Postado dia 29 outubro 2012

Tricotilomania e Arrancar os Cabelos?




Hoje resolvi falar de um problema que muita gente tem e não sabe o que é. Eu me refiro a Tricotilmania. Esta acomete mais as mulheres mas por que?


Mania de arrancar os cabelos da cabeça e do corpo
Tá de arrancar os cabelos?

Quando eu comecei a estudar sobre cabelos tínhamos aulas de tricologia capilar bem como de histologia capilar. Uma estuda a estrutura do cabelo e a outra a sua formação, de uma forma básica para dizer.

Mas tinha uma parte que chamavam de "doenças relacionadas ao cabelo", dentre elas estava a Tricotilmania

Contudo a tricotilmania, a meu ver, é mais o transtorno compulsivo obsessivo (olha eu dando de psicologo...) do que uma doença em sí, como é a anemia capilar.

Outra coisa que também chama de doença do cabelo, que na verdade é mais uma exteriorização do dano químico/mecânico sãos os pontinhos brancos que se formam no cabelo.

Não sabe o que é também? Então veja:


A Tricotilmania é o hábito (péssimo!) de "arrancar" os fios ou então de "parti-los" com as mãos. Vejo na maioria dos casos mulheres com esse hábito.

E em que esse hábito pode ser prejudicial? Simples! Ao arrancar os fios de uma forma abrupta a pessoa pode acabar danificando o folículo piloso (saída do fio do couro cabeludo) fazendo com que o organismo entenda aquilo como uma agressão vindo o folículo a inflamar e até mesmo acabar por cicatrizando.

E essa cicatrização faz com que o fio não nasça mais. Nunca mais. Seria como aquela pessoa que queima uma parte da pele e essa cicatriza lisa, não nasce fio ali mais.

Também pode ocorrer do fio não cicatrizar, do folículo somente se fechar, mas aí acontecerá o que conhecemos como "pêlo encravado" que em alguns casos também pode doer muito.

Não sei se já falei para vocês mas também sou designer de sobrancelhas, e o que tenho observado é que fios mal arrancados com a pinça acabam por ficar como os fios da cabeça que são arrancados: encravados e por dentro da pele.

Em alguns casos pode até acontecer uma infecção, tendo em vista que nosso couro cabeludo é lotado de Malassezia Furfur, um fungo que causa as Pytiriasis. Não sabe do que estou falando? Estas sim podem ser consideradas doenças, veja:


Portanto você que tem aquele costume de ficar "arrancando os cabelos" literalmente e depois fica correndo aí pelos blogs de cabelos e perguntando: "estou cheia de tocos de cabelo e não sei o que faço" se cuide, pois você pode causar um dano grave e de difícil reparação.

Seria até bakana você compartilhar essa matéria para alguém que você conheça ou mesmo para divulgar para as pessoas saberem o quanto isso pode ser ruim para elas.

Pergunto: você tem esse hábito ou já teve?


Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte, mas antes de perguntar siga o blog.

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Clique em "LEU?" na barra abaixo e seja um Top leitor.


Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 12 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG, também em salões parceiros pelo Brasil esporadicamente. Ex-professor de cabeleireiro, é Especialista Master Redken e educador pela marca. Presta consultoria para empresas e profissionais. Faz do blog Cabelos E Sonhos sua escola virtual onde compartilha o que sabe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...