Postado dia 08 agosto 2012

Pode Fazer Progressiva e Depois Relaxamento?


Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

No Brasil, principalmente, quem tem volume nos cabelos está optando pelas progressivas, que hoje são permitidas as sem formol. Outros preferem fazer o relaxamento ou alisamento. Mas hé pessoas que queiram fazer os dois. A pergunta é: Pode fazer progressiva e relaxamento?


Progressiva com relaxamento????




Uma grande discussão essa. Uns acreditam que sim, outros que não. E existem aqueles que só querem saber se pode ou não para então tomar uma decisão.

Se você tem essa dúvida então vamos saná-la agora.

Tenho uma prima que somos até confundidos como irmãos, por conta de parecermos fisicamente, que no início quando eu estava começando chegou até mim com um problema: ela queria o cabelo liso mas não sabia o que fazer pois o cabelo era muito anelado.

Se você também é assim e tem muitas dúvidas sobre cabelos então assine nosso FEED e receba as matérias no seu mail Mas tem que confirmar ok.

Eu sabia que o relaxamento iria deixar o cabelo sem volume, mas como fazer para deixar ele com um bom aspecto? Então na época eu pelo conhecimento que tinha na época sugeri que ela fizesse o relaxamento e a progressiva no mesmo dia. Foi o que fizemos e o cabelo ficou sim lisinho.

O problema? Na época o formol bombava. E foi o que fiz. Na época era permitido. Hoje não indico. Formol é proibido.

E ela tinha o cabelo na época. Que não desbotou com a progressiva, mas sim com o relaxamento, e de guanidina. Talvez você esteja agora perguntando: "Mas Marlon, guanidina não é incompatível com tintura por ter amônia?", e eu respondo: SIM, É!

Só que não me leve a mal, quem estava fazendo era eu, e eu tinha plena certeza do que estava fazendo, conhecia o cabelo, os seus limites, a minha técnica, confiava nos profissionais que tinham me doutrinado, nos cursos que fiz com 2 das melhores profissionais de relaxamento de MG na época e enfim....

Eu sabia o que estava fazendo.

E se perguntarem para minha prima se quebrei UM apenas UM FIO ela dirá que NÃO.

Se você quer saber se pode ou não fazer progressiva em cabelos com mechas, por exemplo, então leia:


A questão aqui tratada tem relação exatamente igual está no titulo: progressiva ANTES do relaxamento. Se você quer saber se você pode fazer o relaxamento e DEPOIS a progressiva então eu sugiro que você leia a outra matéria sobre:


Tavez você ache que não faça a diferença a ordem dos fatores. Mas faz e fará. E o cabelo é seu, se você quiser fazer o teste e voltar aqui para chorar então sorry!!

Então a resposta é NÃO!!! NÃO pode, aliás, não deve ser feito a progressiva e depois o relaxamento. Por que?

Porque quando você fazia a progressiva, ela, na época do formol, selava o fio e impedia a ação do alisante. Hoje com relação às progressivas que estão no mercado, sejam de ácidos, carbocisteína ou outra qualquer, é que a maioria compacta muito o fio, e isso deixa-o fragilizado para ter sua estrutura mexida.

Ainda mais em tratando-se das pontes dissulfetos conhecidas como S-S.

Portanto se você pretende fazer uma progressiva e depois o relaxamento, então desista. "Ahhh Marlon mas a marca falou que....", faça o que você quiser, o cabelo é seu. Se você vier onde trabalho eu não vou fazer ok!

A pergunta que quero que vocês respondam abaixo é: já fizeram os 2? Qual fez primeiro e como ficou? Pretendem fazer os 2?


Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte, mas antes de perguntar siga o blog.

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Clique em "LEU?" na barra abaixo e seja um Top leitor.

Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos

Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 9 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca e presta consultoria sobre produtos e para profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

71 COMENTÁRIOS:

  1. Oi Marlon, bem nunca fiz os dois juntos. Fiz o relaxamento uma vez e amei o resultado, agora já da progressiva não gostei pois o cabelo fica com aspecto muito feio paracendo cabelo ruim que passou somente chapinha. Queria saber se selagem é a mesma coisa que progressiva e se defrizzagem é a mesma coisa que relaxamento? Bjos e parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  2. Vanessa Garcez08 agosto, 2012

    Não vim responder a pergunta até porque não fiz isso :D Só queria agradecer porque depois que conheci o blog meu cabelo melhorou MUITO! Devo isso a você :D

    ResponderExcluir
  3. querido fiz um relaxamento com guanidina da loreal e depois a maroquina  ñ alizou  abaixou o volume meu cabelo é muitro crespo  o q posso fazer p deixa-los lisoa?
    e por q ñ alizou

    ResponderExcluir
  4. Giovannagabby17 agosto, 2012

    eu fiz os 2 no mesmo dia , na primeira semana fico lindo mais quanto eu lavei caiu bolos e bolos de cabelo , deu muita dó fiquei com uns buracos na cabeça , depois disso o meu cabelo nunca mais foi o mesmo , até hoje ele quebra muitos e todo produto que eu passo pra hidratar pareçe que não faz efeito, e olha que eu só uso produto boom ,, resultado tem 1ano e meio que eu fiz RELAXAMENTO e PROGRESSIVA ... e meu cabelo naão para de cair,,,, ou seja gente não faça porque você ira se arrepender amargamente .. eu tinha um cabelo cacheado lindo que vinha na cintura , hoje tenho um cabelo liso , mais todo quebrado que vem nos ombros ..  os dois juntos ACABA COM O CABELO , principalmente o RELAXAMENTO 

    ResponderExcluir
  5. Oi Marlon, parabéns pelo blog. Tenho uma dúvida: Acabei de fazer a progressiva (2dias), mas a minha intenção era a definitiva. Tenho cabelos enrolados, porém finos, e não tenho muitoooo cabelo. Como a progressiva é recente, você recomenda fazer o relaxamento depois de quanto tempo? Aliás, você recomenda o relaxamento?

    ResponderExcluir
  6. Krolribeiro1822 agosto, 2012

    gostei so q vc ñ falou se posso relaxar depois da progressiva.

    ResponderExcluir
  7. Achei seu blog primo.... e será que essa acima de quem você está falando sou eu? rss se for fico feliz... Bjs e sucesso

    ResponderExcluir
  8. Marlon me ajude!
    Fiz uma progressiva, acho que o profissional usou formol pois meus olhos ardiam muito e tive que usar uma toalha para tapar o nariz de tão forte o cheiro (ach o que era mesmo formol).
    O resultado ficou ate bom....ocorre porém que em dois meses minha raiz ficou imensa cresceu tipo uns dois dedos.
    O profissional que fez a progressiva disse que não se deve fazer progressiva num periodo menor que 3 meses, então diante disso eu não sei o que fazer com a minha raiz que está enorme e enrolada. Aí a raiz fica enrolada e a extensão do cabelo liso. o que eu devo fazer?

    ResponderExcluir
  9. Thomás Sousa24 agosto, 2012

    Amei o Seu Blog
    muito Obrigado pelas dicas
    Parabéns! ^^

    ResponderExcluir
  10. Thaty Souza29 agosto, 2012

    Olá Marlon! Sou a Thaty , tenho 18 anos e moro no RJ. Conheci teu blog nao tem muito tempo, e ja leio todas as postagens e graças a vc ja aprendi muita coisa , sou tua fã de carteirinha e minhas amigas tbm!! Queria vc aqui no Rio rs. Mais ainda queria sua ajuda akê : Meu cabelo é cacheado e um "medio fino" , faço a Portie Fine , e nao estou me agradando muito pois com 1 mes ja volta o volume e um pouquinho de ondas, eu fiz tintura tem 1 mes. Minha pergunta é: posso fazer uma guanidina e depois a portie, mesmo tendo tingido ele?? 

