcluir
  51. Roberta Ferreira28 novembro, 2013

    Ola Marlon, Tenho progressiva no cabelo fiz a ultima 4 meses atras , sempre faço luzes as ultima faz uma semana no domingo porem me deixaram com o cabelo elástico.. o que faço ?

    ResponderExcluir

Deixe seu comunicado, comentário. Seja educado (a) e objetivo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...