Postado dia 17 dezembro 2012

Dicas Para Cabelos Vermelhos e Bonitos


Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Estava devendo uma matéria sobre cabelos vermelhos aqui no blog. Mas vocês que me conhecem sabem que não faço matéria para encher blog e sim para resolver o problema e ajudar com dicas usuais. E hoje vou falar um pouquinho sobre os cabelos vermelhos.

Saiba como manter cabelos vermelhos com aspecto saudavel
Red Hard...




Quem tem cabelos vermelhos sabe o quanto é difícil mantê-los bonitos e com brilho duradouro. Mesmo porque nós que trabalhamos nesta área sabemos que o vermelho é o reflexo mais difícil de ter fixação. Por isso a industria cosmética de pesquisa nesta área tem investido tanto nos vermelhos.


Entretanto existem alguns fatores que não são mencionados pelos próprios fabricantes, e isso não entendo porquê. Bom, eu imagino. Talvez seja melhor deixar as pessoas ignorantes em relação aos vermelhos. Assim  elas gastam com mais tinta para pintar os cabelos em menos tempo, ressecando assim muito mais e tendo que pintar mais vezes e assim vai.... Tese minha. Minha opinião!

Um dos fatores que contribuem para se ter um vermelho com boa fixação é a pigmentação. Quando digo pigmentação me refiro tanto à pigmentação que está no fio e irá mudar quanto à pigmentação que deve ser feita no fio para prepará-lo para receber a coloração vermelha.

Por exemplo: se você tem o cabelo loiro, loiro claro, loiro claríssimo, seja com tinta ou com descoloração, o correto é você preparar o cabelo para receber o vermelho fazendo uma pré-pigmentação. Não vou falar desse procedimento aqui, mas se quiser conferir então veja:



Assim o seu vermelho não correrá o risco de desbotar e revelar um fundo laranjado ou mesmo de perder pigmentação, não fixando corretamente, ainda no trabalho de coloração.

Essa é uma dica.

Outra dica tão importante quanto a primeira é você observar o fundo de clareamento que seu cabelo poderá ou irá revelar quando você for fazer uma coloração vermelha no qual você tenha que clarear o cabelo com a própria tintura.

Isso se dá no caso, por exemplo, de quando o cabelo natural é um castanho médio/natural e você pretende colocá-lo vermelho intenso na altura de um loiro escuro, onde o fundo de clareamento é vermelho/laranjado.

Neste caso além de usar um oxidante que corresponda ao nível de clareamento necessário, 2 tons, o correto é usar juntamente com a coloração vermelho intenso um centímetro linear de acinzentado para corrigir o alaranjado, deixando assim o vermelho mais fechado e puro uma vez que o laranjado terá sido neutralizado.

Sei que para quem não é profissional é muitíssimo complicado o que estou falando aqui, e até para profissionais que não tem uma especialização em colorimetria, mas como disse para vocês, só faço matéria para resolver o problema.

Se você, mesmo não sendo profissional, quiser saber um pouco mais sobre os fundos de clareamento do fio então aprenda lendo essa matéria:

Isso são noções das mais básicas para colorimetria. Fundamentos como este é o que passo nas consultorias para salões e profissionais, que em breve espero tornar em cursos. Profissionais podem conferir na aba CURSOS lá em cima os tipos de consultorias que nós damos.

Não obstante essas duas dicas que eu dei sobre como ter cabelos vermelhos bonitos uma outra extremamente importante é quanto à manutenção.

Se seu vermelho desbotar com 1 mês ou menos o ideal é tonalizá-lo e não aplicar uma nova tintura por cima. Isso evita o ressecamento e consequentemente a piora do fio.

E ter produtos de qualidade para manutenção da cor também é importante. E aqui eu vou ressaltar: é extremamente importante que você dê uma atenção especial ao item COR do Cronograma Capilar Brasileiro, para que seus cabelos fiquem bem tratados e não percam pigmento com facilidade.

