Postado dia 05 julho 2012

Violeta Genciana nos Cabelos




A maioria das mulheres, e agora homens também, querem colorir os cabelos ou já coloriram. Isso é bom, é moderno. O problema é quando começam aparecer idéias "mirabolantes". E uma delas é a VIOLETA GENCIANA. Quer saber o que é e o que ela faz? Então leia mais.




Remédio = Tinta de Cabelo?

Para colorir o cabelo usa-se tinta de cabelo, para tonalizar é tonalizante de cabelo e para hidratar é hidratante de cabelo.

Mas e quando alguém ao invés disso começa a inventar moda e usar spray de cabelo colorido, papel crepom (que horror) ou a tal da Violeta Genciana

Ah, antes vou sugerir que você siga nosso Instagram @cabelosesonhos para você ficar por dentro de fatos e fotos que não são publicadas aqui.

Não vou falar aqui do papel crepom porque é um absurdo o que ele faz no cabelo a longo prazo. Vim para falar da Violeta Genciana. Muitos sem saber o que é aplicam nos cabelos porque ouviu alguém dizer ou porque leu na internet e aí já era.

violeta genciana é um tipo de pigmento muito utilizado na área médica para identificar bactérias específicas. Seria como o o azul de metileno, o vermelho de metila e por aí vai.

Ambos são usados para realçar algo ou alguma coisa, como as bactérias, por exemplo.

O violeta de metila (gênero do qual a genciana é especie) também é usado na industria textil para dar cor aos tecidos e também usado como identificador de PH, e eu já usei muito (raramente uso hoje) como identificador de PH naqueles papeizinhos em forma de palitos, onde eu usava, e uso, para identificar o PH de algum produto "melhor do mercado" que algum vendedor chega aqui para vender.

Mas é muito conhecido para aplicação em aftas de bebês e/ou candidíase.

Algumas pessoas tem usado a Violeta Genciana para colorir os cabelos. Usam no shampoo, condicionador ou nos cremes para tirar o amarelado do cabelo ou para colorir mesmo.

EU NÃO USO E NÃO INDICO PARA USAR EM CABELOS.

Se você rodar por aí vai ver blogs mostrando como misturar, como aplicar, e até com fotos de antes e depois. Não vou falar pelos outros mas sim por mim: minha responsabilidade não permite ensinar nada que possa trazer algum malefício ou que tecnicamente não seja viável a aplicação por um nao profissional.

Quanto aos problemas do violeta de metila, ele pode causar mutações de DNA e até câncer, segundo podemos ler nesse artigo em espanhol que mostra a proibição do Cristal Violeta pela FDA (uma agência americana que controla fármacos e alimentos, como a ANVISA no Brasil).

Também podemos encontrar a descrição do potencial carcinogênico nesta dissertação de pós-graduação em ciência dos alimentos da UFSC.

Se você aplicou isso no cabelo e o cabelo ficou de uma cor que não te agradou sabe o que te indico? Procure um ótimo profissional que domine colorimetria.

E se você não gosta da minha opinião porque você usa, então paciência: não vou deixar de ser profissional por isso ok.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.