Postado dia 10 dezembro 2012

Perda de Massa Capilar por Químicas Sucessivas




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Você sabe o que é cimento intercelular? Massa capilar? Você já ouviu falar em córtex capilar? Pois hoje vou falar de um assunto muito importante quando a questão é quebra de cabelos: a perda de massa capilar.



Muita gente nos dias de hoje fazem químicas nos cabelos, seja alisamentos ou seja descoloracoes e ainda coloracoes.

O problema não é esse, mas sim a quantidade que se faz sem levar em consideracao que os fios precisam ser regenerados. Isso sim faz toda a diferença.

Não precisa nem ser profissional para perceber isso, basta raciocinar usando exemplos. Vamos a um então: imagine você levantando de manha, sem comer nada, saindo para dar uma corrida de uma hora. Você vai conseguir? Dependendo sim. Mas como vai chegar em casa?

A resposta, no meu caso, seria: tarado de fome e sede.

Certa vez eu fiquei dois dias sem comer. Estava em um ponto de ônibus com um lindo CD na mão quando de repente tudo ficou quente e quando abri os olhos estava caído no chão e ainda falei com alguem: ''acho que desmaiei''... Não diga!

Igualmente acontece com os fios.

Os fios possuem o cimento intercelular, conhecido por alguns como massa capilar, e que como eu costumo dizer é o "músculo do cabelo.

A massa capilar também pode ser denominada córtex, apesar que não seria muito correto. Todas as químicas de transformação citadas acima ocorrem no córtex. Consequentemente se você faz sucessivas químicas alterando a estrutura do córtex, ele perde propriedades.

Por sequência se o córtex perde propriedades ou elementos e você não repõe, seja em forma de cauterizações ou de pós-química então ele cedo ou tarde acabará por não resistir. Falando em pós-química seria interessantíssimo você entender o quanto é necessário fazê-la nos fios após o relaxamento ou as luzes, por exemplo:



Entretanto há um ditado que deve ser levado a sério: é melhor prevenir do que remediar. Para quê destruir um cabelo para depois gastar reconstruindo o mesmo sendo que podemos nos aperceber e preparar o cabelo para tais procedimentos a fim de não ser tão agredido?

Isso conseguimos com o outro lado da moeda dos tratamentos em relação às químicas que seria o pré-química, outro assunto interessante, veja:


Portanto se você fez seguidos trabalhos químicos e seu cabelo acabou pro perder massa capilar, negligenciando assim o córtex, e isso é fácil de perceber, pois, os fios ficam finos, sem elasticidade e normalmente sem brilho, então você precisa recuperá-lo utilizando de algumas regras fundamentais de anamnese e aplicação.

Anamnese é o diagnóstico do fio capilar. E com base em 4 tipos, ou 4 itens, necessários para o cabelo eu criei o CCB - Cronograma Capilar Brasileiro - onde você identifica o problema dos seus fios e passa então a corrigir esses problemas com produtos específicos para cada item. Para conhecer o programa CCB você terá que perder, ou ganhar, um tempinho lendo algumas matérias aqui.

E a básica de introdução é a do programa, veja:

Com certeza absoluta se você seguir corretamente o fundamentado no CCB você irá recuperar seus fios. Basta ver nos comentários e até em outros blogs pessoas que mostram o quanto estão admiradas com esse sistema, que é o que uso a mais de 6 anos onde trabalho.

Se tiver alguma dúvida basta ir na parte "procure no blog" e digitar Cronograma Capilar Brasileiro e você encontrará todas as matérias relacionadas. 

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Clique em "LEU?" na barra abaixo e seja um Top leitor.


Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.