Postado dia 05 dezembro 2012

Pó Descolorante sem Amonia em Cabelo Alisado com Guanidina


Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Todo mundo, ou quase todo mundo muda o cabelo ao menos um pouquinho. Alguns a cor, outros a forma e textura. Mas uma questão que me perguntam muito é se pode fazer luzes em cabelos alisados com guanidina ou sódio se o pó descolorante for sem amônia. Vou falar sobre este aspecto.


Mudanças...


Um dado estatístico: no salão onde trabalho aqui em Belo Horizonte, quando numero somente mulheres percebo que as que não querem ficar loiras querem mudar a forma do cabelo, e na maioria das vezes querem mudar a forma dos fios para mais lisos.

A questão é quando a pessoa alisa os fios e depois quer também clareá-los. Que é possível é. Mas em quais circunstancias? Porque quebrar um cabelo assim é o que mais acontece.

Em outra matéria eu falei sobre cabelos quebrados por relaxamento, e seria interessante você entender sobre a recuperação desse tipo de cabelo, veja:


Com certeza pessoas que relaxam o cabelo com guanidina e depois querem clareá-los acabam por pensar na Beyoncé. Por que? Porque ela alisa e clareia.

Quando o cabelo é alisado com amônia tudo bem, afinal o pó descolorante também tem amônia. Mas e quando o cabelo é alisado com Guanidina ou Sódio? Aí a questão é outra.

Amônia é incompatível com hidróxidos em geral . Mas e se o pó descolorante for sem amônia, aí não tem problema certo? Não é bem assim não.

O descolorante é sem amônia mas possui outros derivados alcalinos para abrirem as cuticulas do fio que também agridem os mesmos. Sem contar os persulfatos, na maioria das vezes o de Potássio.

Nestes casos o cabelo acaba tendo sua disciplina e textura altamente prejudicados. Obviamente que faz-se necessário usar esses dois itens do CCB para recuperar os fios:


Outra questão é que quando você faz um relaxamento com hidróxidos há uma mudança brusca na posição nas ligações sulfurosas, ou ligações de enxofre. E isso interfere no clareamento do cabelo pois o fio fica muito mais propenso a quebrar e ser danificado.

Então quando vejo um cabelo alisado com Guanidina e que a pessoa quer fazer umas luzes, mechas, ou qualquer outro procedimento clareador eu sempre indico um teste de mechas, no caso do pó descolorante sem amônia.

No entanto se a pessoa quiser fazer umas mechas/luzes nesse cabelo alisado com hidróxidos e essas mechas forem com tinta em um clareamento até 2 tons eu não tenho encontrado problema, mesmo a tinta contendo amônia.

Agora é importante frisar que sempre, sempre, sempre deve ser feito teste de mecha. Assim você evita que seu cabelo possa ter uma quebra brusca onde você vá levar meses e até anos para recuperar.

Se você pretende ficar só no alisamento e quer saber um pouco mais sobre a Guanidina então leia:


Por isso caro leitor, não faça algo que você possa ter dor de cabeça depois. Certifique-se primeiro para posteriormente não ter que correr atrás de algo que você poderia ter evitado.

Rápido e rasteiro: já fez isso no cabelo ou conhece alguém que fez?


Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Clique em "LEU?" na barra abaixo e seja um Top leitor.

Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos


Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 10 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca e presta consultoria sobre produtos e para profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

37 COMENTÁRIOS:

  1. belo post, parabéns mais uma vez. Esclareceu bem o assunto. Mas mesmo assim tem gente que é teimosa....rsrs

    ResponderExcluir
  2. não sabia disso, fiquei chocada

    e quando alisar o cabelo guanidina quanto tempo depois posso fazer o clareamento?

    aqui na minha cidade as meninas do salão não sabem de nada disso, fiquei com medo agora.

    Beijos enormes meu muso capilar!!!

    http://www.cacau-makeup.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Cacau,

    qdo fizer com guanidina nao pode fazer o clareamento, vai ocorrer quebra na certa. Se for feito com amonia aí pode-se fazer, mas com tinta. Rachei de rir do muso, kkkkkk. A dona da make-up falando assim eu ate acredito hein. Abraco

    ResponderExcluir
  4. Ana Rodrigues06 dezembro, 2012

    Olá! Conhece algum tratamento capilar bom em Portugal?
    Ouvi falar da CM2C e Saúde Viável que são muito maus...

    Ouvi falar que Transplantes Capilares é muito bom! Sabe de alguma coisa?

