Postado dia 10 outubro 2012

Coloracao Semi Demi e Permanente Quais as Diferenças




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Certa vez no longinquo ano de 2007 eu estive face a face com essa questão, e hoje resolvi trazer aqui para você essas diferenças pois sempre é bom compartilhar com os colegas. 

E aí sabe quais as diferenças entre esses tipos de coloração?


Quem é semi, demi e permanente???


Lembro que estava fazendo um curso de colorimetria e surgiu essa questão: coloração permanente, demi permanente e semi permanente.

Então a maioria acabou vendo que não tinha conhecimento do que se tratava em relação à Demi permanente, mais por conta da nomenclatura.

A coloração PERMANENTE é aquela que é misturada sempre com um oxidante com peróxido para que possa reagir e ter uma cobertura do fio. Normalmente possui o amoníaco como agente alcalino (amônia).

Esse tipo de coloração penetra no córtex e destrói a melanina ali presente substituindo o espaço deixado por ela por um novo pigmento. É a ideal para quem quer cobertura de brancos.

E sobre cobertura de brancos eu já falei em outras oportunidades como cobrir e como utilizar a técnica da mordaçagem para aqueles mais grossos:


A coloração DEMI-PERMANENTE é aquela em que se utiliza de um oxidante (emulsão, água oxigenada baixa), mas não possui amoníaco (amônia). Esta não é indicada para cobrir os brancos, mas em casos de cabelos com até 20% de brancos costuma-se usar para disfarçar.

Também é muito utilizada para corrigir alguns reflexos indesejados quando na finalização de mechas e para preencher o cortéx.

Há inclusive uma marca que possui o tonalizante sem pigmento, somente com o intuito de preencher o cortéx para que não venha a no futuro, por exemplo, entrar na piscina com o cabelo loiro e sair verde.

É o que todo mundo chama de TONALIZANTE.

P: Mas Marlon, se DEMI-PERMANENTE é o tonalizante então o Semi é o quê?

R: Eu sabia que você não sabia!

A coloração SEMI-PERMANENTE é aquela onde não há o amoníaco, ou amônia, e que também não há a mistura com qualquer tipo de oxidante ou agente revelador que seja. É o tipo de coloração que já vem pronta e que serve somente para uma mudança leve e momentânea.

A diferença básica e visual da Demi para a Semi é que a primeira dura até 8/10 lavagens e a segunda dura em torno de 4 lavagens apenas.

É claro que para fazer uma correta coloração há que se ter noção de fundo de clareamento e mesmo de pré-pigmentação para mudanças de cabelos muito loiros para uma cor mais escura:


De posse desses conhecimentos fica mais fácil definir qual o tipo que você necessita ou quer usar.

Para dar exemplos:

PERMANENTE: Majirel, Igora, Color Perfect, Evolution...

DEMI-PERMANENTE: Richesse, Color Touch, Extra Rich, Vibrance, Keraton Demi Color...

SEMI-PERMANENTE: Casting, Seda, Keraton Banho de brilho, Jeans Color...

Lógico que após passar por qualquer um procedimento com esses produtos você deve fazer uma reabilitação capilar seguindo a técnica do CCB.

Pergunta: fala a verdade, você sabia da diferença da Semi para a Demi permanente?

Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte, mas antes de perguntar siga o blog.

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.