Postado dia 25 julho 2012

Como Tirar o Frizz dos Cabelos




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Eu sempre digo para sugerirem matérias através da fan page no Facebook pois assim a sua dúvida pode ser a de muitas outras e eu irei fazer a matéria sendo uma sugestão que ainda não tenha aqui. E uma destas sugestões foi a de falar como acabar com o frizz do cabelo. Aqueles fiozinhos chatos que ficam para o alto parecendo que tomou um choque de 220V. Então vamos aprender agora.


Dicas para acabar com os fiozinhos chatos que insistem em ficar com frizz
Vai um reparador de pontas aí?

Como todos sabem (pelo menos as mulheres) frizz são aqueles fiozinhos chatinhos que insistem em ficar de mal do restante do cabelo. Eles ficam ali apontado para o alto como um foguete rumo à Lua ou Marte.

E você passa a mão, passa o pente, o pente de madeira, a escova e ahhhhhhhhhhhhhh!!!!! Morre de raiva!

Calme amiga, o problema é mais fácil de solucionar do julga nossa vã filosofia (estou fino hein!). Primeiramente é preciso saber que o friz se dá por repulsa de cargas. Isso mesmo, cargas. Negativa e positiva. Neste momente você já pensou naquela de os opostos se atraem. E é isso mesmo!

Mas os iguais se repelem. Então quando os fios estão demasiadamente com cargas iguais (negativas, ânions) elem tendem a se afastar, causando assim o frizz e consequentemente fios indo para a Lua (ok parei de fazer brincadeira!!).

Isso é a tal da eletricidade estática. E não obstante a isso eu já falei um pouco sobre essa questão em outra matéria, que se você ler você vai dominar de uma vez a questão de domar o frizz:


Agora que você já é fera em Física capilar, então vou dar algumas dicas para você resolver o problema do frizz antes mesmo dele aparecer ou mesmo que ele tenha aparecido você o elimine:

  1. A primeira coisa que você deve fazer é equilibrar as cargas do cabelo: e aqui uma ótima dica que eu dou é fazer uma escova que seja catiônica para dar positividade aos fios. A REDKEN tem uma que se chama Escova Catiônica Gloss que devolve a carga positiva para o cabelo fazendo o mesmo ficar alinhado;
  2. Use finalizadores cationizados: que podem ser em forma de silicone ou óleo. Assim os fios ficam mais disciplinados após o efeito da escova e são "domados", mas atençao: não adianta ficar passando reparador de pontas só para encharcar os fios e o frizz voltar depois;
  3. Hidrate o cabelo quinzenalmente com compostos refinados: aqui eu me refiro aos já conhecidos óleo de macadâmia, cera de candelila, óleo de abacate, óleo de côco, sendo que todos estes devem ser formulados de maneira que seus nutrientes sejam realmente muito pequenos e o PH das máscaras gire em torno de 4,5;
  4. Use sempre defrizantes termoativados: essa questão é um excelente pedida pois além de potencializar brilho e alisamento o defrizante termoativado faz com que o friz seja controlado;
  5. Se o cabelo for mais grosso invista em defrizantes próprios para alisar: estes possuem agentes que potencializam o alisamento fazendo com que o cabelo ao ser atingido pelo calor do secador também leve menos tempo em contato com o calor, assim evitando o dano mecânico e o frizz. E nesta questão eu bato palma para o Blown Away 09 da REDKEN e o Osis+ Slick da Schwarzkopf;
  6. Compre escovas e/ou pentes que sejam ionizados: (eu uso deste tipo para cortar) eles contribuem para não deixar os fios carregados negativamente.

Para não ficar uma matéria muito extensa numa próxima oportunidade, talvez a próxima matéria, eu vou falar dos meus defrizantes e óleos catiônicos contra frizz preferidos (claro que somente os que já usei).

E se você conhece alguma amiga que reclama desse probleminha que tal compartilhar essa matéria com ela pelo mail ou Facebook hein?

Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte, mas antes de perguntar siga o blog.

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Ajude o blog a crescer. Seja Fã da nossa Página aqui ao lado!

Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.