    ResponderExcluir
  11. ola´marlom,fiz progressiva a 4messes posso passar alisante?

    ResponderExcluir
  12. gostaria de saber se eu descolorir meu cabelo e pintar depois o que fazer para recuperalo

    ResponderExcluir
  13. Jaiporto,

    nao sei porque nao alisou. Mas somente pode usar guanidina de novo.

    ResponderExcluir
  14. Luana,

    recomendo. De um espaço de 3/4 meses.

    ResponderExcluir
  15. Krolribeiro,

    veja que eu disse sim: "Então a resposta é NÃO!!! NÃO pode, aliás, não deve ser feito a progressiva e depois o relaxamento. Por que?"

    ResponderExcluir
  16. Tatiana,

    eu primaaaaaaaa. Essa é você mesma. Que bom que apareceu aqui. Nao se assuste se alguem ler sua pergunta e minha resposta e resolver lhe mandar alguma pergunta pra ver se o que falei é verdade, o pessoal aqui do blog quer sempre me pegar em alguma contradição, kkkkkkkk, só em sonho.

    Beijo para voce, saudade.

    ResponderExcluir
  17. Maria,

    fuja do formol e eu indicaria o relaxamento pra voce.

    ResponderExcluir
  18. Thaty,

    seu cabelo nao irá aguentar.

    ResponderExcluir
  19. Fran,

    nao sei como está seu cabelo.

    ResponderExcluir
  20. Geralaine,

    está pensando em detonar pra depois recuperar? Sem comentario.

    ResponderExcluir
  21. Mas fica a dica: use produtos que tenham proteinas e aminoacidos.

    ResponderExcluir
  22. entao marlon meu cabelo esta destruido com quimica se eu descolorir vai piorar e o que fazer pra dar vida a ele 
    beijos 

    ResponderExcluir
  23. Gerlaine,

    siga o Cronograma Capilar Brasileiro aqui do Blog.

    ResponderExcluir
  24. marlon esta foto que vc usou ai é o cabelo da sua prima ?
    ao qual vc fez o relaxamento e depos a progressiva ?
     

    ResponderExcluir
  25. snif oi marlon eu fiz o pior, descobri o inicio do meu pesadelo aqui rsrs, eu fiz a progressiva e tava lindo depoisde 3 meses eu acho , adivinha? fiz o relaxamento e arrependimento toatal tenho fotos do antes e de agora: cabelo ressecado com queda na frente no meio e atras rsrs, pontas multiplas esses dias sai correndo p mostrar minha ame tinha achado um fio com 11 pontas FEIOO!! e agora to ficando careca help!!

    ResponderExcluir
  26. ola, tudo bem contigo? faço processos quimicos  no meu cabelo, ha mais d 9 anos... Ja aconteceram diversas coisas cm ele, desde, quebra, queda, caspas, ressecamento, ficar muito duro por devido tantas quimicas... enfim, sofri muito qdo isso me aconteceu. Fazia as quimicas no intervalo d 2 meses. alisava hj e depois d uma semana, pintava d preto azulado e   no mês seguinte fazia a progressiva... fica lizinho, lizinho. So q qdo lavo no outro dia ele esta duro, d tantas quimicas. Dai, parei cm a tintura, foi uma faze dificil, pois era preto azulado meu cabelo, e nao gostava q aparecesse nem se quer um risquinho d marrom... rsrsrsrsrs... tive q deixa-lo sem pintar e ficou cm uma cor horrivel, castanho na raiz, preto nas pontas e cm reflexos vermelhados, dai, so tava fazendo o relaxamento e apos um mês a progressiva. e toda vez lavo meus cabelos q é duas ou as vezes ate mais durante a semana, sempre os hidrato. Uso em casa os cremes da L´OREAL PROFISSIONAL ( force e vector) a linha completa e intercalando cm os da linha KERASTASE ( nutritive). Sao cremes excelentes!  depois do uso contínuo cm esses produtos... meu cabelo melhorou 100%. Ha, e tbm tive q melhorar minha alimentaçao.  Atualmente me sinto muito feliz cm meu cabelo.

