Postado dia 05 julho 2012

Violeta Genciana nos Cabelos


Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

A maioria das mulheres, e agora homens também, querem colorir os cabelos ou já coloriram. Isso é bom, é moderno. O problema é quando começam aparecer idéias "mirabolantes". E uma delas é a VIOLETA GENCIANA. Quer saber o que é e o que ela faz? Então leia mais.

Remédio = Tinta de Cabelo?

Para colorir o cabelo usa-se tinta de cabelo, para tonalizar é tonalizante de cabelo e para hidratar é hidratante de cabelo.

Mas e quando alguém ao invés disso começa a inventar moda e usar spray de cabelo colorido, papel crepom (que horror) ou a tal da Violeta Genciana

Não vou falar aqui do papel crepom porque é um absurdo o que ele faz no cabelo a longo prazo. Vim para falar da Violeta Genciana. Muitos sem saber o que é aplicam nos cabelos porque ouviu alguém dizer ou porque leu na internet e aí já era.

violeta genciana é um tipo de pigmento muito utilizado na área médica para identificar bactérias específicas. Seria como o o azul de metileno, o vermelho de metila e por aí vai.

Ambos são usados para realçar algo ou alguma coisa, como as bactérias, por exemplo.

O violeta de metila (gênero do qual a genciana é especie) também é usado na industria textil para dar cor aos tecidos e também usado como identificador de PH, e eu já usei muito (raramente uso hoje) como identificador de PH naqueles papeizinhos em forma de palitos, onde eu usava, e uso, para identificar o PH de algum produto "melhor do mercado" que algum vendedor chega aqui para vender.

Mas é muito conhecido para aplicação em aftas de bebês e/ou candidíase.

Algumas pessoas tem usado a Violeta Genciana para colorir os cabelos. Usam no shampoo, condicionador ou nos cremes para tirar o amarelado do cabelo ou para colorir mesmo.

EU NÃO USO E NÃO INDICO PARA USAR EM CABELOS.

Se você rodar por aí vai ver blogs mostrando como misturar, como aplicar, e até com fotos de antes e depois. Não vou falar pelos outros mas sim por mim: minha responsabilidade não permite ensinar nada que possa trazer algum malefício ou que tecnicamente não seja viável a aplicação por um nao profissional.

Quanto aos problemas do violeta de metila, ele pode causar mutações de DNA e até câncer, segundo podemos ler nesse artigo em espanhol que mostra a proibição do Cristal Violeta pela FDA (uma agência americana que controla fármacos e alimentos, como a ANVISA no Brasil).

Também podemos encontrar a descrição do potencial carcinogênico nesta dissertação de pós-graduação em ciência dos alimentos da UFSC.

Se você aplicou isso no cabelo e o cabelo ficou de uma cor que não te agradou sabe o que te indico? Procure um ótimo profissional que domine colorimetria.

E se você não gosta da minha opinião porque você usa, então paciência: não vou deixar de ser profissional por isso ok.

Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 9 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca e presta consultoria sobre produtos e para profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

72 COMENTÁRIOS:

  1. Marlon,

    Pois é, a gente vê em tanto blogue, inclusive de profissionais, é algo tão difundido, que até pensava que fosse algo "natural", no máximo, pensava que talvez não surtisse efeito, mas nem de longe, pensei que tivesse malefícios do tipo cancerígeno, enfim, tem tanta opção no mercado, nos mais variados preços, que não há a mínima necessidade de se lançar nessa aventura genciânica ( rsrsrs, perdoe o neologismo).

    Obrigada!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ester;

    por isso postei o documento, para ter base legal.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite !! adoooro o blog :)

    Marlon, oque vcê acha da Escova Primer, ela é realmente boa ? 

