Postado dia 10 setembro 2012

Cronograma Capilar Brasileiro


Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

A um tempo atrás eu tinha comentado com outra blogueira que estava para lançar um revolução no conceito de tratamento. Todos conhecem o Cronograma Capilar. O que venho apresentar é o CRONOGRAMA CAPILAR BRASILEIRO. Preparados para a revolução no conceito de tratar o cabelo?


Cronograma Capilar Brasileiro


Como falei acima eu tinha já falado com uma blogueira que iria lançar um conceito para satisfazer de uma vez os problemas de tratamentos dos cabelos para brasileiras(o). 

Contudo eu iria ficar um tempo fora da net (como fiquei 3 semanas) e não poderia responder as questões e ajudar as pessoas, então preferi lançar agora em Setembro o que era pra ter sido feito em começo de Agosto.

Muita gente me perguntava por que eu nunca tinha falado sobre o Cronograma Capilar. Simples: eu já tinha um cronograma de tratamento capilar o qual eu uso a mais de 6 anos e estudo ele tanto com informações daqui do Brasil quanto dos EUA.

Já pediram para falar sobre mitos e verdades do CC, enfim...

Este Cronograma Capilar Brasileiro é o que tenho usado todo esse tempo para recuperar cabelos quase mortos aqui em Belo Horizonte.

P: O QUE É O CRONOGRAMA CAPILAR BRASILEIRO E QUAL A DIFERENÇA DELE PARA O OUTRO?

R: O Cronograma Capilar está inserido na premissa de 3 fases: hidratação, nutrição, e reconstrução. E nele você faz todas as fases intercalando-as.

Já no Cronograma Capilar Brasileiro os princípios basilares são: Força, Disciplina, Textura e Cor.

Eu trabalho com esse cronograma a mais de 6 anos e esses 4 itens acima são os 4 que estão presentes (ou faltam) de uma forma ou de outra nos cabelos brasileiros.

No Brasil quem não colore o cabelo ou não alisa ou não tem o cabelo opaco ou não tem o cabelo volumoso e rebelde?

P: QUAL O OBJETIVO DO CRONOGRAMA CAPILAR BRASILEIRO?

R: Identificar do que o cabelo está com falta e alimentá-lo com aquilo até que o problema seja sanado. Sendo que o item FORÇA está presente sempre nas misturas.

P: MISTURAS? COMO ASSIM?

R: O Cronograma Capilar Brasileiro, diferentemente do outro, não é algo que você tem que fazer seguidamente em ordem. Você identifica os problemas do cabelo, faz um mix com o que você deseja para seu cabelo e então seleciona produtos adequados que irão dar cada coisa ao cabelo e passar a fazer uso deles por um período.

O mais importante nesse conceito são duas coisas: a necessidade do cabelo e o gosto pessoal do praticante. Vejamos porque.

Imagine uma pessoa que tenha o cabelo muito volumoso, com cachos saltitantes, que faça tintura e por conta disso o cabelo está áspero. O detalhe do gosto é que essa pessoa ama ter o cabelo rebelde. Pois bem.

Para essa pessoa iremos, como já dito, ter obrigatoriamente o item força, e iremos adicionar o item cor para proteger o fio de perder a cor do cabelo e iremos adicionar também o item textura afim de devolver brilho e maciez (toque) ao fio.

No caso acima poderíamos aproveitar o item disciplina, mas a pessoa do nosso exemplo não quer deixar de ter os cabelos rebeldes, ele se sente bem sendo a Tina Turner em Mad Max além da cúpula do trovão. Então não poderemos domar os cabelos.

Mas de repente uma outra pessoa tem os cabelos lisinhos, brilham com toda a força porque são castanhos médios (pigmentos granulosos) e são oleosos mas ela faz mechas.

Então nesse caso iremos somente utilizar os itens força e cor.

P: E COMO FAZER O CRONOGRAMA CAPILAR BRASILEIRO?

R: Você seleciona os produtos que contenham os agentes força, disciplina, textura e cor, faz 1 kit e passa a usar constantemente por um período necessário para repor o que você precisa e dar o resultado que quer.

O bakana é que você pode, por exemplo, usar o shampoo que contenha um item, o condicionador que contenha outro e um leave-in que contenha outro.

E para ter um excelente resultado você pode fazer cauterizações onde se misturam os agentes em forma concentrada para um aplicação uniforme e de maneira a repor em maior quantidade.

Nas próximas matérias falarei de casa fase: o que ela faz, como fazer, componentes químicos dela e etc.... De acordo com que forem saindo o link aparecerá em azul.

