8 Cronograma Capilar Brasileiro - Cabelos E Sonhos

Postado dia 10 setembro 2012

Cronograma Capilar Brasileiro




A um tempo atrás eu tinha comentado com outra blogueira que estava para lançar uma revolução no conceito de tratamento. Todos conhecem o cronograma capilar. O que venho apresentar é o CRONOGRAMA CAPILAR BRASILEIRO. Preparados para a revolução no conceito de tratar o cabelo?




Cronograma Capilar Brasileiro


Como falei acima eu tinha já falado com uma blogueira que iria lançar um conceito para satisfazer de uma vez os problemas de tratamentos dos cabelos para brasileiras(os). 

Contudo eu iria ficar um tempo fora da net (como fiquei 3 semanas) e não poderia responder as questões e ajudar as pessoas, então preferi lançar agora em Setembro o que era pra ter sido feito no começo de Agosto.

Muita gente me perguntava por que eu nunca tinha falado sobre o cronograma capilar tradicional. Simples: eu já tinha um cronograma de tratamento capilar o qual eu uso a mais de 6 anos e estudo ele tanto com informações daqui do Brasil quanto dos EUA.

Aproveito a oportunidade para convidar você a seguir a gente no Instagram @cabelosesonhos pois lá postamos fotos que não colocamos aqui.

Já pediram para falar sobre mitos e verdades do CC, enfim...

Este Cronograma Capilar Brasileiro é o que tenho usado todo esse tempo para recuperar cabelos quase mortos aqui em Belo Horizonte/MG, o que tem me rendido o título de "especialista em cabelos com problemas crônicos" dado por um site de cabelos.

P: O QUE É O CRONOGRAMA CAPILAR BRASILEIRO E QUAL A DIFERENÇA DELE PARA O OUTRO?

R: O Cronograma Capilar está inserido na premissa de 3 fases: hidratação, nutrição, e reconstrução. E nele você faz todas as fases intercalando-as.

Já no Cronograma Capilar Brasileiro os princípios basilares são: Força, Disciplina, Textura e Cor.

Eu trabalho com esse cronograma desde 2006 e esses 4 itens acima são os 4 que estão presentes (ou faltam) de uma forma ou de outra nos cabelos em geral.

No Brasil quem não colore o cabelo ou não alisa ou não tem o cabelo opaco ou não tem o cabelo volumoso e rebelde?

P: QUAL O OBJETIVO DO CRONOGRAMA CAPILAR BRASILEIRO?

R: Identificar do que o cabelo está com falta e alimentá-lo com aquilo até que o problema seja sanado. Sendo que o item FORÇA está presente sempre nas misturas.

P: MISTURAS? COMO ASSIM?

R: O Cronograma Capilar Brasileiro, diferentemente do outro, não é algo que você tem que fazer seguidamente em ordem. Você identifica os problemas do cabelo, faz um mix com o que você deseja para seu cabelo e então seleciona produtos adequados que irão dar cada coisa ao cabelo e passar a fazer uso deles por um período.

O mais importante nesse conceito são duas coisas: a necessidade do cabelo e o gosto pessoal do praticante. Vejamos porque.

Imagine uma pessoa que tenha o cabelo muito volumoso, com cachos saltitantes, que faça tintura e por conta disso o cabelo está áspero. O detalhe do gosto é que essa pessoa ama ter o cabelo rebelde. Pois bem.

Para essa pessoa iremos, como já dito, ter obrigatoriamente o item força, e iremos adicionar o item cor para proteger o fio de perder a cor do cabelo e iremos adicionar também o item textura afim de devolver brilho e maciez (toque) ao fio.

No caso acima poderíamos aproveitar o item disciplina, mas a pessoa do nosso exemplo não quer deixar de ter os cabelos rebeldes, ele se sente bem sendo a Tina Turner em "Mad Max além da cúpula do trovão"! Então não poderemos domar os cabelos.

Mas de repente uma outra pessoa tem os cabelos lisinhos, brilham com toda a força porque são castanhos médios (pigmentos granulosos) e são oleosos mas ela faz mechas.

Então nesse caso iremos somente utilizar os itens força e cor.

P: E COMO FAZER O CRONOGRAMA CAPILAR BRASILEIRO?

R: Você seleciona os produtos que contenham os agentes força, disciplina, textura e cor, faz 1 kit e passa a usar constantemente por um período necessário para repor o que você precisa e dar o resultado que quer.

O bakana é que você pode, por exemplo, usar o shampoo que contenha um item, o condicionador que contenha outro e um leave-in que contenha outro.

E para ter um excelente resultado você pode fazer cauterizações a frio onde se misturam os agentes em forma concentrada para um aplicação uniforme e de maneira a repor em maior quantidade.

Nas próximas matérias falarei de casa fase: o que ela faz, como fazer, componentes químicos dela e etc.... Você pode conferir cada item nos links abaixo:

Espero que gostem pois desenvolvi este Cronograma Capilar Brasileiro para realmente ajudar as pessoas que necessitam de recuperar o cabelo ou somente de melhorá-lo.

P: Então quer dizer que você considera o Cronograma Capilar Brasileiro melhor do que o tradicional?

R: Sim! Faça e confirme você mesmo pela experiência. Tire fotos do antes, depois de 3 meses, e depois de 6 meses. Daí nos envie que publicamos aqui em forma de matéria.

Aceite o desafio. Quem ganha é você... e seu cabelo.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 10 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca. Presta consultoria para empresas e profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...