    ResponderExcluir
  27. Sabrina,

    voce terá que cortar e cauterizar o cabelo. Siga o CCB.

    ResponderExcluir
  28. Endy Oliveira17 outubro, 2012

    Olá Marlon, já fiz por 2 vezes relaxamento e logo em seguida a progressiva em uma cabelereira. O resultado foi razoavelmente bom, meu cabelo quebrou um pouco, porem não desbotou, e nem caiu! Gostaria que você me desse umas dicas pra deixa-lo com a força ideal pra receber algum tipo de química! Agradeço desde já :)

    ResponderExcluir
  29. Endy,

    siga o CCB aqui do blog e use o item força.

    ResponderExcluir
  30. dany carvalho12 novembro, 2012

    Oi Marlon, faço progressiva com formol,preciso esperar quanto tempo para relaxar com guanidina?

    ResponderExcluir
  31. Dany,

    formol está proibido por isso nao faço comentarios ok

    ResponderExcluir
  32. Adorei seu site e a informação sobre progressivas e relaxamentos,tirei todas as minhas dúvidas sobre esse assunto que me tirava o sono rsr.. literalmente,toda vez que eu fazia um relaxamento e depois uma progressiva,eu já imaginava quando a cliente voltasse pro retoque aff.. era uma tortura,mais eu já tinha percebido que o cabelo ficava super sensível e então resolvi fazer,definitivas pra quem curte lisinhos e progressivas pra quem curte temporárias, tipo não relaxo mais os cabelos e depois faço uma progressiva pra ficar liso e brilhante,(isso era burrice mesmo) Vendedores dizem fazer e acontecer com produtos e na verdade é apenas marketing. Agradeço por sua explicação. Amei... bjs

    ResponderExcluir
  33. Oi Marlon, fiz uma progressiva a menos de um mês e meu cabelo não para de cair muito. Antes da progressiva meu cabelo ja caia um pouco e era muito fino. To quase ficando careca, o que eu faço ?

    ResponderExcluir
  34. Fiz um ralaxamento a 3 semanas e queria fazer uma permanente de cacho ja na semana que vem . Tem algum problema?

    ResponderExcluir
  35. thailane cunha29 dezembro, 2012

    eu fui em um salão e a mulher deu uma progressiva no meu cabelo, mais os meus olhos arderam de mais e meu coro cabeludo também, e ela disse que se eu quizesse dar uma guanidina que eu poderia dar eu já tenho 2 meses que já dei progrssiva e a raiz do meu cabelo já está alta, gostaria de saber se realmente eu posso dar guanidina e se realmente não tinha formou pelas reações que eu sentir?

    ResponderExcluir
  36. thailane cunha31 dezembro, 2012

    Eu fiz uma progressiva no cabelo e já tem 2meses e a minha raiz já está alta,a mulher do salão deu e disse que a progressiva não tinha formou, mais meus olhos arderam muito e o meu coro cabeludo também, e ela disse que se eu quizese dar guanidina depois que eu poderia,gostaria de saber se eu posso mesmo e se essas reações que eu sentir realmente não tinha formou.

    ResponderExcluir
  37. Danielle Puianni08 janeiro, 2013

    Já faço progressiva Marroquina da Inoar nos cabelos a um pouco mais de um ano, e uso shampoo tonalizante (sem amônia).Notei que meu cabelo já não segura a progressiva como deveria, pois principalmente proximo a raiz após 1 mes da progressiva ele começa a ficar ondulado.Gostaria de saber se posso fazer um relaxamento no cabelo e depois fazer novamente a progressiva?

    ResponderExcluir
  38. disqus_GE8JQxOk1Q21 janeiro, 2013

    Fiz um progressiva dia 19/01/13, quando posso fazer um relaxamento e depois a progressiva ?

    OBS: A progressiva era compatível com todas as químicas.