Espero que gostem pois desenvolvi este Cronograma Capilar Brasileiro para realmente ajudar os brasileiros que necessitam de recuperar o cabelo ou somente de melhorá-lo.

E antes que surja alguma dúvida a respeito eu já pontuo: não estou falando que o cronograma capilar tradicional é ruim ou que não funcione, estou trazendo uma opção que eu pratico a mais de 6 anos o qual eu tenho recuperado cabelos de forma extraordinária.

Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte, mas antes de perguntar siga o blog.

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Clique em "LEU?" na barra abaixo e seja um Top leitor.

Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos

Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 10 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca e presta consultoria sobre produtos e para profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

97 COMENTÁRIOS:

  1. Marlon eu topo tentar seu cronograma mas vai ter que me explicar que produtos entram aqui : força , disciplina, textura e cor, e a composição, umectação como faz?

    Beaba amigo passe assim e acrescente as ampolas, queratina liquida que sempre usamos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu queria muito que você fosse pernambucano, se tivesse condições ia atrás de você aonde estivesse. Meu cabelo está detonado. Vou ficar seguindo o blog, já curti no facebook, eu aceito o desafio, faço qualquer coisa pra meu cabelo voltar, junto com minha autoconfiança e autoestima.

    ResponderExcluir
  3. Olá, bom saber q voltou com força total! aguardo o restante dos posts! 

    ah... e TODA mulher é ansiosa por natureza!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Nanda,

    é isso aí, vamos colher juntos.

    ResponderExcluir
  5. Achei super interessante! O cronograma capilar é pra ser feito em casa? 

    É possível colocar média de preço dos kits? É claro que cada cabelo tem um preço, por causa do tamanho e da necessidade. Mas tô falando em média, para que as pessoas possam ter uma noção do custo.

    Gostei bastante das dicas! Estou aguardando as próximas....

    abraços!

    ResponderExcluir
  6. Aos leigos, carboidratos, proteinas e aminoacidos estão escritos exatamente assim nos rotulos e/ou descrição dos ingredientes, ou tem nomes tecnicos? Como podemos identifica-los?

    ResponderExcluir
  7. Cassia,

    é para ser feito em casa como também pode ser feito no salão, mas o objetivo maior é em casa. Não dá para falar em média de preço pois depende dos produtos que você vai comprar. O kit pode variar de 30 reais a 300 entende.

    ResponderExcluir
  8. Renata,

    é isso que eu quero, que as pessoas tenham sede em saber, por isso nao dou de mao beijada. Proteinas normalmente vem como proteina X (proteinas do trigo etc...) aminoácidos vem em nome proprio (leucina, valina, isoleucina, arginina, cistina etc...) e os carboidratos vem com esse nome ou algum tipo de açucar.

    ResponderExcluir
  9. Andréa Lopes11 setembro, 2012

    Simplesmente demais. Adoro seus post

    ResponderExcluir
  10. Pois é qual mulher nao quer ficar com os cabelos ainda mais belos?!
    agora mais do nunca seguindo e acompanhando aonde é possivel pois meus bebelos sao longos e fiz luzes nao deu certo dai ta mais do que detonado quase chiclete e o que cai ja deu pra fazer uma peruca...
    aguardando os proximos. 

    ResponderExcluir
  11. Marlon, você conhece ou já ouviu falar do recontrutor EXO HAIR? Saiu uma amostra na revista "Cabelos e Cia" , utilizei no meu cabelo que é frizado e gostei muito do resultado.Cabelos  macios,não desbotou minhas mechas, o prcedimento é menos trabalhoso que as populares progressivas. Só pra constar tá bom? Bjs e Deus te abençoe! 

    ResponderExcluir
  12. Hummmm crono diferente, quero saber detalhes.
    Bjuxxx

    ResponderExcluir
  13. Flaviana,

    prepare-se para mudar seus cabelos. Siga

    ResponderExcluir
  14. Simone,

    então sigam-me os bons.

    ResponderExcluir
  15. Alessandra,

    conheço nao mas ouvi falarem muito mal, mas minha opiniao é nula, nao conheço.

    ResponderExcluir
  16. Uauuuuu, te descobri onten, adorei seus post, estou conectadissima para acompanhar todo esse processo. Bakana demais!

    ResponderExcluir
  17. Achei interessante e vou te acompanhar. Bjs.

    ResponderExcluir
  18. Isso ai cravinho faça a diferença no mundo cabelistico eu também aceito o desafio sendo que já faço mas não deste modo descrito por vc. Todos estão intusiasmado. Isso ai use a fé. Inteligente faça os outros pensarem....

