Postado dia 15 outubro 2012

Qual a Funcao da Queratina no Cabelo




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Se você procurar na internet você encontrará varias matérias falando sobre queratina, ou queratinização. Superficialidades. Muita gente faz queratinização sem nem saber pra que serve a queratina no cabelo. Vou passar para vocês a função dela.


A queratina é boa para o cabelo ou é só mito?
Filamento de queratina microscopicamente visto...




Talvez a primeira coisa que eu decorei da minha primeira apostila do curso básico de cabeleireiro foi: "proteína impermeável que impede a saída de agua (que compõe cerca de 70% do nosso corpo) do cabelo".

Sério, eu decorava isso com um medo danado de não saber. O bom foi que na prova teórica caiu essa questão e eu acertei. Só para constar eu fechei a prova pratica e teoria tirando 10 nas duas (#fato).

A queratina é formada por cerca de 20 aminoácidos. Ok, legal, bakana, mas isso se você for na Wikipédia ou rodar em outros blogs aí você vai ler a mesma coisa. Coisas tipo CTRL+C, CTRL+V.

Mas e qual a função dela? Óbvio que estamos falando no cabelo.

A funcao da queratina, talvez a principal, é a de fortalecer o cabelo. Eu iria dizer que é a de formação mas para não confundir com uma questão fisiológica eu prefiro dizer de fortalecimento.

Mas não é o fortalecimento que você entende como aplicar no cabelo pra ele ficar forte. Não é isso não. É a de estruturar o cabelo através, principalmente, de suas ligações. De repente ficou complicado de explicar de uma forma mais clara, mas vamos lá.

A queratina impede a saída de água do fio. Isso é bom pois evita que o fio desidrate com facilidade.

A queratina dá ao fio elasticidade. Isso é bom pois essa funcao garante ao fio uma resistência para que ele não venha a se partir com facilidade. É fácil de observar se você pegar um fio e estica-lo um pouquinho.

A queratina "reveste" o fio (foi a melhor palavra que achei) fazendo com que ele fique com as cutículas bem seladas e isso causa um brilho maior no fio.

Obviamente, após conhecer as funções da queratina você já percebeu que a falta dela faz também com que os cabelos fiquem ressecados, opacos, quebradiços.

E para isso o necessário é uma reabilitação capilar para estabilizar novamente a queratina. Não sabe o que é? Então veja:



A queratina também deve ser protegida, de maneira que as suas funções sejam preservadas, quando fazemos químicas. E nessa linha de pensamento o ideal é protege-la tanto antes como depois, fazendo pré e pós-química, por exemplo.

Quer saber como fazer?

Leitores, colegas, amigos... com os conhecimentos adquiridos tao somente nessa matéria, levando em conta as matérias que citei aqui, se você colocar em pratica você vai arrebentar, tenha certeza. Faça um teste. Ponha a prova o que estou dizendo.

Continuarei a publicar sobre funcoes em outras matérias, pois sei que quanto mais vocês souberem sobre o cabelo melhor vocês saberão cuidar dele.


Pergunta: você sabia para quê servia a queratina ou tinha só uma noção?


Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte, mas antes de perguntar siga o blog.

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Clique em "LEU?" na barra abaixo e seja um Top leitor.


Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.