Postado dia 05 outubro 2012

O Que é Fundo de Clareamento Capilar




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Hoje vim para falar de algo mais profissional mas como sei que aqui no blog os leitores estão cada dia mais entendidos dos assuntos capilares então creio que essa matéria irá ajudar a profissionais e a pessoas que têm problemas com luzes, mechas, descolorações em geral...


Saiba qual tom seu cabelo vai dar ao clarear
Que bonito: brincando de colorir!

Creio que você profissional que já trabalha em um salão e está lendo essa matéria já passou pela situação de fazer umas mechas e elas ficarem ora acobreadas, ora amareladas/acobreadas, ora amareladas com nuances de gema de ovo...

Como também acredito que você leitor(a) que está lendo essa matéria conhece alguém que reclamou que o cabelo ficou laranjado ou outra cor que não gostou quando descoloriu o cabelo fazendo luzes/mechas.

E por que isso? Por causa do fundo de clareamento. É ele quem vai dizer o tom que o cabelo vai dar quando for descolorido. E deve ser corrigido, óbvio.

Inclusive eu já falei sobre correção de cor quando o cabelo fica verde:


Existem 10 tons naturais de cabelo, do preto ao loiro muito claro (ou extra claro) e cada altura de tom tem seu fundo de clareamento. A única chaticezinha é que há divergência de algumas marcas com relação ao seu ensino.

Uma diz que só existem pigmentos vermelhos-amarelos e suas misturas e outras já dizem que existem os pigmentos azul/vermelho/amarelo. Isso tratando-se de cabelo natural.

Eu me filio pela segunda corrente.

Outra questão é que para a maioria das marcas o fundo de clareamento laranja é na altura do loiro médio e para uma marca conhecida o laranja é na altura do loiro escuro.

Eu me filio pela primeira, laranja na altura do loiro médio.

Os fundos de clareamento, segundo a corrente que eu me filio, são nas respectivas alturas de tom:

  1. Preto - azul
  2. Escuro
  3. Castanho escuro - roxo
  4. Castanho médio - roxo/avermelhado
  5. Castanho claro - avermelhado
  6. Loiro escuro - avermelhado/laranjado
  7. Loiro médio - laranjado
  8. Loiro claro - laranjado/amarelado
  9. Loiro clarissimo - amarelo
  10. Loiro muito claro - amarelo claro

Para os profissionais que não concordam com o que eu mostrei acima entendam: nós sabemos que escolas internacionais são formadoras de tendências e eu me filiei pela que eu citei acima, se você prefere a outra então é válido também, cada um trabalha de acordo com o que acredita, eu não tenho problemas com fundo  de clareamento pelo método que eu uso.

Portanto se você, por exemplo, tem um cabelo castanho médio e pretende pintar de loiro médio 7 saiba que seu cabelo ficará meio laranjado.

O correto é você já usar a tinta correspondente para corrigir o tom. Assim você evita ficar com um cabelo de cor desagradável.

Obviamente que sempre após a coloração deverá ser feito a pós-química reabilitativa. E se você não sabe o que é isso então "siga-me os bons":


Pergunto: já fez mechas e o cabelo ficou de um tom que não gostou? É profissional e não conhecia os fundos?

Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte, mas antes de perguntar siga o blog.

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Clique em "LEU?" na barra abaixo e seja um Top leitor.

Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.