    ResponderExcluir
  4. Bruna Souza08 julho, 2012

    A safada da minha cabeleireira fez escova definitiva no meu cabelo sem minha permiçao , pedi progressiva e ele fez o pior . Meu cabelo era liso na raiz , e dava leves ondulações . A infeliz usou wellastrat e nega que é definitiva , afinal é ou não ? Já chorei demais e percebi que chorar não vai fazer meu cabelo voltar como antes , então comecei a cuidar dele que meio que ressecou bastante , fazem 5 meses que eu estou hidratando ele com bons cremes , senti uma boa melhora . Já faz um bom tempo que ele está sem química , por isso , gostaria de fazer luzes , porém estou com medo dos cabeleireiros só pensarem em ganhar dinheiro , e falar que meu cabelo aguenta e tal . Gostaria de uma opniao profissional que não esteja interessada no dinheiro que vai ganhar . O que pode dizer em relação a isso ? Estava pensando em pinta lo no mesmo dia de castanho , fazer uma hidratação , partir pras luzes , passar um tonalizante e finalizar com uma cauterização . É uma boa ideia ? Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Mcmichelmarinho08 julho, 2012

    Meeu deeus! Eu uso so desse shampoo! A partir de hoje usava ne, haha Fui a ate procurar na composição, não tem o violeta de metila, mais fala que é de violeta. De qualquer forma, melhor suspender o uso ne?m

    ResponderExcluir
  6. - Qual a melhor coloração pra deixar o cabelo com um tom acinzentado(Branco)?
     

    ResponderExcluir
  7. Bruna Souza;

    é relaxamento sim. E voce ainda vem falar que os cabeleireiros só pensam em ganhar dinheiro sendo que voce quer fazer um milhao de coisas no mesmo dia?

    Acho que nao ama seu cabelo.

    É uma pessima ideia!

    ResponderExcluir
  8. Bruna Souza16 julho, 2012

    Já agora estou usando a linha da Lowel protect care , é boa pra reconstruir 
    ?

    ResponderExcluir
  9. Bruna;

    Nao conheço a Lowell ainda

    ResponderExcluir
  10. Arrasou Marlon....as pessoas procuram solucoes baratas, e depois gastam o triplo para consertar. Eu ja fiz varias loucuras mas com os productos corretos

    ResponderExcluir
  11. Rosesilva0823 julho, 2012

    Bruna, já usei a linha da Lowell, estava com o cabelo detonado, ´pois tinha descolorido meu cabelo em casa 2 vezes no mesmo dia e pintei no outro, depois na mesma semana fiz progressiva para tentar dar uma melhorada,(meu cabelo é liso e fino) aí quando foi saindo a progressiva, ele foi ficando super ressecado aí comprei os produtos da lowell, tanto o shampoo,como o creme de hidratar, realmente é ótimo, comecei fazer hidratação toda a semana em casa e consegui recuperar o meu cabelo.

    ResponderExcluir
  12. Talicristian03 agosto, 2012

    Oi Marlon, Eu ia colorir com genciana, ai descobrir sem querer esse blog. Amei esse blog, entrei com muitas duvidas, te agradeço muito, pois agora vc tirou muitas duvidas minhas. Queria saber a diferencia entre cauterização quente e frio, a melhor opção para melhor resultado.Brigadim.

    ResponderExcluir
  13. me indica um kit desanarelador bom e onde encontro

    ResponderExcluir
  14. Tali

    prefiro a frio por nao energizar o fio.

    ResponderExcluir
  15. Daesylima

    nao indico desamareladores.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite ..
    Eu tenho o cabelo vermelho e quero muito passar para o rosa mas não sei Oque fazer .. Oque você me indica? e qual produto devo usar ?

    ResponderExcluir
  17. Boa noite ..
    Eu tenho o cabelo vermelho e quero muito passar para o rosa mas não sei Oque fazer .. Oque você me indica? e qual produto devo usar ?

    ResponderExcluir
  18. Boa noite ..
    Eu tenho o cabelo vermelho e quero muito passar para o rosa mas não sei Oque fazer .. Oque você me indica? e qual produto devo usar ?