    ResponderExcluir
  39. Marlon tô no blog lendo todo dia e decidi perguntar porque não achei (ou será que eu passei batido?) : Qual o intervalo mínimo entre uma progressiva e outra?

    ResponderExcluir
  40. Já fiz primeiro o relaxamento, uma semana depois a progressiva sem formol. O efeito foi bom, bem lisinho, passei um mês sem precisar escovar os cabelos, mas o cabelo deu uma quebrada na parte frontal, pela minha observação foram dois os motivos: Meu cabelo sempre quebra quando coloco alisante puro, deveria ter misturado com um pouco de creme; e segundo a cabeleireira não enxaguou nem neutralizou corretamente os fios após o alisamento. Três meses depois com outra profissional, muito conceituada por sinal, fiz um alisamento. Errei de confiar de cara na profissional só pelo prestígio público. Ela passou um produto de cheiro agradável, mas que segundo ela era a base de amônia (a química que sempre usei). Ela ficava alisando o cabelo o tempo todo com o pente e o produto ficou quase 2 horas no meu cabelo. Resultado: metade do meu cabelo ficou no chão do salão dela na hora, curioso que apenas a parte de cima resistiu, toda a nuca e parte traseira partiram, ficou só uma capa por cima cobrindo a cabeça. Pesquisando uma maneira de amenizar meu sofrimento descobri o trabalho de Marlon. Seguindo algumas dicas rapidamente meu cabelo parou de quebrar e foi recuperando. Hoje após 7 meses do corte químico meu cabelo está curto, porém quase saudável. Se não está melhor é porque devido ao volume exagerado de meu cabelo decidi usar o restinho da progressiva sem formol que falei no início do post. Acho que pelo tempo ela estragou, só pode ser isso, pois meu cabelo alisou, mas está com queda. Vou recorrer ao dermatologista, afinal o problema agora não é mais a quebra e sim a queda pela raiz com bulbo e tudo. Vou continuar a usar o CCB que é algo tão simples e tão genial que me pergunto como ainda não virou regra, pois ele garantiu saúde pros meus fios.
    Valeu, Marlon, por tudo. Que Deus te abençoe! Nós contamos com você e nem ligamos pros recalcados.

    ResponderExcluir
  41. Fernanda,

    grande abraço e estamos juntos.

    ResponderExcluir
  42. Fernanda,

    quando uma sair do fio. Anotado para matéria.

    ResponderExcluir
  43. Gostei da máteria sempre tive duvidas sobre isso,eu sempre fazia os dois juntos eo meu cabelo cade fez mais estava quebradiço, a cabeleireira dizia que nao havia algum problema,agora descubri porque meu cabelos esta super quebradiço...A cauterização ajuda bastante para o cabelo voltar a ser saudável? Beiijos

    ResponderExcluir
  44. Fiz relaxamento e um mês depois fiz a selagem térmica. Gostaria de saber se posso relaxar o cabelo depois de 2 meses após a selagem?

    ResponderExcluir
  45. Fiz uma selagem com carbocisteina. Depois de três meses, fiz uma abertura de raiz. E meu cabelo caiu muito, mais muito mesmo, todo quebrado. Por que isso aconteceu? O q devo fazer?

    ResponderExcluir
  46. Haniele,

    trate seguindo orientacao do CCB

    ResponderExcluir
  47. Thailane,

    faça teste de mechas

    ResponderExcluir
  48. Olá, eu sempre fiz relaxamento com Guanidina, mas ultimamente não estou gotsando do resultado, fiquei 3 meses sem passar nada no cabelo, fui no salão ai a cabalereira falou que eu poderia substituir pela progressiva, mas tenho o cabelo crespo e não alisou a raiz. O que posso fazer agora espero e faço novamente o relaxamento ou conforme for fazendo a progressiva vai alisando o cabelo?

    ResponderExcluir
  49. Nazaré Vasconcelos18 abril, 2013

    eu ja fiz no meuc abelo a muito tempo fiz o relaxamento e a progressiva encima. deu certo... minhas primas tb fazem .... tem uma q faz a 10 anos o mesmo procedimentio. Eu não faço mais pq cansei desse cabelo bem lisão e mesmo meu cabelo eh liso...

