Postado dia 01 outubro 2012

Shampoo com PH Neutro é Bom ou Ruim




Recentemente eu vi no rótulo de um sabonete liquido de uma marca muito famosa no Brasil os dizeres de "PH neutro". E a indicação era para uso em crianças. Então comecei a questionar e resolvi esclarecer um pouco sobre a questão nessa matéria tendo em vista os produtos para cabelos...


O ph neutro dos shampoos pode destruir o seu fio
Arrasa... com os cabelos!!!

Digo isso pois o produto a que me refiro eu usava no meu filho (se bem que depois dessa...) e vou fazer algumas considerações a respeito do PH.

Antes de continuar, dou uma sugestão: siga nosso Instagram @cabelosesonhos. Lá tem muita foto e vídeo que não publico aqui.

O PH varia de 0 a 14 sendo que o 7 é neutro, acima dele é alcalino ou básico e abaixo dele é ácido.

PH é o que determina a "quantidade de hidrogênio" um um meio. É o potencial hidrogeniônico (prefiro falar hidrogênico).

Eu falei a respeito dele quando mencionei sobre o Peróxido nessa matéria:


No cabelo o PH alcalino é aquele que faz abrir as escamas do fio para penetração de colorações, relaxamentos, descolorações e trabalhos químicos normalmente.

O PH abaixo de 7 nos cabelos tende a fechar as cutículas ou escamas. Digo tende porque o PH normal do cabelo é algo variável entre 5 e 5,5.

Então raciocinemos: se o ph do cabelo for 5,5 e você utilizar um shampoo de ph 6,5 você estará usando um shampoo alcalino "em relação ao fio de cabelo", concorda? 

Lembrando também que como o cabelo não é solúvel em água e não podendo assim quantificar o seu PH de forma correta o mesmo é feito pelos seus compostos como a queratina e etc...

Cabelos com PH muito alto ou muito baixo (progressivas à base de ácidos) tendem a ficar porosos, embaraçar, quebrar com facilidade dentre outros problemas.

Voltando ao produto que falei para vocês o que na hora eu pensei foi: "poxa se o PH é neutro então quer dizer que ele pode ressecar a pele".

Então o que eu fiz? Tomei banho algumas vezes com o "maravilhoso produto para crianças com PH neutro" e o resultado foi que com os dias minha pele ficou mais seca.

O que isso tem a ver com o cabelo? É que o PH da pele é o mesmo do cabelo.

Para quem não sabe o PH da lágrima é 7,2 e por isso os shampoos infantis normalmente tem esse PH ou vem como "PH neutro" pois em contato com os olhos da criança não irá fazer arder. Bom por um lado (de não arder) péssimo por outro (de ressecar o cabelo).

Por isso eu já tinha decido algo a muito tempo: uso no meu filho os shampoos e condicionadores que uso em mim mesmo, que são hidratantes e possuem PH 5,5 a 4,5, que assim além de lavar acaba hidratando corretamente os fios.

Então minha dica: fuja dos "PHs" neutros.

No Cronograma Capilar Brasileiro você sempre deve optar por shampoos que sejam hidratantes. E como saber isso? Simples: eles não virão com ph neutro no rótulo e normalmente terão os itens citados no CCB.

Para saber sobre o CCB veja:


Perguntinha: você usa ou já usou shampoo neutro achando que estava arrasando? E agora?



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.