    ResponderExcluir
  19. Boa noite ..
    Eu tenho o cabelo vermelho e quero muito passar para o rosa mas não sei Oque fazer .. Oque você me indica? e qual produto devo usar ?

    ResponderExcluir
  20. Rubia Prado10 agosto, 2012

    Adorei sua materia,quase que fiz ma bobagem .Obrigada pela dica,sou formada recentemente e ainda tenho muitas duvidas,isso é normal?Ou é insegurança?bjinhos.RUBIA PRADO

    ResponderExcluir
  21. Rubia

    é inseguranca. Ainda falta conhecimento adequado ok. Mas vai dar certo.

    ResponderExcluir
  22. Enderecoeletronicodakika15 agosto, 2012

    Como não? que burro....

    ResponderExcluir
  23. Karimy Matias21 agosto, 2012

    Meu cabelo esta amarelado, gostaria de atingi um tom de loiro acinzentado, com o banho de brilho da keraton consigo esse efeito?? ou o que vc me indicaria?

    ResponderExcluir
  24. Drika Pitie22 agosto, 2012

    Se ele causasse câncer nao seria usado em aftas de bebes e em em cândidas, nao acha??? Sem fundamento...

    ResponderExcluir
  25. Karimy,

    nunca usei o keraton. Mas é sim possivel conseguir um tom bege/acinzentado com outros produtos.

    ResponderExcluir
  26. Drika,

    acho que voce tem preguiça de ler. Viu a parte no blog onde está "LEIA ESSE DOCUMENTO" ?

    Por que voce nao clica lá e le o RELATORIO CIENTIFICO/MEDICO no qual eu fundamentei minha posicao ja antes adotada?

    ResponderExcluir
  27. Ainda bem que li seu post, já tava decidida a comprar a tal Violeta. Mas Gostaria que vc me dissesse se o Shampoo Plata da Embeleze é bom, pois me foi indicado pela minha cabelereira. Desde já Agradeço.

    ResponderExcluir
  28. Bom dia, gostei muito de sua matéria, bem esclarecedora, eu fiz a progressiva e os fios brancos do meu cabelo ficaram amarelo/esverdeado, o que devo fazer para corrigir sem usar tinta ?

    ResponderExcluir
  29. TODO MUNDO DIZ QUE A PROGRESSIVA TAMB CAUSA CANCER MAS É O QUE OS PROFISSIONAIS MAIS INDICAM .. ACHO QUE COM A DESCOBERTA DA VIOLETA ACABOU DANDO PREJUIZO PARA OS PROFISSIONAIS ..

    ResponderExcluir
  30. Dedefaria,

    isso que você falou foi pegadinha do malandro né?

    ResponderExcluir
  31. Eliane_pizatto08 setembro, 2012

    O DNA é imutavel é a sua receita é o seu biotipo e o fenotipo

    ResponderExcluir
  32. Info,

    tente amassar aspirinas com água morna e aplicar nos fios. Depois lave.

    ResponderExcluir
  33. Karolgrymalde18 setembro, 2012

    Olá. Queria dizer que essa história de que violeta genciana estraga o cabelo é mentira.
    Eu pintei meu cabelo de roxo (só as pontas) e não melhorou ou piorou em nada. O que deixa o cabelo ressecado é a descoloração, mas se hidratar o cabelo com um bom creme isso se resolve com o tempo. E claro pra quem gosta a violeta genciana deixa o cabelo muito lindo. Eu amei o meu. Claro que cada um tem sua opinião (e respeito). Quem quiser dar uma olhada de como ficou meu cabelo entra no meu face https://www.facebook.com/karolgrymalde Se alguem quiser saber como eu fiz o meu é só me mandar uma mensagem. E sobre a matéria, gostei muito. 

