Postado dia 29 agosto 2012

Diferenca Entre Cauterizacao Quente e a Frio




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Como tem sido grande a busca entre diferenças então resolvi falar sobre as diferenças básicas entre a cauterização à quente e a cauterização a frio. Você sabe quais? Se não sabe ainda então que tal conferir?


Entra numa fria ou numa quente?


A cauterização é um procedimento que visa tratar o fio em sua totalidade ou seja, de dentro para fora, córtex e cutículas.

Ela se diferencia da hidratação pois a hidratação como o nome propriamente diz visa a repor água perdida pelo fio ou que necessita para que fique em boas condições.

Já a cauterização que em sentido estrito quer dizer mudar algo por meio ou através de meio enérgico, não visa somente repor água mas também nutrientes que o fio possa ter perdido como lipídeos, proteínas, aminoácidos e etc...

Se você gostaria de ficar por dentro de assuntos interessantes sobre cabelos então assine nosso FEED e receba em seu email uma matéria sempre que a postarmos aqui no blog, mas não se esqueça de confirmar sua inscrição através do seu email de cadastro.

Lembro que falando sobre tratamentos capilares em uma série que fiz logo no início do blog eu falei sobre o que é a cauterização de uma forma geral e sobre a diferença entre cauterizaçao e progressiva, e se você gostaria de saber um pouco mais então leia:


Dentro da cauterização existem 2 tipos: a cauterização a quente e a cauterização a frio.

A cauterização a quente normalmente privilegia a queratina como maior proteína de reposição. Ela visa devolver queratina ao fio se utilizando de um meio enérgico que é a chapinha para fazer com que as moléculas de queratina se estruturem dentro dos fios e repondo a proteína na haste pilar.

A cauterização a frio privilegia normalmente os aminoácidos como maior nutriente de reposição no fio. Tais aminoácidos podem ser a leucina, a isoleucina, a valina, arginina dentre vários outros.

Outro fator importante é que a cauterização a frio leva esse nome porque ela não privilegia a queratina que para ter um efeito precisa de sofrer elevação de temperatura.

A frio utiliza, como meio enérgico de repor o seu elemento transportado, um selante de PH normalmente 3,5 para fios ressecados e tratados quimicamente e um outro selante de PH de no máximo 5,5 para cabelos virgens a secos.

Esse selante normalmente vem em spray e é aplicado após a carga de aminoácidos ou de açucares especiais (tinha me esquecido deste outro elemento).

O que não pode ser confundido é algumas coisas que vejo por aí como marcas vendendo cauterização a frio com queratina. Isso não cola, pois como já disse a vocês a queratina para ter EFEITO precisa ser aquecida por um meio enérgico QUE É A CHAPINHA.

Agora que vocês já sabem a diferença entre uma e outra fica a critério de vocês a escolha. A minha escolha? Eu 99% das vezes vou de cauterização a frio, e não por que eu ache bonitinha ou mais simples de fazer, pelo contrário, a frio normalmente é personalizada e tem que ter conhecimento para anamnese capilar precisa.

A pergunta que deixo para você responder abaixo é: já fez cauterização a frio alguma vez? Se já fez qual foi a experiência em relação à quente e qual o resultado mais agradou?


Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte, mas antes de perguntar siga o blog.

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Clique em "LEU?" na barra abaixo e seja um Top leitor.

Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.