    ResponderExcluir
  19. Estou adorando o estudo, acabo de fazer uma visita e estou repassando uma a uma e tentando aprender, parabéns pela matéria, beijinhos.

    ResponderExcluir
  20. ola! Bruno meu nome é: Milana .
    gostaria de saber se esses produtos são ideais para o CCB item FORÇA.
    SHAMPOO: multiação de colágeno
    CONDICIONADOR: multiação colágeno e
    HIDRATAÇÃO :  novex RAÇÃO HUMANA 

    OBS: Bruno seria bom você indicar algum produtos que esteja a disposição do publico,como ex: ( novex....)  isso se for possível e ideal para o tratamento. 

    obrigada.

    ResponderExcluir
  21. Milana,

    nao preciso indicar produtos (mas estou estudando essa possibilidade) pois basta voce saber dos itens que compoem cada categoria do CCB e ser livre para escolher. EM relacao aos que voce citou basta ir na composicao e ver se tem o item, se tiver é valido.

    ResponderExcluir
  22. guio de borguoi henrique17 outubro, 2012

    parabens.... como deixo um cabelo platinado, acinzentao...na altura de um 40. fale o nr. da cor a ser usada...

    ResponderExcluir
  23. guio de borguoi henrique17 outubro, 2012

    marlon, quero ser colorista...como consigo...

    ResponderExcluir
  24. Guio,

    pelo visto voce ainda nao é profissional. Tudo depende da base que o cabelo está, seja natural ou cosmetica para depois pensar na cor que vai ficar para entao pensar na cor a ser usada.

    ResponderExcluir
  25. Guio,

    para ser colorista voce tera que ter a nocao basica de colorimetria fundamental. Bom seria comprar um livro de colorimetria e paralelo fazer um curso basico de colorimetria seguido da qualificacao, especilizacao e depois cursos especificos comos mechas, design de cor, nas academias mais conceituadas.

    Eu ja fiz na Loreal, Schwarzkopf, Redken, Matrix.....

    ResponderExcluir
  26. por acaso encontrei seu blog hoje. Sou cabeleireira iniciante e te falo adoooorei esse cronograma parabens sei que vou aprender bastante com vc. Bjos

    ResponderExcluir
  27. Parabéns pelo blog. Gostaria de saber como é a rotina do CCB, pois pelo que eu entendi tem o CC baseado em hidratar, nutrir, reconstruir e o CCB baseando em Força, disciplina, textura, cor. 
    Bjs Milena

    ResponderExcluir
  28. Olá Marlon, li novamente o post e entendi como faço o CCB, obrigado por divulgar!

    ResponderExcluir
  29. Milena,

    que bom que entendeu. Ajude a espalhar esse conceito, voce vera o resultado.

    ResponderExcluir
  30. gostaria de saber se a progressiva idrata o cabelo?

    ResponderExcluir
  31. Debora,

    http://www.cabelosesonhos.com/2012/05/escova-progressiva-ou-escova.html

    ResponderExcluir
  32. Richarla_soares28 outubro, 2012

    estou com meu cabelo sem vida fiz um relaxamento e 3 meses depois meu cabelo estava voltando a enrolar claro nao como antes mais tava melhorando passei tinta de cor loira e o cabelo se revoltou e ficou com a 3 dedos de raiz enrolada e o comprimento liso estirado agora nao estou mais mexendo e muito menos fazendo chapinha mais necessito do meu cabelo voltar  a ser como antes q eu faço o preciso de ajuda!!!!

    ResponderExcluir
  33. oi meu cabelp ta emborrachado eu posso fazer progresiva nele nesse estado

    ResponderExcluir
  34. Richarla,

    trate seguindo o CCB daqui do blog.

    ResponderExcluir
  35. Vera lucia marcos29 outubro, 2012

    ola bruno, adorei seu blog
    tenho cabelos crespos e finos fazia relaxamento com guanidina a cada 3 meses
    ha mais ou menos 3 meses atras ele começou a quebrar todo tive que corta-lo na raiz
    não sei o que fazer não gosto do meu cabelo "duro"
    me ajude por favor
    vera lucia

    ResponderExcluir
  36. renata gostei muito dessa sua pergunta  pois era uma duvida tambem ,vlw esse blog é ótimo 

    ResponderExcluir
  37. Vera,

    voce pode fazer o relaxamento, depende do produto e de quem faz. Bom fazer teste de mecha.

    ResponderExcluir
  38. Nairarmendes31 outubro, 2012

    A quase 1 ano que estou relaxando meu cabelo com innovator da itallian hair, mais meu cabelo de 4 meses para para cá ele esta quebrando muito, e com a pontinha branca, cotei fiz cauterização, mas ele ainda esta quebrando, sera que devo mudar de relaxamento?