    ResponderExcluir
  50. Jessica,

    o ideal seria o relax, mas tem que fazer um teste, progressiva nao.

    ResponderExcluir
  51. VERA LUCIA09 maio, 2013

    marlon apos 4 meses da progressiva eu posso alisar somente a raiz que cresceu ?

    ResponderExcluir
  52. Vera,

    faa teste antes pra ver

    ResponderExcluir
  53. Eliziaria31 maio, 2013

    meu cabelo demora de crescer o que eu faço para ele desolvolver made mensagens para o meu mail

    ResponderExcluir
  54. oiii... Costumo fazer relaxamento e depois a progressiva, nossa nem parece que é meu cabelo de tão macio e brilhoso que fica, porém a dois meses e meio decidi mudar e só fiz progressiva, queria parar com o relaxamento pois me informaram que se eu tentasse colorir cairia, a questão é que agora quero voltar a usar o relaxamento e depois a progressiva como de costume, já posso utilizar o relaxamento apos ter feito a progressiva no período de 2 meses e meio atras??

    ResponderExcluir
  55. Eu sempre faço relaxamento e depois a progressiva e fica muito booooom,nunca tive problema com a progressiva mas com o relaxamento sim...mais nada que uma boa hidratação e uma mascara boa para resolver meu problema :)

    ResponderExcluir
  56. Juliana Carlos31 julho, 2013

    ola! viajei para o maranhão e um dia antes fiz um selante passei uns 12 dias e quando voltei pra arrumar o cabelo em outro salão e falei pra moça que eu tinha feito selante e ela fez um relaxamento e disse q não teria problema... só q meu cabelo caiu bastante. Isso ja faz 2 meses e meio e agora posso faz outro tratamento para q o meu cabelo diminua o volume e volte ao normal?
    grata!

    ResponderExcluir
  57. Rayanne Flavio26 agosto, 2013

    Boa noite Marlon! Estou pensando em fazer relaxamento e logo após no mesmo dia a progressiva sem formol. tem alguma possibilidade de isso estragar meus cabelos mesmo hidratando-os constantemente antes e depois do processo químico? Meu cabelo é ondulado e muito volumoso mas a coisa boa é que a raiz é lisa. Responda-me por favor. desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  58. alice pyetra21 setembro, 2013

    Oi,to pensando em relaxar e depois da selagem,acho que fica outro aspecito os cabelos,com o relaxamento e deposits a selagem.

    ResponderExcluir
  59. Patrícia Oliveira01 outubro, 2013

    Oi tenho uma dúvida , relaxei o cabelo depois dei uma progressiva , gostaria de saber se para retocar tenho relaxar a parte crescida ?? Desde já obrigada!!

    ResponderExcluir
  60. Paullynha Santos01 outubro, 2013

    Oiee boua noit!
    eu dei progressiva já tem uns 4 MÊS atras, progressiva sfera
    pois eu gostaria de saber se eu posso usa o relaxamento sfera nazca na raiz??
    obrig ffc grata :)

    ResponderExcluir
  61. Posso fazer a plástica e depois relaxar a raiz com guanidina ?

    ResponderExcluir
  62. eu já tenho 5 meses que dei a progressiva eu posso relaxar ? obrigadinho

    ResponderExcluir
  63. mirleide Nunes14 novembro, 2013

    oi Marlon , posso relaxar a raiz que esta super crescida e fazer uma selagem depois de um prazo, meu cabelo e muito volume. bjos

    ResponderExcluir
  64. aline castro20 dezembro, 2013

    Ola gostaria de saber se eu poderia fazer o relaxamento depois de ter feito a selagem no entervalo de uma semana
    pois fiz uma selagem mas como meu cabelo e crespo a raiz ficou um pouco crua ainda

    ResponderExcluir

Deixe seu comunicado, comentário. Seja educado (a) e objetivo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...