    ResponderExcluir
  5. Ol a matéria que acabei de ler esta excelente, adorei reforçou mais ainda, a explicação esta perfeita um abraço.

    ResponderExcluir
  6. ANA PAULA ROCHA07 dezembro, 2012

    ola meu cabelo esta gema de ovo, ai minha cabeleireira tingiu e concertou, ficou num tom de castanho claro eu amei pq a tinta q ela usou hidratou muito meu cabelo, ai cismei e fiz luzes, A COR FICOU LINDA, MASSSSS meu cabelo é cacheado e ressecado, com isso ficou um lixooooo, muito seco embaraça muito, da vontade de chorar. EU SEMPRE TIVE CABELO NO TOM DE MEL, SERA QUE POSSO PASSAR TINTA NOVAMENTE POR CIMA DAS LUZES? QUERO UM TOM DE MEL, LOURO MAS FECHADO, O Q FAÇO? ME AJUDE

    OBRIGADA

    ResponderExcluir
  7. Ana,

    mas para que? Crescer? Recuperar?

    ResponderExcluir
  8. Marlon, tentei fazer Californianas no Cabelo, e meu cabelo ficou emborrachado, super feio. Cortei um pouco e fiz varias hidratações, mas não esta resolvendo. Devo fazer Cauterização com Queratina Pura ? =(

    ResponderExcluir
  9. Mila,

    quem fez, voce ou outra pessoa?

    ResponderExcluir
  10. GOSTARIA DE ESTAR FAZENDO MECHAS OU LUZES CALIFORNIANAS NO MEU CABELO MAIS EU RELAXEI MEU CABELO COM GUANIDINA...COMO EU POSSO ESTAR FAZENDO E OUTRA MEU CABELO É ESCURO...

    ResponderExcluir
  11. Shirley Lima04 janeiro, 2013

    Me ajuuuuda Bruno, meu cabelooo ta horrrivel!! Sempre fiz relaxamento com cristalizada, ai depois resolvi fazer luzes e depois comecei a pintar. Um tempo depois começou a quebrar e me deu uma louca E resolvi escurecer os fios. Ai pra tentar 'deixar de danificar tanto' passei 8 meses sem nada de quimica!!!!!!! então fiz luzes de novo e depois de 2 meses fui fazer de novo e ele 'torou' em várias partes do cabelo. Logo qndo ela tirou o produto das luzes meu cabelo começou a se 'desmanchar', ficou meio transparente e começou a quebrar. E o pior é q como o tom do cabelo tva um castanho escuro, dá pra perceber muiiito que ele ta querado, e cheio de frizz, no cabelo todo. E agora não sei oq fazer pq pra piorar queria fazer meu relaxamento de novo e o cabelo ta terrivel!!! Me ajuda quero muito recuperar meu cabelo!!!

    ResponderExcluir
  12. papaidoceuteama04 janeiro, 2013

    Marlon, fez luzes a 20 dias e a 4 dias fez alisamento com guanidina, nossa pensa num cabelo que caiu muito e ta parecendo borracha igual a cabelo de milho kk...., fui indicado por uma atentende de farmacia dissendo q iria ficar lindo.Entao passei eu mesma. so que agora tiver que corta ele ta bem curto, sem vida, elastico e alto, tenho feito hidrataçoes. O que posso fazer para recuperar o brilho e abaixar o volume e frizz do meu cabelo. des de ja muito obragada pela atencao.

    ResponderExcluir
  13. Natali Oliveira13 janeiro, 2013

    Há anos uso guanidina e recentemente tonalizantes, tudo certo, até eu fazer uma descoloração sem amônia com ox de 10 volumes, o cabelo ficau super claro e pintei com 2 tonalizantes, o primeiro Bioton Extreme vermelhão, pra pegar uma cor rsrs desbotar e ficar como eu keria, segundo Collor Touch 7/43,(a cor que eu keria) ficou lindo!!! Depois de alguns meses quando eu fui fazer o alizamento o cabelo elastico na frete (onde eu apliquei) e caiu, ficando só a raiz crescida. Isso já faz um tempo !!! Quero saber que alizante, decolorante e tinta eu posso usar, espero o tempo que for pra trocar!!! Já faz 3 meses depois do corte químico !!! Se puder me ajudar ... Obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Liliane caneca08 fevereiro, 2013

    adoro suas dicas bjs

    ResponderExcluir
  15. Liliane caneca08 fevereiro, 2013

    o que vc mim diz do famoso champoo bomba?