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde Bruno!Seu Blog é muito interessante, parabéns!!
    Queria perguntar o que posso fazer no meu cabelo...
    Meu cabelo é liso, porém como eu prendo bastante ele ficou com as marcas dos prendedores 3 dedos após a raiz só nessa parte e não sai. Ainda, ele é castanho claro e há 6 meses dei luzes,porém meu cabelo ficou elástico. O que posso fazer para tirar a elasticidade? Posso fazer luzes novamente? E o que faço para tirar as marcas de prendedores?
    Desde já agradecida!!!

    ResponderExcluir
  40. Naira,

    pare um pouco de relaxar e corte.

    ResponderExcluir
  41. July,

    as marcas saem com escovaçoes e hidratacao. Nao aconselhareia luzes agora nao

    ResponderExcluir
  42. ola marlon, vi numa materia falando que a calvice é causada por '' afinamentou ou queda'' e nao entendi NADA disso, quer dizer que, por exemplo, se meu cabelo não cai quase fios ALGUM por dia/banho etc, mesmo assim posso estar ficando careca?? fiquei mto confuso de puder tirar minha duvida eu agradeço

    ResponderExcluir
  43. Oi, tenho luzes no cabelo, ta quebrando bastante e com algumas pontas duplas, meu cabelo é bem fino e ralo, as vezes fica seca, mais as pontas.. que itens devo usar? Bjos Brigada!

    ResponderExcluir
  44. Bia Graciano13 fevereiro, 2013

    Oie (: Adorei o site e as dicas ;D Meus Parabéns!
    Assim, preciso de uma luz, li sua matéria sobre o cronograma e acho que encontrei a solução para meus cabelos... No entanto tenho algumas dúvidas:
    Meus cabelos são curtos (no ombro), não sou fã de cabelo grande, tem um leve volume (do qual eu gosto), uso pintado, escovado e chapado. Lavo 3 vezes por semana. Uso creme alisante pra manter ele assim. Mas com o tempo, meu cabelo foi enfraquecendo, perdendo cor, brilho, vida, etc, etc, etc (perdeu tudo que um cabelo precisa pra ser digno) Então comecei a fazer cauterizações e a coisa ficou menos horrorosa. Mas preciso fazer algo que REALMENTE faça a diferença. Encontrei seu site ^^ Quero seguir o cronograma. Procurei alguns cremes, contendo as fórmulas que vc citou em cada uma das etapas. Mas preciso montar um kit, certo? Aqui vai a lista com os cremes que pretendo usar:
    - Shampoo Cor Radiante
    - Condicionador Cor Radiante
    - Shampoo Hidratação Profunda
    - Condicionador Hidratação Profunda
    - Shampoo Liso e Sedoso
    - Condicionador Liso e Sedoso
    - Shampoo Reconstrução e Força
    - Condicionador Reconstrução e Força
    - Creme de Tratamento Reconstrução e Força
    Todos da Linha TRESemmé...
    Sei que tem creme demais aí, e não faço a mínima ideia da frequência ou da maneira para interligá-los. Por exemplo hoje uso o de reconstrução, depois o de hidratação... Pode me ajudar! Essa marca de produto é conhecida aqui no DF, por isso escolhi, mas se tiver uma dica melhor, por favor, me ajude (:
    Desde já, obrigada ;D

    ResponderExcluir
  45. Bia,

    cada um é cada um mas eu nao gosto de Tresemme. Prefira a linha da Marie Solti e Villa Vivace que indico aqui no blog.

    ResponderExcluir
  46. Eu faço cronograma capilar,e acabei de descobrir que meu cronograma é quase igual ao seu,eu nunca uso tudo de uma mesma linha,eu uso xampu para uma coisa,condicionador pra outra,mascara ...no meu caso deu certo,o cabelo parou de quebrar e esta macio com cachos comportados.

    ResponderExcluir
  47. Bia Graciano16 fevereiro, 2013

    Ah ta, vou dar uma pesquisada aqui (: Obrigada

    ResponderExcluir
  48. Olá, Marlon, ao ler mais u m pouco o seu blog, fiquei com uma dúvida também sobre o item Força do CCB.. onde você diz que deve ter no produto um dos seguintes componentes: Aminoácido
    Proteína (menos queratina)

    Qual Aa? Porque menos queratina?

    ResponderExcluir
  49. Dayane,

    porque ela endurece o fio.

