Postado dia 07 setembro 2012

O que é Pre-Pigmentacao no Cabelo




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Recentemente falei sobre algumas técnicas aqui no blog para coloração. Técnicas estas que são feitas anteriormente à aplicação de um modo em geral para ajudar na coloração ou melhorar o seu aspecto. Nesse diapasão venho apresentar para vocês mais uma técnica: a Pré-pigmentação.


Foto: Mark Mawson



A pré pigmentação, como o próprio nome já diz, constitui uma contribuição de pigmentos anterior à uma pigmentação. 


Nos cabelos usamos a pré pigmentação para preparar um cabelo para receber uma coloração a qual possa resultar em um cabelo com uma cor indesejada.


Essa técnica também pode ser usada para cabelos brancos que querem ficar vermelhos por exemplo, assim como a mordaçagem, que é outra técnica.

Eu falei dela e de como cobrir brancos aqui:




Vamos a um exemplo prático: a pessoa tem o cabelo na altura de 9 (loiro clarissimo) e deseja ter o cabelo castanho claro 5 que é a cor do seu cabelo natural. Em um caso semelhante à esse se a pessoa aplicar diretamente a cor desejada (castanho claro) o cabelo ficará laranja. Por que?

O cabelo loiro tem pigmento amarelo e o castanho claro pigmento vermelho. Vermelho + amarelo =  laranja. Simples assim.

Se você não quer somente teoria mas também aprender como fazer essa técnica então veja:



A pré pigmentação evita esse tipo de comportamento. O correto é pigmentar o cabelo, em regra, com o mesmo pigmento que se quer alcançar a cor final.

No caso descrito acima então deveríamos pegar o pigmento vermelho, aplicar no cabelo, que iria ficar laranjado do mesmo jeito, para então após o tempo de pausa aplicar a coloração da forma tradicional.

Isso explica um pouco porque a pessoa tem o cabelo loiro platinado (descolorido) e após aplicar o loiro escuro diretamente o cabelo acaba por ficar chumbado (verde/azulado) mas isso é caso de fundo de clareamento reverso, questão para outra matéria que falarei mais para frente.

E se algum cabeleireiro, profissional, técnico, blogueiro quiser vir aqui falar o que é o fundo de clareamento reverso então vou encontrar um novo sócio para o blog (acho difícil) mas fica aí o desafio.

Uma pergunta para você: já fez pré pigmentação alguma vez? Agora que sabe o que é pretende fazer para conseguir aquela cor tão desejada?



Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte, mas antes de perguntar siga o blog.

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Clique em "LEU?" na barra abaixo e seja um Top leitor.

Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.