Postado dia 19 novembro 2012

Diferencas entre californianas e ombre hair




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Dentro da área de colorimetria existem vários tipos de procedimentos para mechas, inclusive as californianas e a ombrè hair. Vamos aqui traçar um paralelo entre as duas e mostrar as diferenças.

Exemplo de californianas



Recentemente eu pincelei aqui no blog, bem resumidamente, sobre as diferenças entre balayage, luzes, reflexo e mechas. Também dei algumas dicas como em que caso cada uma delas é indicada e para que serviam.


Era uma dúvida que pairava sobre muita gente então foi legal falar sobre. Aproveite também pra ler se tiver um tempinho e quiser aprender mais:



Tratando-se das mechas existem dois tipos de procedimentos diferentes: as californianas e a ombrè hair. Claro que dentro das mechas existem vários estilos como as Dust It, as Highlights mas não vou entrar em detalhes mais profundos aqui.

As californianas, também conhecidas como Sun Kisses, é um tipo de clareamento uniforme feito nas pontas dos fios para dar a impressão que a pessoa pegou sol exageradamente e o cabelo deu uma clareada "natural".

Gosto de fazer esse tipo de procedimento me valendo um pouco do conceito de balayage, ou seja, mesclando os dois, pois assim o efeito natural fica mais sutil, levando a pessoa a crer de fato que é natural.

A ombre hair, por outro lado, e totalmente diferente, já é um procedimento onde o que se busca é dar um efeito "sombreado" no fio, mas nesse caso partindo mais próximo da raiz (eu disse próximo, o que pra mim pode ser 1 palmo da raiz ou mais, dependendo do tamanho do cabelo) e começando de um certo tom e terminando nas pontas com um tom mais claro.

É o efeito de "cabelo sombreado". Falei de ombre hair aqui uma outra vez, e ainda continua sendo uma das matérias mais lidas do site, aproveite para conferir e entender melhor:

Então para resumir: californianas é um tom único feito nas pontas (basicamente) e ombre hair é um efeito de sombreado que começa de um tom e vai clareando até as pontas linearmente. Pegou?

Obviamente que na maioria das vezes esses dois procedimentos são feitos com pó descolorante e água oxigenada, ou seja, com descolorantes, ainda que não seja em pó. E todos tem o efeito do peroxido de hidrogênio, por isso o cuidado ao fazer o procedimento deve ser criterioso, pois um preparo um tempo errado pode por tudo a perder.

Sobre o peroxido de hidrogênio e o seu potencial de clareamento você pode ler um pouco mais na matéria que fiz falando somente do componente químico:

Uma dica que não posso de forma alguma deixar de dar, ou de dizer, é que cabelos que passam por esses procedimentos ficam danificados e ressecados (eu não disse nada de quebra!) por isso todos devem passar por um tratamento de cor. E o que tenho indicado aqui através do CCB é justamente o item Cor, que você confere abaixo:

Agora que você já se tornou expert em mechas que tal falar pra gente sobre cabelos que você viu com esses dois estilo e que achou bonito ou até mesmo feio?

Se você usa ou pretende fazer algum dos dois conte pra gente.

Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte, mas antes de perguntar siga o blog.

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Clique em "LEU?" na barra abaixo e seja um Top leitor.

Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.