    ResponderExcluir
  34. Karolgrymalde,

    creio que você seja técnica em tricologia capilar para afirmar que não estraga o cabelo, coisa que nem mesmo eu falei na matéria....

    Respeito o que voce falou do seu cabelo (o cabelo é seu e voce faz o que quiser com ele) contudo eu nao indico isso por ser algo medicinal indicado para outras funções que não a envolvendo os cabelos.

    ResponderExcluir
  35. Luiza P Lima19 setembro, 2012

    Olá...Vou usar a violeta genciana para deixar meu cabelo roxo!!!Mas quero saber como eu devo aplicar!?

    ResponderExcluir
  36. Karin_marketing220 setembro, 2012

    não entendi... no post do dia 18/09 vc diz que "eu nao indico isso por ser algo medicinal indicado para outras funções que não a envolvendo os cabelos".. e agora você indica ASPIRINA pro cabelo? não é medicinal tb?

    ResponderExcluir
  37. Karin,

    a aspirina é sim medicinal também, contudo a sua formula o Acido Acetil Salicilico é também indicado como neutralizante da cor causada pelo Sulfato de Cobre. No caso da genciana ela nao é indicada para nada no cabelo.

    Entendeu?

    ResponderExcluir
  38. Luiza,

    esse é o blog errado pra perguntar isso

    ResponderExcluir
  39. Mlenamoura2007 outubro, 2012

    adorei a matéria, eu já ia até procurar se tinha isso nas farmacias daqui, mas que bom que resolvi ver o que era antes e achei sua matéria.
    parabéns por escrever isso e nos alertar dos perigos de aplicar esse remédio no cabelo!

    ResponderExcluir
  40. Ai vai de cada um, eu uso e ele deixa meus cabelos lindo... 

    ResponderExcluir
  41. Naty,

    daqui um tempo voce me diz.

    ResponderExcluir
  42. Olá Marlon, já passei o genciana por uma indicação de um conhecido.. tem algo para eu fazer para retirar do meu cabelo. PS; uso mega hair de queratina... Beijos Mari 


    mmmus_@hotmail.com

    ResponderExcluir


  43. Olá
    Marlon, muito informativo o seu blog, parabéns. Como falou da violeta, eu
    gostaria que comentasse sobre o Azul de Metileno, também é um remédio, só que
    usam para tingir as madeixas de azul. Pesquisei neste mesmo site da ambrapa, e
    a informação que consta, ao contrario do violeta que tem uma lista interminável
    de contra indicações, é que é irritante e pode fazer mal se em contato com os
    olhos. O que pode ser bem menos agressor que certas químicas já direcionadas ao
    uso capilar. Se pudesse falar a respeito do azul de metileno eu gostaria muito
    de ler. ^^


     

    ResponderExcluir
  44. mmmus,

    faça uma lavagem clareadora e depois uma tonalicacao em tom dourado

    ResponderExcluir
  45. Jef,

    desde as aulas de quimica lá da 8° serie ja sabiamos que o AM pode ser prejudicial. O negocio é que ele nao é indicado para cabelos. Farei algo no sentido.

    Obrigado pela indicação ok.

    ResponderExcluir
  46. Chriscerzedello31 outubro, 2012

    ola marlon tudo bem? como te falei na mensagem do face aqui onde moro ta uma febre de por violeta misturada ao creme de hidratação para "quebrar' O AMARELADO DOS CABELOS LOIROS vi uma moça em que realmente o cabelo ficou com uma cor melhor mas parece de acordo com seu texto que ela tras mais maleficios do que beneficios . li a materia porem ainda tenho duvidas vc poderia me dar dicas pois meus cabelos tem tendencia a ficarem amarelados mesmo com as luzes apos um tempo vira um fandango kkk abraços bom dia

    ResponderExcluir
  47. Chris,

    veja bem: para se neutralizar amarelo a cor ideal é o irisado, ou roxo, é a mesma coisa. Só que com tinta ou tonalizante, nao com remedio.

