Postado dia 05 dezembro 2012

Pó Descolorante sem Amonia em Cabelo Alisado com Guanidina




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Todo mundo, ou quase todo mundo muda o cabelo ao menos um pouquinho. Alguns a cor, outros a forma e textura. Mas uma questão que me perguntam muito é se pode fazer luzes em cabelos alisados com guanidina ou sódio se o pó descolorante for sem amônia. Vou falar sobre este aspecto.


Mudanças...


Um dado estatístico: no salão onde trabalho aqui em Belo Horizonte, quando numero somente mulheres percebo que as que não querem ficar loiras querem mudar a forma do cabelo, e na maioria das vezes querem mudar a forma dos fios para mais lisos.

A questão é quando a pessoa alisa os fios e depois quer também clareá-los. Que é possível é. Mas em quais circunstancias? Porque quebrar um cabelo assim é o que mais acontece.

Em outra matéria eu falei sobre cabelos quebrados por relaxamento, e seria interessante você entender sobre a recuperação desse tipo de cabelo, veja:


Com certeza pessoas que relaxam o cabelo com guanidina e depois querem clareá-los acabam por pensar na Beyoncé. Por que? Porque ela alisa e clareia.

Quando o cabelo é alisado com amônia tudo bem, afinal o pó descolorante também tem amônia. Mas e quando o cabelo é alisado com Guanidina ou Sódio? Aí a questão é outra.

Amônia é incompatível com hidróxidos em geral . Mas e se o pó descolorante for sem amônia, aí não tem problema certo? Não é bem assim não.

O descolorante é sem amônia mas possui outros derivados alcalinos para abrirem as cuticulas do fio que também agridem os mesmos. Sem contar os persulfatos, na maioria das vezes o de Potássio.

Nestes casos o cabelo acaba tendo sua disciplina e textura altamente prejudicados. Obviamente que faz-se necessário usar esses dois itens do CCB para recuperar os fios:


Outra questão é que quando você faz um relaxamento com hidróxidos há uma mudança brusca na posição nas ligações sulfurosas, ou ligações de enxofre. E isso interfere no clareamento do cabelo pois o fio fica muito mais propenso a quebrar e ser danificado.

Então quando vejo um cabelo alisado com Guanidina e que a pessoa quer fazer umas luzes, mechas, ou qualquer outro procedimento clareador eu sempre indico um teste de mechas, no caso do pó descolorante sem amônia.

No entanto se a pessoa quiser fazer umas mechas/luzes nesse cabelo alisado com hidróxidos e essas mechas forem com tinta em um clareamento até 2 tons eu não tenho encontrado problema, mesmo a tinta contendo amônia.

Agora é importante frisar que sempre, sempre, sempre deve ser feito teste de mecha. Assim você evita que seu cabelo possa ter uma quebra brusca onde você vá levar meses e até anos para recuperar.

Se você pretende ficar só no alisamento e quer saber um pouco mais sobre a Guanidina então leia:


Por isso caro leitor, não faça algo que você possa ter dor de cabeça depois. Certifique-se primeiro para posteriormente não ter que correr atrás de algo que você poderia ter evitado.

Rápido e rasteiro: já fez isso no cabelo ou conhece alguém que fez?


Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Clique em "LEU?" na barra abaixo e seja um Top leitor.

Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos




Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.