Postado dia 12 setembro 2012

Cronograma Capilar Brasileiro Parte Disciplina




Hoje vamos falar da segunda parte do Cronograma Capilar Brasileiro: a parte DISCIPLINA. Essa é muito importante por vários aspectos, seja para controlar os cabelos seja para dar forma aos mesmos, seja para trabalhar os ressecados.





Seu cabelo com controle e forma na medida certa
Disciplina e controle


A foto acima mostra o que? Cabelos com movimento mas disciplinados, controlados, domados.

Essa é a preocupação dos produtos do item Disciplina. Nesse aspecto o que vai contar é justamente o controle e a disciplina do cabelo. Contudo existem algumas ressalvas a serem feitas.

Aproveitando, que tal seguir nosso Instagram @cabelosesonhos para ficar por dentro do nosso dia a dia de salão?

O cabelo pode necessitar de disciplina, controle mas a pessoa pode não querer controlar os fios, pois controlar ou "domar" os fios trará também alinhamento dos mesmos e consequente acomodação do volume. E em alguns casos a pessoa pode não querer esse controle.

Se você quer saber um pouco mais sobre o Cronograma Capilar Brasileiro que desenvolvi então veja a primeira matéria e entenda o processo:


Vou dar um exemplo prático: imagine que a Fulana tem os cabelos volumosos e gosta deles volumosos. Então obviamente não deverá usar esse item em seus kits por que ele irá "domar" o volume do cabelo controlando-o.

Mas se essa mesma pessoa tem muito volume e gostaria de controlar um pouquinho, então se ela lava os fios 3 vezes por semana ela fará uso desse item somente uma vez. É matemática.

Quando eu faço a cauterização a frio aqui em BH eu não uso o shot de disciplina se a pessoa tem o cabelo liso, ou oleoso, ou muito fino ou não quer diminuir o volume e ainda se ela quer dar aporte aos fios.

Os produtos que contenham o item Disciplina devem ter:

  • Cera de Candelila
  • Óleo de Macadâmia
  • Óleo de Abacate
  • Óleo de Moringa
  • Oliva
  • Refinadores Catiônicos
  • Óleo de Amêndoa
  • Manteiga de Karité
  • Óleo de Pracaxi

Tem que ter todos? Não! Um já basta, mas se tiver 2 ou 3 melhor ainda, lógico.

Uma dica minha é que pessoas que além dos outros itens necessitem também de disciplina, e se esse for o maior quesito que importa para a pessoa então indico que esse item seja levado em consideração na máscara ou no condicionador, que é onde existe uma maior quantidade do ativo.

P: Posso usar todo o kit somente com o item disciplina?

R: Não! Precisa ter também o de força, lembra? E você só terá disciplina e força, se o cabelo precisar  de maciez, por exemplo, você não terá.

P: Meu shampoo tem os itens força e disciplina juntos preciso de mais algum?

R: Sim. Se seu maior objetivo é disciplina então tenha o produto acima mas adquira um condicionador para disciplina.

Algumas pessoas tem perguntado sobre como fazer o Cronograma Capilar Brasileiro. Leia a matéria básica que está no link lá em cima para ter uma idéia.

Depois que eu falar dos 4 itens eu vou falar de produtos e mostrar na prática como é e como funciona, como se montam os kits tudo direitinho.

Todo esse conhecimento visa a levar o cabelo à uma reabilitação capilar. Se você não tem noção do que seja, então fique por dentro:




Só lembrando que o Cronograma Capilar Brasileiro é diferente daquele Cronograma Capilar que já é tão difundido na internet, eu acho nada a ver, e em uma matéria vou falar das diferenças básicas. O CCB não é um ritual mas sim um hábito.

Eu pergunto: você que tem lido sobre o CCB o que tem achado? Já está adotando a idéia?

Aproveite a oportunidade e seja uma pessoa bakana com as outras ou com seus amigos das redes sociais e compartilhe essa matéria para que eles também se beneficiem.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 12 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG, também em salões parceiros pelo Brasil esporadicamente. Ex-professor de cabeleireiro, é Especialista Master Redken e educador pela marca. Presta consultoria para empresas e profissionais. Faz do blog Cabelos E Sonhos sua escola virtual onde compartilha o que sabe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...