Dicas simples mas que quando colocadas em prática mudam e alteram o brilho dos cabelos vermelhos bem como a durabilidade do mesmo.

Diga pra gente se você tem ou já teve cabelos vermelhos ou se conhece alguém que tem e não é bonito.

Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 9 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca e presta consultoria sobre produtos e para profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

22 COMENTÁRIOS:

  1. Então quem não pode usar água oxigenada logo não pode usa tinta? É o que sempre ouvi, dai nunca consegui o meu vermelho dos sonhos; já usei muito tonalizante mas a cor nunca chegou perto da que eu queria, ai desistir e fiquei com minha cor natural.

    Enfim, quem não pode usar a tinta/água oxigenada nunca será uma colorida?

    ResponderExcluir
  2. sou preguiçosa demais para ter cabelo vermelho

    (Sobre a sigma, todas minhas compras estão sendo taxadas, esses dias comprei um pincel de $16 e me taxaram em R$50 , acho um absurdo isso. Compensa mais se vc conhecer alguém que vai viajar pro EUA, da ´só mandar entregar no hotel ou endereço da pessoa e ela traz. Os pinceis da Sedona lace, tem a mesma qualidade que os da Sigma e a receita ainda não es´ta marcando encima deles)

    Beijos meu lindo!!

    http://www.cacau-makeup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Cacau,

    thanks muito mesmo. Vou pedir alguem entao.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo seu site. Gosto muito dos temas abordados, e consegui tirar muitas dúvidas que tinha com relação aos cabelos e consegui me salvar de muitas ciladas também.. rsrs
    Agora com relação ao post de hoje...

    Meus cabelos são castanho médio, e sempre tive vontade de ter os cabelos vermelhos, mas aquele vermelho cereja mesmo, parecido com a moça da foto; mas sempre fui desestimulada por todos, principalmente os cabeleireiros, pelo fato de fazer relaxamento nos cabelos.

    Sempre vinham com aquele papo: "Passa acaju, vai ficar lindo!". Mas eu queria vermelho e não só reflexos.
    Gostaria de aproveitar o post e saber a sua opinião.

    Eu relaxo os cabelos com tiogliconato de amônia (Hair Life) desde que me entendo por gente, há mais de 15. Apesar de algumas pessoas dizerem que este produto não é de qualidade, nunca tive problemas com ele e sempre consegui resultados satisfatórios, então não vi motivos para mudar. (Se tem uma coisa que eu aprendi com as mulheres da minha família é que ficar mudando de alisante que nem muda de roupa não é uma boa idéia... kkkk )
    Há algum tempo atrás fiz algumas mechas rosas, foi usado descolorante sem amônia e ox de 20. Não tive nenhum problema com queda ou quebra.

    Então as minhas perguntas são:
    - Na sua opinião, alisando o cabelo com o produto a base de Tio, eu posso vir a conseguir um vermelho cereja nos cabelos ou alguma cor próxima?
    - É verdade que pessoas que alisam só podem utilizar tintas com Ox de no máximo 20 volumes?
    - É possível uma descoloração global em cabelos alisados com Tio? (Li o post sobre descoloração em cabelos alisados, mas vi que se tratava apenas de mechas ou luzes).

    Se você responder que sim pra 1ª ou pra 3ª pergunta, eu juro que saio correndo para o seu salão rsrs
    Agradeço muito a atenção, desculpe pelo tamanho da mensagem. E obrigada por compartilhar com conosco seus conhecimentos!

    ResponderExcluir
  5. ola marlon. sou cabeleireira, mas não tenho curso de colometria, estou com uma cliente que ta com o cabelo muito vermelho e quer fazer luzes... o que eu faço ? jogo um marrom e depois faço as luzes? Me da uma dica por favor...