    ResponderExcluir
  16. Marlon relaxo meu cabelo com guanidina e usava tonalizantes pra escurecer meu cabelo ja que ele é claro e com a guanidina ele clareia mais ainda. Parei de escurecer e ele ja está com a raiz mais clara uns três dedos mais ou menos quero continuar clareando optei pelas luzes. Então queria saber o que fazer pra dar luzes no meu cabelo sem danifica-lo ? Desde ja agradeço !

    ResponderExcluir
  17. Thaís Santos06 março, 2013

    Uso guanidina desde nova, hoje tenho 18 anos, mas há uns 4 ou 5 meses deixei de usar, sou ruiva e uso tonalizante... há um mês atrás usei maxtom vermelho com agua oxigenada de 20, mas ficou bom e nem ressecou, mas gostaria de ficar loira ou passar meu cabelo meio que pro marrom claro, sera que com tinta consigo isso? pois depois queria fazer californianas nas pontas e ia descolorir... o que pode acontece com meu cabelo?

    ResponderExcluir
  18. Olá.....gostaria de saber se vc conhece o kit de desmineralização da summit? ele realmente tira as quimicas do cabelo como dizem?tenho progressiva até a altura dos ombros e henne....sim henne nas pontas uns 20 cm.....ps quero clarear por isso a terrivel e massacrante duvida.....help please.....

    ResponderExcluir
  19. Cibele Souza02 maio, 2013

    Olá eu fiz relaxamento com guanidina eu queria saber se eu posso fazer carlifornianas nas pontas ? Bjos

    ResponderExcluir
  20. sonia maria27 maio, 2013

    fizes decolaçao posso fazer um relaxamento

    ResponderExcluir
  21. kenia dos Santos26 junho, 2013

    Olá,tenho os cabelos longos e faço luzes ja a 2 anos,passei salon line guanidina na raiz,e ai posso continuar a fazer luzes nessa raiz?obrigad

    ResponderExcluir
  22. Olá, faço alisamento em meus cabelos a muitos anos, ele estava bem estragado , porém decidi a 6 meses de só alisar ele de ano em ano para não agredir tanto. Dai faz 6 meses que não aliso, só alisarei em dezembro. Meu cabelo é bem fininho, ai vi uma grande repercussão da escova progressiva que usa o acido glioxilico, porém fiquei na duvida se posso aplica-la em meu cabelo em dezembro, pois aliso meu cabelo com amônia. Tem algum problema?

    ResponderExcluir
  23. Laila Rafaela21 julho, 2013

    Olá, uso guanidina há 5 anos e de um tempo pra cá, tenho usado tonalizante sem descolorir e tem dado super certo, porém as cores não ficam vivas em meu cabelo. Posso descolorir meu cabelo e passar tonalizante?

    ResponderExcluir
  24. Muito boa suas dicas obr vai me ajudar a não cometer uma besteira com o coitado do meu cabelo...:)

    ResponderExcluir
  25. Boa noite Gostaria de saber se há algum pó descolorante compatível com guanidina ?

    ResponderExcluir
  26. Olá Marlon eu quero mudar a cor do meu cabelo,fazendo ombré hair,só que eu relaxo com guanidina e me falaram que o pó descolorante amend (o verde) é compatível com guanidina,isso procede ???..Brigado

    ResponderExcluir
  27. Beatriz Ribeiro26 setembro, 2013

    Oii bruno boa noite .. eu relaxo meu cabelo com amaci hair guanidina .. queria descolorir meu cabelo para tonalizar ele de azul .. eu posso fazer isso não cair ???



    ResponderExcluir
  28. Dígia Ferreira26 setembro, 2013

    Faz mais de 1 ano que não pinto ou qualquer outra quimica no cabelo, estou com resto de tinta preta na metade do cabelo e quero fazer californinas, posso fazer?

    ResponderExcluir
  29. Olá Marlon,
    Eu tinha cabelo totalmente liso pela guanidina e a progressiva quando pintei ele com a tinta natucor o cabelo todo começou a cair ficou horrível, comecei a hidratar mas n estava dando jeito, resolvir deixar ele crescer e fui cortando, comecei a usar a química do beleza natural e hj já tem mas de 9 meses q não aliso, a última coisa q fiz recentemente foi descolorir e pintei con totalizante. Então tava pensando em alisar para diminuir um pouco o volume mas quero permanecer com os cachos, posso usar um relaxamento sem problemas q ele venha quebrar?

    ResponderExcluir

Deixe seu comunicado, comentário. Seja educado (a) e objetivo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...