Postado dia 23 outubro 2012

Como Recuperar Cabelos Loiros




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Os cabelos loiros, pelo menos no Brasil, já correspondem por uma grande parcela da população feminina. Entretanto, ainda tratando-se de Brasil, os fios loiros por aqui são adquiridos através de química, seja de coloração, descoloração ou qualquer outra. O loiro tem algumas particularidades interessantes. Então vou falar delas e de como cuidar melhor deles.



Os cabelos loiros possuem pigmentos difusos, por conta da felmelanina, e isso trás um probleminha: os loiros tendem a ter menos brilho que os castanhos. O que não quer dizer que não tenham ou não possam ter muito brilho.

O fato é que um cabelo ao passar por uma descoloração ou uma decapagem acaba por perder, obviamente, a melanina natural, se for virgem, ou o pigmento cosmético, se for colorido. Isso afeta substancialmente o fio. Você sabe diferenciar as duas técnicas? Se ainda não sabe então que tal aprender um pouco mais conosco:


Os fios loiros, quando passam por químicas para ficarem assim, ficam muito danificados, não somente na parte externa mas sobretudo na parte interna.

Antes de saber como recuperar os fios loiros é necessário saber o que acontece com eles.

Os fios quando passam por um clareamento a base de persulfato de potássio acabam perdendo, além do pigmento, queratina, elastina e colágeno. Isso é importante porque nessas condicies o fio fica bem mais frágil, ou seja, fraco, como também indisciplinado.

E para recuperar esse tipo de cabelo nós teremos que utilizar das bases do CCB, quais sejam o item FORÇA e o item COR, obrigatoriamente. Claro que poderá ser cumulado com os outros itens desde que necessário para você.

Como já dito o item Força é necessário pois se os fios não estiverem fortes nunca chegaremos a lugar nenhum, assim como se a cor não ficar estável em breve você ira querer corrigir algo e maior será a agressão.

Se você não tem conhecimentos do CCB então o ideal é que antes de você continuar a ler a matéria você leia sobre o CCB e seus 4 itens para depois continuar lendo essa daqui:


Antes de recuperar seus cabelos loiros você deve considerar a necessidade de fazer uma limpeza de corte ok. Só para se certificar que os fios estão bem cicatrizados, pois senão não adiantará.

Você que deseja recuperar os loiros deverá hidratar o cabelo com frequência (o ideal é semanalmente) isso porque os fios ficam danificados de uma forma que até mesmo as lavagens acabam por deixa-los mais ressecados.

Juntamente com isso você deverá cauterizar os fios 1 vez ao mês. É necessário também que você use um leave-in sempre que for deixar os fios ao natural ou use um termoprotetor para escovar eles.

Não é regra mas uma sequência básica para recuperar os loiros seria esta:

  1. Sempre lave os fios em água mais fria. Em uma semana use uma mascara que tenha o item força, na outra semana use a que tenha o item disciplina;
  2. Quando for escovar ou secar os fios, use um termoprotetor antes de secar e um reparador ou sérum depois de secar. O ideal é que o termoprotetor tenha o item força, e mesmo o CCB não sendo a favor da queratina, no termoprotetor não há problema, visto a quantidade do elemento;
  3. Após 4 hidratações, semanalmente, faça uma cauterização. Eu indico uma a frio, observando os itens do CCB que seu cabelo necessita.

Observe que são dicas fáceis mas que exigirá que você crie um hábito. Um outro detalhe é que não é porque você estará recuperando o seu cabelo que você poderá sempre fazer o que quiser quanto ao clareamento. Tudo tem limite.

A recuperação depende de cada caso. Se você passou muito tempo danificando o fio, levará mais tempo para recuperar.

Sobre produtos eu já indiquei aqui no blog os produtos que eu indico para o CCB, mas como o conhecimento é para que você não fique preso então basta adequar ao que você deseja.

Algumas questões que não foram faladas aqui você pode procurar aqui no blog mesmo, pois tem várias coisas sobre loiros. Mas também pode perguntar abaixo.

Pergunta: tem experiências de recuperação de cabelo ou de estrago de cabelo?


Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte, mas antes de perguntar siga o blog.

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Clique em "LEU?" na barra abaixo e seja um Top leitor.


Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.