Postado dia 30 outubro 2012

Pode Fazer Progressiva em Cabelo Elastico?




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Muitos tem me perguntado sobre a possibilidade de se fazer uma escova progressiva em um cabelo que esteja elástico, seja para retirar o volume do mesmo ou então para recuperá-lo já que ele fica com uma forma diferente.

Hoje vou falar dessa possibilidade.


Saiba dos riscos de se fazer uma progressiva em cabelos elasticos.
Estique e....elásticos?



É fato que os cabelos acabam ficando elásticos, na maioria das vezes, por conta de químicas mal sucedidas e/ou mal executadas. Quando isso acontece os fios ficam disformes, ou seja, sem forma definida.


Os fios que passam por esse estado ficam bem frágeis, e algumas pessoas relatam nos comentários que chegam a ficar "com medo de pentear ou lavar os cabelos" e de eles caírem ou quebrarem.

Bom salientar que há uma grande diferença entre queda e quebra de cabelo, veja só:



Agora a questão é: esse cabelo que se encontra elástico pode ser feito progressiva nele? A questão é mais ampla, veja porque.

O cabelo quando está elástico tende a ficar mais mole e consequentemente mais fácil de arrebentar, e obviamente que dependendo do caso, ou na maioria das vezes, ele acaba por dar um certo volume a mais tendo em vista que o cabelo fica com certas "ondas" anormais.

Contudo esse volume não é o tipo de volume para ser retirado por alisamentos mas sim pela recuperação do fio. E como progressiva nenhuma hidrata ou recupera fio então NÃO PODE SE FAZER PROGRESSIVA EM CABELOS ELÁSTICOS.

Não vou aqui citar o que é um cabelo elástico ou como recupera-lo da maneira certa, se você quiser entender um pouco mais então veja outra matéria sobre o assunto:

Se você está com o cabelo elástico, ou seja, sem elasticidade e aplica um produto de progressiva nele, o minimo que pode acontecer é você romper o fio, seja pelo tracionamento do mesmo na hora da aplicação, seja por conta do produto que acaba por mexer com o fio, ainda que não altere sua estrutura.

E levando em consideração que a maioria das escovas progressivas hoje em dia estão usando ácidos em sua formula a coisa tende a piorar. Isso porque estas escovas acabam por fazer uma "acidificação dos fios" reduzindo assim a micra dos mesmos e em alguns casos fazendo com que eles venham até a se desintegrar com o tempo.

Portanto não faça. Invisa em tratamentos. A dica que dou é você usar o item Força do CCB em abundancia, em um primeiro momento. CCB é a sigla de Cronograma Capilar Brasileiro que eu desenvolvi e você pode saber mais no intuito de dominar seu cabelo:

Pergunto: você já esteve ou está com os fios elásticos?


Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte, mas antes de perguntar siga o blog.

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Clique em "LEU?" na barra abaixo e seja um Top leitor.


Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.