Postado dia 27 agosto 2012

O Que faz o Pityrosporum Ovale no Cabelo




Você já ouviu falar em Pityrosporum Ovale? E Malassezia Furfur? Não? Sabia que você os tem no couro cabeludo? Também não? Ficou curioso(a) em saber não é? Eu sei. Então vamos a mais uma aula de tricologia capilar para aumentar o seu conhecimento na área.




Ação do Malassezia Furfur no cabelo



Tricologia capilar é a ciência que estuda o cabelo. Sua formação, as doenças, enfim...

Dentro da tricologia existe logicamente o estudo do couro cabeludo de certa forma. Não é o forte mas temos que saber como o fio se forma para então entender algumas reações que ocorrem principalmente na área da química.

Sempre tenho dado dicas lá no meu Instagram @cabelosesonhos e mais recentemente tenho falado também lá no meu canal do Youtube. Você já segue lá? Se não, então quero contar com sua audiência lá também.

O Pityrosporum Ovale (hoje denominado Malassezia Furfur) é um fungo encontrado no corpo humano. Sua manifestação acaba por manifesta reações na pele e uma delas é a descamação da epiderme.


No couro cabeludo chamamos de caspa, seja ela seca ou oleosa, seja a Pytiriasis Simplex ou a Pytiriasis Esteatoide. Em outras matérias eu falei tanto sobre a caspa seca e como prevenir bem como sobre a caspa oleosa e como prevenir, veja abaixo:



Esse fungo está sempre presente no corpo humano, mas com sua proliferação acaba ocorrendo a caspa oleosa e até dermatite seborreica dentre outros problemas. Entretanto é necessário ressaltar que pessoas com dermatite seborreica não necessariamente possuem maior população de Malassezia em sua pele.

Normalmente ele se manifesta com o esquema "cabelo úmido + calor", ou seja, você lavou o cabelo e foi dormir. Ótimo para ele se proliferar.

Interessante notar que embora seja um tipo de germe habitual da pele encontrado facilmente em muitas pessoas o fator imunológico de cada pessoa poderá ser relevante para desencadear a ação desse fungo na pele e causar alguns dos problemas aqui citados.

Outro meio é você lavar o cabelo e fazer aquele coque molhado e ir trabalhar. Durante o dia ele vai levar horas para secar e irá ficar úmido e quente, e isso é ótimo para o fungo.

Para evitar que este fungo possa causar problemas para seu couro cabeludo evite ficar com o cabelo molhado durante muito tempo, se for lavar o cabelo a noite antes de dormir então seque os cabelos.

Prevenir o problema será muito mais fácil do que remediar depois.

Existem bons produtos no mercado de cosméticos, principalmente xampus, formulados para lavar de forma mais adequada o couro cabeludo e a pele no intuito de combater esse fungo ou mesmo mantê-lo controlado.


Vemos, por exemplo, xampus que agem quando já existe a coceira no couro cabeludo, trazendo assim um alívio, e outros tipos de xampus que servem para remover a oleosidade excessiva com o intuito de "sumir" com a descamação presente.


A pergunta que deixo para você responder abaixo é: Você tem o costume de dormir com o cabelo molhado ou ficar com ele molhado muito tempo durante o dia? Já teve caspa por conta desse hábito?

*Este post foi atualizado em 03/07/2020



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.