    ResponderExcluir
  50. Oi Marlon adorei oseu blog,gostaria de uma opiniao meu cabelo é castanho e gostaria de pinta-lo qual seria a cor certa para clarea-lo. Beijo

    ResponderExcluir
  51. Olá Marlon,

    Achei seu blog muito interessante e profissional!
    Parabéns! Estou com um sério problema em meu cabelo e acho que você me
    ajudar. Pinto meus cabelos há 10 anos com o tom louro claro acinzentado
    (a minha cor natural é um louro escuro). Porém, nas últimas férias tomei
    um pouco de sol no cabelo e uma parte dele (do lado esquerdo, uns 3 cm
    abaixo da raiz) desbotou. Meu cabeleireiro retocou a raiz normalmente,
    não passando outra tonalidade da mancha mais clara para escurece-la.
    Isto acabou deixando com que a mancha continuasse. Resolvi procurar
    outro salão, que fez um tingimento apenas na mancha. Meu cabelo, neste
    local, acabou quebrando, ficando no toco mesmo. E, ainda, a mancha não
    saiu... Minhas dúvidas são: o que fazer para dar fim a esta mancha e o
    que usar nos cabelos para fortalece-los e não quebrarem mais (isto nunca
    tinha acontecido!).

    Agradeço desde já e parabenizo pelo seu profissionalismo!!

    Abraços,

    Nanda

    ResponderExcluir
  52. Rose,

    depende do que voce gosta ne.

    ResponderExcluir
  53. Nanda,

    voce precisa usar item força diariamente e um de cor de acordo com o CCB.

    ResponderExcluir
  54. Rose,

    depende do que voce gosta.

    ResponderExcluir
  55. shelygomes@hotmail.com31 março, 2013

    Olá Marlon, bom dia! Um produto com estes princípios ativos contém os quatro agentes, força, disciplina, textura e cor? Zinco Biodisponível, Magnésio e Silício, Aminoácidos Concentrados, Ceramidas, Ácido Hialurônico, Manteiga de Karité, Queratina, Cisteína e Óleo de Argan.

    ResponderExcluir
  56. Olá Marlon!Muito bom seu blog,tirei muitas dúvidas.Eu uso guanidina e senti q meu cabelo começou a cair muito da raiz (Li seu post sobre quebra e queda*)Será que se eu fizer o CCB Força e Textura ele para de cair? Fico no aguardo da resposta!Obrigada!

    ResponderExcluir
  57. Natália Ribeiro09 abril, 2013

    oláa marlon....fiz escova definitiva no meu cabelo por 2 anos...resolvi deixa-lo crescer naturalmente ha uns 8 meses,quero voltar aos antigos cachos....desde então minha raíz de cabelo está nascendo mais rebelde de como era antes,o cabelo fik cheio de frizz e mto volumoso devido a raiz grande. Nao aguentei mais ter fik escovando sempre depois de lava-lo p ficar com uma aparencia bonita,agora só uso o cabelo amarrado. vc me recomenda alguma escova(que n seja alisante definitiva) pra ficar mantendo o cabelo p diminuir o volume,hidratar ou até msm alisar temporariamente?progressiva?cauterização? quero ficar mantendo com algum tipo de escova temporaria até a minha raiz ficar maior pra poder cortar um dia!!

    ResponderExcluir
  58. Shelygomes,

    eu usaria somente um da marca.

    ResponderExcluir
  59. Jane,

    nao pois se está com queda entao é interior.

    ResponderExcluir
  60. Natalia,

    o ideal seria que vc fizesse tratamentos no cabelo para cuidar dele e ate com isso diminuir o volume. Mas pode sim fazer uma progressiva desde que nao tenha formol ou acidos.

    ResponderExcluir
  61. oi garoto td de bom esse seu blog parabens!meus cabelos estao totalmente destruidos.nao tenho paciencia p salao.vou seguir suas dicas muito obrigada por compartilha-las bjs td de bom.

    ResponderExcluir
  62. Cleopatra Sophia26 maio, 2013

    Falta tomar cuidado com alguns conceitos que acabam reforçando esteriótipos tendo até um tom pejorativo. Não é cabelo REBELDE, e sim cabelo VOLUMOSO. Tenho meus cabelos cacheados e amo eles volumosos, e não os considero rebeldes nem acho que se deve domar. Na minha opinião um dos piores problemas de cabeleireiros são estes cuidados que não se tem em relação a quem adere as madeixas ao natural. No mas, gostei muito da postagem.

