Postado dia 17 dezembro 2012

Dicas Para Cabelos Vermelhos e Bonitos




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Estava devendo uma matéria sobre cabelos vermelhos aqui no blog. Mas vocês que me conhecem sabem que não faço matéria para encher blog e sim para resolver o problema e ajudar com dicas usuais. E hoje vou falar um pouquinho sobre os cabelos vermelhos.

Saiba como manter cabelos vermelhos com aspecto saudavel
Red Hard...




Quem tem cabelos vermelhos sabe o quanto é difícil mantê-los bonitos e com brilho duradouro. Mesmo porque nós que trabalhamos nesta área sabemos que o vermelho é o reflexo mais difícil de ter fixação. Por isso a industria cosmética de pesquisa nesta área tem investido tanto nos vermelhos.


Entretanto existem alguns fatores que não são mencionados pelos próprios fabricantes, e isso não entendo porquê. Bom, eu imagino. Talvez seja melhor deixar as pessoas ignorantes em relação aos vermelhos. Assim  elas gastam com mais tinta para pintar os cabelos em menos tempo, ressecando assim muito mais e tendo que pintar mais vezes e assim vai.... Tese minha. Minha opinião!

Um dos fatores que contribuem para se ter um vermelho com boa fixação é a pigmentação. Quando digo pigmentação me refiro tanto à pigmentação que está no fio e irá mudar quanto à pigmentação que deve ser feita no fio para prepará-lo para receber a coloração vermelha.

Por exemplo: se você tem o cabelo loiro, loiro claro, loiro claríssimo, seja com tinta ou com descoloração, o correto é você preparar o cabelo para receber o vermelho fazendo uma pré-pigmentação. Não vou falar desse procedimento aqui, mas se quiser conferir então veja:



Assim o seu vermelho não correrá o risco de desbotar e revelar um fundo laranjado ou mesmo de perder pigmentação, não fixando corretamente, ainda no trabalho de coloração.

Essa é uma dica.

Outra dica tão importante quanto a primeira é você observar o fundo de clareamento que seu cabelo poderá ou irá revelar quando você for fazer uma coloração vermelha no qual você tenha que clarear o cabelo com a própria tintura.

Isso se dá no caso, por exemplo, de quando o cabelo natural é um castanho médio/natural e você pretende colocá-lo vermelho intenso na altura de um loiro escuro, onde o fundo de clareamento é vermelho/laranjado.

Neste caso além de usar um oxidante que corresponda ao nível de clareamento necessário, 2 tons, o correto é usar juntamente com a coloração vermelho intenso um centímetro linear de acinzentado para corrigir o alaranjado, deixando assim o vermelho mais fechado e puro uma vez que o laranjado terá sido neutralizado.

Sei que para quem não é profissional é muitíssimo complicado o que estou falando aqui, e até para profissionais que não tem uma especialização em colorimetria, mas como disse para vocês, só faço matéria para resolver o problema.

Se você, mesmo não sendo profissional, quiser saber um pouco mais sobre os fundos de clareamento do fio então aprenda lendo essa matéria:

Isso são noções das mais básicas para colorimetria. Fundamentos como este é o que passo nas consultorias para salões e profissionais, que em breve espero tornar em cursos. Profissionais podem conferir na aba CURSOS lá em cima os tipos de consultorias que nós damos.

Não obstante essas duas dicas que eu dei sobre como ter cabelos vermelhos bonitos uma outra extremamente importante é quanto à manutenção.

Se seu vermelho desbotar com 1 mês ou menos o ideal é tonalizá-lo e não aplicar uma nova tintura por cima. Isso evita o ressecamento e consequentemente a piora do fio.

E ter produtos de qualidade para manutenção da cor também é importante. E aqui eu vou ressaltar: é extremamente importante que você dê uma atenção especial ao item COR do Cronograma Capilar Brasileiro, para que seus cabelos fiquem bem tratados e não percam pigmento com facilidade.

Dicas simples mas que quando colocadas em prática mudam e alteram o brilho dos cabelos vermelhos bem como a durabilidade do mesmo.

Diga pra gente se você tem ou já teve cabelos vermelhos ou se conhece alguém que tem e não é bonito.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.