    ResponderExcluir
  6. Gostei d+ do seu blog de cara, assim q começei a ler...e da sua personalidade...me identifiquei com sua maneira de ser...por meio da suas respostas diretas sem bla-bla e com sua maneira de interagir e impor por usar opnião pude observar isso e parabens pelo blog...Que Deus continue te iluminando e que asim vc tbem possa continuar a nos ajudar com suas experiencias e profissionalismo!!!!
    Nina hair styli

    ResponderExcluir
  7. Maria Olívia26 dezembro, 2012

    Marlon, achei o seu blog interessante e sério, portanto resolvi pedir a sua ajuda.
    Meu cabelo é virgem, castanho escuro e cacheado com a raiz mais lisa, e quero virar ruiva acobreado (com aquele tom natural meio laranja) mas para isso teria que descolorir e várias cabeleireiras que eu procurei disseram que o meu cabelo iria enrolar muito e ficar quebradiço então minhas perguntas principais são:
    _ Descolorir cabelo marrom escuro virgem e cacheado, encrespa muito mais? Fica muito seco e quebradiço?
    _ Vermelho natural acobreado puxado para o laranja só descolorindo, ou é possível chegar aos poucos com a tinta?

    ResponderExcluir
  8. Você poderia fazer um post sobre o ruivo natural acobreado!! :)
    Meu cabelo ERA castanho médio/natural, joguei uma tinta 8.4 nele e fiquei fazendo hidratações, mas estou sentindo ele mais duro... tenho muitos cremes de nutrição e ampolas de reconstrução, então, tentei hidratar com bepantol líquido, não sei se foi o bepantol ou se foi o shampoo dove cabelos tingidos, mas depois desses procedimentos, senti essa falta de maciez e maleabilidade nos fios...

    ResponderExcluir
  9. Ola Marlon, tudo bem ? Me tira uma duvida por favor, eu uso a tinta majirel 8.34+mix 0.43wella, meu cabelo tem ficado muito danificado e sem brilho, vc sabe me dizer se pode ser o mix que está causando isso, esse produto danifica mais o cabelo ou é como a tinta ? Obrigada, abs !

    ResponderExcluir
  10. Marlon, sabe me dizer se o mix da wella para intensificar a cor danifica o cabelo ?

    ResponderExcluir
  11. Priscila,

    sim, como qualquer outro.

    ResponderExcluir
  12. Priscila,

    sim como todos os outros.

    ResponderExcluir
  13. ola qual o relaxamento ideal para cabelos vermelhos? ja faz 2 anos que eu usei guanidina, mas nunca mais passei nada, fiquei com medo os meus cabelos é um pouco fraco, é dificil ele crescer. socorro!!!!!!!aguardo resposta.um abraço lena

    ResponderExcluir
  14. o mix deixa o cabelo realmente mais vermelho, ou fica quase a mesma coisa????

    ResponderExcluir
  15. Wandislane Lemos de Oliveira05 setembro, 2013

    Olá, eu fiz a quatro meses um alisamento sem formol, todavia agora queria pintar de vermelho mas estou com medo de meu cabelo cair, em quanto tempo sai a química do alisamento turmalina? pois até pra clarear a raiz do cabelo agora estou com medo, porque quando eu fiz esse procedimento no salão depois de dois meses eu fiz reflexo e meu cabelo emborrachou, graças a Deus que foi somente mais as pontas, mas ainda assim estou com medo.. Grta.

    ResponderExcluir
  16. É muito difícil de se ter um cabelo vermelho.Já tentei de várias formas e nunca fica do meu gosto.Será que a pigmentação do cabelo conta muito? Meu cabelo já é vermelho mas vermelho mais pro escuro e eu sempre quiz ter um cabelo cerja mas até agora nada.Abraços

    ResponderExcluir
  17. oi eu gostaria de saber como eu posso pintar o cabelo de vermelho sem descolorir meu cabelo ta preto mais ja desbotado ,como eu faso descoloro ou pinto por cima que pega

    ResponderExcluir
  18. MARIA CRYSTHELL24 julho, 2014

    OI GOSTARIA DE SABER COMO FASSO PRA DEIXAR MEU CABELO BEM VERMELHO

    ResponderExcluir

Deixe seu comunicado, comentário. Seja educado (a) e objetivo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...