    ResponderExcluir
  63. Cleopatra,

    Respeito sua opiniao, apesar de demonstrar que você nao se preocupou em ler todos os conceitos nas outras materias do CCB, pois se assim o tivesse feito teria visto que no item Disciplina eu digo que tem pessoas que tem os cabelos REBELDES/VOLUMOSOS e gostam dele assim e portanto nao tem que disciplinar os mesmos, afinal isso nao é defeito e sim opçao pessoal. E pelo jeito vejo que voce não é cabeleireira, pois "rebelde" é a maneira correta de se referir a um cabelo indisciplinado. E volumoso é diferente de rebelde, um cabelo pode ser muito volumoso e não ser indisciplinado/rebelde. Abraço.

    ResponderExcluir
  64. Ola Marlon eu estou com o meu cabelo todo quebrado da raiz as pontas, então decidi seguir suas dicas, acho que meu cabelo precisa dos itens força, textura e cor, Vi que você indicou alguns produtos, você não poderia indicar um produto para cada um dos itens?

    ResponderExcluir
  65. Fabricia,

    a intenção é que voces conhecam para escolherem o produto.

    ResponderExcluir
  66. Deisiane Cerqueira25 junho, 2013

    Boa tarde

    Marlon, Bem tinha meus cabelos lindos, cacheados e bem fortes , aos 13 anos resolvi alisar meu cabelo, pois não gostava mais dos meu cachos , queia cabelo liso e escovado, depois de muitos alisamentos meus cabelos começaram a ficar fracos e a cair, e fique totalmente dependente da química, pois os cabelos ficavam terríveis inchado na raiz e liso nas pontas .. Hoje com 20 anos meus cabelos estão um desastres total antes ele era abaixo da cintura e hoje ele esta no ombro , a raiz fica super inchado e as pontas bem ralas, estou desesperada, pois meu cabelo não cresce para poder cortas as pontas , estou fazendo Hidratação, e reconstrução e nada adianta, andei pesquisando e li que os produtos da redken são ótimo , bem são bem caros mais já fiz minha compra pela internet e estou aguardando eles chegarem , vc acha que vai dar uma resolvida nos meus cabelos ?

    ResponderExcluir
  67. boa tarde , estou feliz por ter encontrado esse blog , estou iniciando nessa profissao, e depois de ler comentarios de varios profissionais voce foi o que me passou mais credibilidade, obrigado pelas dicas maravilhosas , virei sua fã ,

    ResponderExcluir
  68. elisangela03 julho, 2013

    ala marlon adorei o conograma vai mim ajuda muito

    ResponderExcluir
  69. nossa adorei essas dicas,pensei bem com a minha irma em vez de progressiva acho que vou fazer definitiva

    ResponderExcluir
  70. Simone Barbosa15 julho, 2013

    Valeu, Marlon! Esse cronograma salvou a minha jubinha! De uma forma simples, nos orientou muito bem!

    ResponderExcluir
  71. Angela Oliveira23 julho, 2013

    Oi, gostaria q vc me ajudasse, eu tenho cabelo muito oleoso e muito e com quimica, ai comprei o shampoo: heas&shoulders pos quimica e o ph e neutro. eu estou fazendo certo com essa escolha?

    ResponderExcluir
  72. Ola Marlon,

    O meu cabelo esta quebrando muito, eu queria que voce
    me indicasse q os produtos da Marie Solti e Vivace que eu deveria usar,
    vou esperar sua resposta para comprar os produtos certinhos, levando em
    conta que meu problema principal é a FORÇA,pensei assim:
    (meu cabelo esta danificado por progressiva)

    mascara(força):
    defrizante(disciplina):
    condicionador(textura):
    shampoo(cor) :

    *a minha duvida esta em relação a "cor", pq isso se refere so aos cabelos que usam tinturas, ou protção em qualquer cabelo?
    **pensei
    em comprar o kit de shampoo e cond de aminoacidos da marie solti que no
    caso é força, mas vi uma materia que voce diz que a mascara que tem q
    ter o componente do que voce mais precisa(não sei se entendi errado)...

    Bjaum...

    ResponderExcluir
  73. Cristiane Abreu30 julho, 2013

    Meu cabelo precisa de: força/textura/disciplina. Escolhi os produtos: sh e cond Marie Solti aminoácidos, máscara Villa Vivace óleo de argan (fiquei em dúvida entre a nanoceramidas...) e finalizador Marie Solti nutri reparador. Acertei? Me dá uma luz, pleaseeee!!

    ResponderExcluir
  74. Dani,

    se o teu nao tem tinta entao nao precisa de cor.

    ResponderExcluir
  75. Talita Alves Vieira28 agosto, 2013

    Boa tarde! Gostei muito da ideia do CCB, e já quero começar a praticá-lo, mas fiquei com uma dúvida: como intercalar essas etapas? No cronograma capilar normal, onde as etapas são hidratação, nutrição e reconstrução, eu sei que é feito da seguinte forma:


    1° fase: hidratar - hidratar - nutrir
    2° fase: hidratar - nutrir - nutrir
    3° fase: hidratar - nutrir - reconstruir


    E entre um item e outro ficar 1 dia ou 2 sem lavar o cabelo. No CCB como seria feito essas fases? Queria uma dica básica de como intercalar as etapas.