    E outra, pelo que voce disse, o que me parece é que voce está usando uma tinta clara demais para o tom natural que voce tem e nao está chegando na cor que quer por isso. O ideal seria descolorir primeiro o fio para depois tonalizar da cor que voce quer.

    ResponderExcluir
  48. Chris,

    para matizar amarelo tem que ser uma tinta ou tonalizante roxo, irisado.

    A tinta que voce esta usando é muito clara para o tom natural que voce tem. O ideal seria descolorir antes e tonalizar depois.

    Qual tinta usa e qual sua cor natural?

    ResponderExcluir
  49. Miriã Barbosa02 novembro, 2012

    MEU DEUUUUS! Ai q meedo... eu já usei muito essa porcaria nos meus cabelos, na inocencia mesmo, sem saber de possiveis danos.

    ResponderExcluir
  50. eu usei uma vez o violeta faz mal?

    ResponderExcluir
  51. olá Marlon eu quero pintar meu cabelo de roxo e não sei a tinta certa que não faça mau pro meu cabelo e que dure muito (e eu tenho o cabelo cacheado) eu gostaria muita de saber sua opinião

    ResponderExcluir
  52. olá Marlon eu queria saber que tinta eu posso usar para pintar meu cabelo de roxo e que não faça mau a ele eu tenho cabelo cacheado faz alguma diferença

    ResponderExcluir
  53. Se da câncer, etc... Por que pode ser usado até em bebês?

    ResponderExcluir
  54. mariana lima18 janeiro, 2013

    marlon botei violeta nos cabelos e ficarao muito roxo. ja lavei com shampoo antiresiduos e nao sai como fasso pra tira o roxo? posso descolorir os cabelos mesmo tando roxo ?...bj

    ResponderExcluir
  55. Vocês acham que algum cabelereiro iria indicar esse tipo de produto. Pois dai ninguém mais iria matizar os cabelos em salões.. E se desse câncer não seria indicado para bebes.

    ResponderExcluir
  56. Letícia Becker15 fevereiro, 2013

    Não parece ser algo cancerígeno. A Anvisa alerta apenas quanto à possibilidade de irritação. Além disso, é um medicamento indicado para aplicação na PELE. Ora, se pode ser aplicado até mesmo em partes sensíveis da pele, não vejo porque falar em restrições quanto à aplicação no cabelo.

    http://www.interfarma.org.br/site2/images/Site%20Interfarma/Informacoesdosetor/RE/Registro/2006/RDC%20199-06Medicamentos%20de%20Notificacao%20Simplific.pdf

    De qualquer forma, é mesmo necessário que haja cautela ao usar ou indicar alguma substância estranha ao seu uso original. Mas também é preciso ter cautela ao afirmar que tal substância causa doenças ou "mutações genéticas". Penso que essa é tarefa reservada a profissionais especializados em química, farmácia ou alguma outra área que seja legitimada a fazer tais considerações.

    ResponderExcluir
  57. Leticia,

    voce deve ter lido muito rapido a materia. Deve ser isso, pois eu disse "pode", que é um imperativo hipotetico e nao categorico como voce afirmou. E as minhas informacoes estao embasadas no domumento do laboratorio que inclusive coloquei o link para todo mundo acessar e ler. Leia primeiro o que o laboratorio mesmo informa de acordo com as normas da abnt e depois leia a materia com mais calma.

