Postado dia 13 agosto 2012

O que é Mordaçagem Capilar?




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Voltando um pouco sobre os aspectos técnicos aprendidos ainda em fase de formação quero falar aqui para vocês um assunto relacionado à tintura. As vezes você quer saber sobre como passar a tinta no cabelo mas de que adianta saber passar a tinta se não souber como conseguir a cor. E os cabelos que não pegam tinta? Como fazer para ficar bonitinho? Isso é o que a mordaçagem quer resolver.


Lembrou do machucado?

Mordaçagem é uma técnica bem antiga, não que eu seja antigo, mas é uma técnica que visa preparar cabelos muito queratinizados que não fixam tinta corretamente.

Normalmente cabelos assim são os cabelos grisalhos que foram muito queratinizados pelo próprio organismo humano. São fios extremamente brilhantes e na sua maioria grossos.

Quando se aplica a tinta nesse fio ela acaba por não cobrir o branco e este acaba por ficar manchado ou com uma cor muito aquém da cobertura prometida, exemplo: aplica-se uma loiro escuro mas a cor fica um loiro clarissimo.

Eu ensinei como cobrir um cabelo branco perfeitamente em outra matéria:


Nestes casos o ideal é fazer a mordaçagem. Técnica utilizada para fazer com que o cabelo inche a acaba por dilatar as cutículas ou escamas, que é a parte externa do fio, permitindo assim que o pigmento artificial penetre e com o oxide dentro do córtex capilar.

Se você não entende muito de cabelo e gostaria de estar sempre por dentro das notícias de cabelo quando forem lançadas aqui no blog então assine nosso FEED.

Em outra oportunidade eu falei sobre como cobrir cabelos brancos com a tintura inclusive ajudando na técnica, se se você não leu pode conferir logo abaixo:


A mordaçagem nada mais é que a aplicação de peróxido de hidrogênio a 3% líquido em cabelos brancos antes da tintura. Traduzindo: água oxigenada líquida de 10 volumes.

Deve ser aplicado o líquido nos fios esperar secar. Após isso a coloração deve ser aplicada em cima da mordaçagem normalmente como normalmente se faz.

Hoje as tinturas estão muito mais modernas. A química cosmética evoluiu muito nos últimos anos, o que permite que em sua grande maioria não haja a necessidade de fazer a mordaçagem para cobrir os fios brancos.

A pergunta que deixo para vocês responderem abaixo é: já fizeram a mordaçagem ou pretendem fazer ou ainda indicar para alguém que não consegue cobrir os brancos do jeito que gostaria?


Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte, mas antes de perguntar siga o blog.

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Clique em "LEU?" na barra abaixo e seja um Top leitor.

Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.