Postado dia 27 agosto 2012

O Que faz o Pityrosporum Ovale no Cabelo


Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Você já ouviu falar em pityrosporum ovale? E Malassezia Furfur? Não? Sabia que você isso no couro cabeludo? Também não? Ficou curioso(a) em saber não é, eu sei. Então lá a mais uma aula de tricologia capilar e aumentar o seu conhecimento na área.

O fungo pytirosporum ovale se proliferando no cabelo
Proliferação do Pityrosporum Ovale


Tricologia capilar é a ciência que estuda o cabelo. Sua formação, as doenças enfim...

Dentro da tricologia existe logicamente o estudo do couro cabeludo de certa forma. Não é o forte mas temos que saber como o fio se forma para então entender algumas reações que ocorrem principalmente na área da química.

E se você gostaria se saber sempre mais então assine nosso FEED e receba as matérias sempre que postarmos, mas não se esqueça de confirmar sua inscrição.

O pityrosporum ovale (hoje denominado Malassezia Furfur) é um fungo encontrado no corpo humano. Sua manifestação acaba por manifesta reações na pele e uma delas é a descamação da epiderme.

No couro cabeludo chamamos de caspa, seja ela seca ou oleosa, seja a pytiriasis simplex ou a esteatoide. E outras matérias eu falei tanto sobre a caspa seca e como prevenir bem como sobre a caspa oleosa e como prevenir, veja abaixo:
 

Esse fungo está sempre presente, mas com sua proliferação acaba ocorrendo a caspa oleosa e até dermatite seborréica dentre outros problemas.

Normalmente ele se manifesta com o esquema "cabelo úmido + calor", ou seja, você lavou o cabelo e foi dormir. Ótimo para ele se proliferar.

Outro meio é você lavar o cabelo e fazer aquele coque molhado e ir trabalhar. Durante o dia ele vai levar horar para secar mas mais ficar úmido e quente, e isso é ótimo para o fungo.

Para evitar que este fungo detone seu couro cabeludo evite ficar com o cabelo molhado durante muito tempo, se for lavar o cabelo a noite antes de dormir então seque os cabelos.

Prevenir o problema será muito mais fácil do que remediar depois.

A pergunta que deixo para você responder abaixo é: Você tem o costume de dormir com o cabelo molhado ou ficar com ele molhado muito tempo durante o dia? Já teve caspa por conta desse hábito?


Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte, mas antes de perguntar siga o blog.

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Clique em "LEU?" na barra abaixo e seja um Top leitor.

Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos

Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 9 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca e presta consultoria sobre produtos e para profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

11 COMENTÁRIOS:

  1. Flavia Goncalves27 agosto, 2012

    olá amado, td bem com vc? Então, ontem mesmo atendi uma pessoa que não é minha cliente e vi umas caspas grandes e grossas em seu coro cabeludo. Indiscretamente comentei com ela, e ela me falou q a profissional q cuida de seu cabelo falou q ela tem o cabelo bem ressecado e jamais terá caspa. Logo, achei estranho e estava vendo em seu blog. Então o que acontece com ela é caspa seca?

    ResponderExcluir
  2. Entao eu lavo meu cabelo todos os dias dificilmente dia sim dia nao. nao amarro ele molhado mas minha cidade é bastante fria
    lavo ele por volta das 06:00 hs da manha e so vou sentir ele seco por volta das 15:00 hs ou mais

    ResponderExcluir
  3.  

    Olá, Marlon. Estou com uma dúvida e queria saber se pode
    saná-la para mim. Eu fiz uma escova de mutamba a dois meses, para reduzir o
    volume do meu cabelo. Como eu faço para esse efeito durar mais? Apesar de eu usar shampoos e condicionadores que assegurem esse resultado, além das
    hidratações, o volume já está voltando.


    ResponderExcluir
  4. Flavia,

    o profissional parece nao entender muito do assunto. O que ela tem pelo seu relato é a Esteatoide. Leia sobre ela aqui no blog.

    ResponderExcluir
  5. Alice,

    mutamba??? Meu Deus, nunca ouvi falar.

    ResponderExcluir
  6.  Goooooooooogle!

    ResponderExcluir
  7. oi eu ja usei o relaxamento amaciher mais depois eu usei uma selagem nao gostei nao poço usa o amacihaer de novo ja faz cinco meses que fiz a selagem nao usei mais nada depoi da selagem e meu cabelo quebrou muito

    ResponderExcluir
  8. oi ja usei amaciher mais depis fiz uma selagem ano gostei meu cabelo quebrou muito ja faz conco meses poço  voltar a usar o amacihare de novo

    ResponderExcluir
  9. Alice,

    não sou profissional de google. Falo do que sei, não do que as mentiras do google ensinam. Talvez voce tenha mais tempo que eu para procurar sobre no "google".

    ResponderExcluir
  10. Elizabeth,

    para força tem a linha Aminoacidos da Marie Solti. Em relacao a escovas eu nao fao indicacao. Abraço.

    ResponderExcluir

Deixe seu comunicado, comentário. Seja educado (a) e objetivo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...