    ResponderExcluir
  58. Letícia Becker25 fevereiro, 2013

    Vou reler.. e acho que fui meio dura no meu comentário. Afinal, você buscou as informações e deu sua opinião, no seu blog, e eu não tenho que ficar aqui retrucando. Sem esquecer que, no que diz respeito a cabelo, não há mesmo o que retrucar com você (que demonstra cada vez mais o quanto é ético, responsável e o quanto ama o que faz). Quero que saiba que, apesar da crítica a esse único post, amo seu blog, só tenho a agradecer pelo que aprendi aqui e te admiro muito, como profissional e como pessoa (apesar de só conhecer por postagens). Abraço e desculpe pelo comentário desagradável. ;)

    ResponderExcluir
  59. Já faz 2 anos que pinto meu cabelo com violeta ou só uso pra tirar o efeito amarelão, eu também uso o Azul de metileno, mas enfim, creio que não sejam produtos causadores de câncer, pois como falaram nos comentários, VG e AM são remédios usados em áreas mega sensíveis do corpo, por que faria mau ao couro cabeludo? Aliás, uma vez descolori meus cabelos e acabou queimando meu couro e fazendo algumas feridas, então decidi pintar meu cabelo com azul de metileno e violeta, meus cabelos ficaram perfeitos, ficaram um azul que só eu sei fazer e ainda melhorou muito meu couro cabeludo, as feridas todas sararam rapidinho. Mas enfim, não estou falando que VG e AM não pode fazer mau, pois podem fazer mau sim, mas creio que não dar câncer e fazer mau ao couro, o que faz mau mesmo é o álcool que tem nesses produtos, faz maus para OS CABELOS, então sempre é bom deixar o produto aberto em ar livre para o álcool se evaporar.

    ResponderExcluir
  60. Boa noite decobri uma receita caseira para Hidratar e alisar o cabelo gradualmente que é feita com 1 colher de sopa de Bepantol, 4 colheres de sopa de iogurte natural, 4 compridos de aspirina diluídos, 1 colher de sopa de leite de coco. Depois de diluir a aspirina no leite de coco misturasse o resto dos ingredientes e colocasse nos cabelos secos 45 minutos a 2 horas enxaguasse e depois é só passar por água. Pode também colocar 2 a 3 tampinhas de Bepantol no shampoo e amaciador e é só borrifar ou espalhar no cabelo antes de ir dormir. Algum problema nestes ingredientes ?

    ResponderExcluir
  61. O mais engraçado, é que no documento diz:
    "Após contato com a pele:
    Lavar com água. Tirar a roupa contaminada. Chamar um médico."
    E não é um remédio para assepsia de ferimentos na PELE? Eu acho que esse documento não é da violeta genciana. E antes de criticar um método, acho que você deveria ter pelo menos pesquisado outras formas de pintar o cabelo de roxo, e se você se diz tão profissional, que não conhece nenhuma das tintas fantasias para indicar. Aqui tem um link para você se informar pelo menos, http://9dadesasolta.wordpress.com/2013/01/04/cabelos-coloridos-o-que-e-tinta-fantasia/.

    ResponderExcluir
  62. Jhé Rodrigues29 julho, 2013

    Ola Marlon , meu cabelo era castanho escuro eu começei a tingir pro loiro ta meio larannja seii la , que tinta eu uso para pegar un loiro meio que cinza?

    ResponderExcluir
  63. Jhe ,

    va a um profissional ok.

    ResponderExcluir
  64. Olá.
    Me indicaram violeta genciana, para "branquear" os fios loiros . Pois já fui em inúmeros salões, alguns deles ( os últimos ), renomados aqui em RS e nenhum conseguiu que o meu cabelo ficasse um loiro platinado , para branco, nas minhas californianas. Pois parece que o meu cabelo é muito difícil de abrir as cutículas. Já cheguei a passar 5 horas em processo de descoloração, apenas nesse processo foram 5 horas. E o último salão, até que me deu um resultado melhor. Mas a própria dona do Salão que ficou responsável pelo meu cabelo, disse que realmente parece que as minhas cutículas não querem abrir. Que produto você recomendaria , ( um que não agrida muito o meu cabelo também , e tenha sucesso no meu cabelo ) ? Meu cabelo é Castanho escuro , liso.
    Obrigada,
    Kyra

    ResponderExcluir

Deixe seu comunicado, comentário. Seja educado (a) e objetivo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...