    ResponderExcluir
  76. me ajuda a preparar esse cronograma disciplina, que produto devo usar? como se faz a mistura? por favor

    ResponderExcluir
  77. Kelly F. Magalhaes11 dezembro, 2013

    Oi Marlon inventei de ficar loira e quis fazer o processo em casa gastei mais de 200,00 e so destrui meu cabelo.. :( nao caiu masi ficou elastico e mto fragil.. agora to usando varias hidrataçoes e reconstruçoes a mais de um mes.. e a umas tres semanas começaram a quebrar .. caiu e so ficou toquinhos em partes da cabeça de 2cm .. e umas ouutas partes tem as pontas ainda .. ele é da altura dos ombros.. queria sabaer o q posso fazer pra crescer mais rapido ou o q posso usar quando escovar.. pra disciplinar os fios e deixar ele com menos volume em cima.. to desesperada se puder me ajudar agradeço.

    ResponderExcluir
  78. Jessica Alves16 dezembro, 2013

    Olá, tu poderia me ajudar? ou melhor ajudar meu marido.(30anos)
    Ele está com muita queda de cabelo, e a calvicie dele está cada vez mais aumentando, só que o problema é somente na parte da frente e encima da cabeça, os cabelos estão bem finos, na parte de tras(na nuca) o cabelo é grosso e forte.
    O que indicaria para amenizar isso, pois sabemos que calvicie não tem cura e sim retardamentos.
    Esse CCB ajudaria em algo?
    Tem algum tratamento natural ?

    ResponderExcluir
  79. Loiola Sirleide25 dezembro, 2013

    Olá, descobri seu blog, e parabéns é excelente!! Li todas as matérias sobre o cronograma capilar e adorei a abordagem. Tenho um blog, e apesar de cabelos não serem meu forte, fiz uma postagem recentemente sobre os resultados de um cronograma que precisei montar sozinha vagando pela internet e realmente usar os produtos certos faz toda diferença!!

    Até mais.
    Sirleide L.
    http://manchadaunha.blogspot.com.br/2013/08/calendario-e-tratamento-de-cabelo.html#more

    ResponderExcluir
  80. Lorena Neves24 fevereiro, 2014

    Olá Marlon. Parabéns pelo blog.
    Eu tenho cabelos volumosos fios finos com luzes Mesmo sendo contra não vi outra opção fiz uma progressiva com formol a 2 meses,. meu cabelo ficou opaco quebradiço com muita queda com uma espessura horrível. o que me sugere fazer? grata e mais uma vez parabéns

    ResponderExcluir
  81. Andréia Loth16 março, 2014

    Olá Marlon, há um tempo atrás escrevi perguntando qual produto deveria comprar, mas não tive resposta. Hoje acabei de comprar o shampoo da marie de aminoácidos e a mascara de tratamento de nano aminoacidos, por achar que seria o ideal. Meu cabelo é de luzes e bem lisinho e fininho, com muita dificuldade de crescer...e está quebrado. Achei que esta precisando de força. Se tem outro produto que deveria tb usar me fale, por favor!! Quero fazer também a cauterização a frio, mas tenho que ir ao salão ou consigo comprar o produto? Obrigada

    ResponderExcluir
  82. Andreia, é complicadissimo responder a todos. Mas se o seu cabelo está com quebra entao necessita sim de força, e neste caso a sua escolha está corretissima pois essa linha foca esse item. Cauterizacao so no salao e tambem seria legal a mascara nanoceramidas da Cavassini.

    ResponderExcluir
  83. Andréia Loth18 março, 2014

    Eu entendo que é dificil responder a todos, é que acho tão difícil avaliar um cabelo..rsrsrs . Muito obrigada pela dica e espero te dar futuramente noticias boas do meu cabelo!!! Parabéns, sucesso e continue ajudando a gente!!!

    ResponderExcluir
  84. Jô Moreira31 março, 2014

    Marlon, boa tarde! Tenho cabelos cacheados, finos, porém volumosos! Gostaria de saber qual química é menos agressiva: guanidina ou tioglicolato?
    Se quiser trocar a guanidina pelo tioglicolato, quanto tempo devo esperar (uso apenas na raíz)?
    Tem alguma tintura que é compatível com a guanidina? Ou só posso utilizar mesmo tonalizante?

