Postado dia 17 setembro 2012

Cronograma Capilar Brasileiro Como Fazer




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Hoje, enfim vou mostrar como deve ser feito o Cronograma Capilar Brasileiro e qual o sentido e finalidade do mesmo. Essa matéria é a do entendimento e prática. Vamos lá...

Aprenda a montar seu kit de produtos
Monte seu kit "salva-vidas-cabelo"


Nas últimas matérias eu falei cuidadosamente sobre o CCB e posteriormente sobre cada item que compõe esse projeto, que são 4: Força, Disciplina, Textura e Cor.

Se você não viu então aconselho a você parar por aqui e ler a matéria abaixo para ter o minimo de entendimento:


Volto a ressaltar que esse projeto é algo que eu desenvolvi a partir de algumas bases de ensino que aprendi e desenvolvi nos últimos 6 anos. Aqui em Belo Horizonte onde atuo os resultados com esses entendimentos sempre foram extraordinários, sem exagero.

Ressalto ainda que esse CCB não tem nada a ver com o Cronograma Capilar tão difundido na internet nos últimos tempos, pois ele leva em consideração etapas e o CCB leva em consideração necessidades.

O mais importante do Cronograma Capilar Brasileiro é que QUEM CONTROLA É VOCÊ. É o que primeiro eu aprendi para esse tipo de tratamento: personalização. Cada cabelo é um cabelo.

Então vamos lá.

A primeira coisa que você deve fazer é uma anamnese (diagnóstico, conhecimento) do real e atual estado do seu cabelo. Leve em consideração e observe se o seu cabelo é:

  1. Quebradiço, fraco
  2. Volumoso, rebelde, frizzado, indisciplinado
  3. Opaco, sem brilho, sem maciez, áspero, poroso
  4. Com mechas, tintura, virgem

A segunda coisa é de posse destas informações você terá que ter lido as quatro matérias que estão no link do CCB que passei acima. Os itens numerados acima correspondem exatamente a:

  1. Força
  2. Disciplina
  3. Textura
  4. Cor

São os 4 itens do CCB.


Agora vem uma das partes mais importantes. Você verificou que seu cabelo tem alguns daqueles problemas lá em cima mas talvez um deles não seja um problema para você como, por exemplo, o volume.

Talvez você tenha volume e goste do volumão. Então esse item não deve ser levado em consideração para o uso dos produtos ou então ser usado menos vezes.

O ideal será você ter: 1 shampoo, 1 condicionador, 1 máscara e 1 leave-in. Lembrando que você pode por exemplo não ter o leave-in se seus cabelos são muito finos e investir o que você gastaria nele para somar com o que gastará com o shampoo por exemplo e comprar um melhor.

A terceira e última é que você deverá agora analisar o que seu cabelo tem (como ele está) com o que você quer de resultado. Por exemplo: seu cabelo está fraco, tem ondas grandes e sem brilho e é virgem mas você não quer controlar o volume.

No caso acima você só usará os itens Força e textura.

Viu como é muito mais fácil e você terá que usar menos produtos, podendo assim gastar melhor suas economias?

O bom é que a máscara seja o item mais importante (porque é mais concentrada) o condicionador o segundo e o shampoo o terceiro. Se o que você mais quer é controlar o volume do seu cabelo colorido que também está sem brilho, então a máscara deverá ser o melhor produto e os outros dois você decide a ordem.

Se depois do volume o que mais importa é o brilho então ele será o condicionador.

IMPORTANTE: o item força sempre deverá estar presente no seu kit como seu uso obrigatório sempre que lavar o cabelo.

Então vou dar um exemplo de como montar um kit legal:

Uma mulher tem os cabelos com mechas, mas está sem brilho e tem um pouco de volume. Para ela o mais importante é manter a cor sem desbotar e realçar a mesma e devolver o brilho do cabelo e ela quer controlar o volume moderadamente.

Ela deverá ter um shampoo item DISCIPLINA, condicionador item BRILHO, máscara item COR e outro produto item FORÇA que pode ser o segundo shampoo ou o leave-in ou mesmo a máscara para alternar com a outra.

Agora com essas informações creio que todos começarão uma nova etapa no conceito de tratamento e voltarão aqui para contar as grandes mudanças que irão ocorrer nos cabelos.

Vamos fazer aqui nessa matéria mesmo os questionamentos, mas por favor pessoal mandem textos de 2 ou 3 linhas no máximo pois respondo dezenas de perguntas todos os dias e já estou no limite.


A pergunta que deixo: já está aderindo esse novo conceito?


Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte, mas não mande perguntas grandes.

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Clique em "LEU?" na barra abaixo e seja um Top leitor.

Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 12 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG, também em salões parceiros pelo Brasil esporadicamente. Ex-professor de cabeleireiro, é Especialista Master Redken e educador pela marca. Presta consultoria para empresas e profissionais. Faz do blog Cabelos E Sonhos sua escola virtual onde compartilha o que sabe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...