    ResponderExcluir
  85. Karla Cavalcanti17 maio, 2014

    olá, Marlon!

    Achei seu blog por acaso na net, quando procurava entender um pouco sobre as progressivas, o uso de formol e de ácidos que acabam liberando essa substância. Achei bárbaro! Tanto, que já li várias matérias suas, parabéns! Seria bom se tivéssemos a nosso alcance mais profissionais sérios e, principalmente, informados como vc, pois acho que às vezes o problema não é seriedade, mas sim (in)formação. Bem, tenho uma dúvida quanto ao tratamento do meu cabelo. Agradeceria se vc pudesse me dar umas dicas, pois na minha cidade (interior de pernambuco) não temos muitos salões especializados...

    Faço luzes duas ou três por ano (agride muito o meu cabelo; fica com aspecto de palha e às vezes com uns pontinhos brancos que quebram e dividem o fio em várias pontas); em dezembro, fiz uma progressiva (me informaram que era sem formol, mas hj vejo q é praticamente impossível). Fiquei hidratando em casa com o uso do L'ORAL ABSOLUT REPAIR E O FIBERCEUTIC, mas parece q não está mais fazendo efeito, pois meu cabelo está sem brilho, rebelde, um terror.

    1. Queria saber se vc pode me dar umas dicas do que comprar para tratar meu cablo em casa e quando for para o cabeleireiro dentro desse cronograma capilar que vc sugere.

    2. O que agride mais o cabelo: Tintura ou luzes?

    3. Para dar um efeito mais liso sem agredir muito o fio, que produto vc sugere?

    Obrigada e mais uma vez parabéns!

    ResponderExcluir
  86. Oi Marlon, adiro suas dicas, fantásticas!queria um auxílio seu,tenho um cabelo muito ralo, estilo Xuxa, e do meio para as pontas o cabelo fica muitissimo ressecado, so fica bonito com uma escovinha!cm é liso,seco e modelo as pontas, vc me aconselha escova inteligente??qual??ou teria outra opção?todas hidratações,reconstrutor,shampoo... Uso referencias em produtos e ele não melhora muito essas pontas!!o q indicaria???��

    ResponderExcluir
  87. Carrie Ximenes04 junho, 2014

    Ximenes

    Olá Marlon, li seus post sobre o CCB amei e quero fazer, mas preciso de uma ajuda, meu cabelo tem química

    (progressiva - selante) e uso casting para tingi-los. O natural do meu cabelo e cacheado e com volume, e no momento estou a 5 meses sem fazer química, estou tentando deixar que volte ao natural dele a única coisa é que não gosto de com tanto volume, gostaria de reduzir um pouco. Por isso preciso da sua ajuda para indicar o que usar .O que vc indicaria??? Gostaria de saber para poder fazer o pedido. Obrigada.

    ResponderExcluir
  88. Cati Machado18 junho, 2014

    Boa tarde Marlon, quero lhe parabenizar pelo blog e as ótimas informações, estou seguindo o CCB já tem um mês e ja vejo a diferença, estou tirando fotos e quando tiver uns 4 meses lhe envio o meu resultado.
    Abraços e muito sucesso!!!

    ResponderExcluir
  89. Oi Marlon, tudo bem? Encontrei seu site agora, quando estava procurando sobre tipos de escovas, para ver um que se adeque melhor ao meu cabelo. Achei super interessante e produtivo seus posts, pois você aparenta falar a verdade, e critica o que não funciona como deveria, até então eu não vi isso de ninguém. Descobri muitas coisas em que eu era enganada pelas cabeleireiras, por mais desconfiada que eu seja. Bem, eu queria pedir sua ajuda em um quesito: Tenho um cabelo cacheado, fino, ralo e volumoso, (ele fica cheio, apesar de eu ter muito pouco cabelo). Há um tempo comecei a alisar ele, por questão de praticidade. Estou já com um palmo de raiz, pois me nego a voltar na antiga cabeleireira que fazia meu cabelo, mas o ponto é: Você pode me recomendar um alisamento que hidrate e que não resseque? Eu fazia carbocisteína antes, mas já li aqui que ela não é bem aquilo que prometem, mas eu queria algo que fosse eficaz de verdade, sabe? Não tenho problemas com tintura, meu cabelo é castanho e a única química que eu faço é de alisamento, porém ele é fino e estremamente sensível, além de ser ralo, o que, por menor que seja a perda, já me faz ficar quase careca, poderia me orientar, por favor?

    ResponderExcluir
  90. Ximenes, você precisa dos quatro itens.

    ResponderExcluir

Deixe seu comunicado, comentário. Seja educado (a) e objetivo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...