Postado dia 17 janeiro 2013

Como cuidar do cabelo na Menopausa


Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Hoje vou falar de um assunto que não é nada explorado na internet: os cabelos quando a mulher está passando pela fase da menopausa. Não tenho nada pra dizer de experiência própria (seria estranho né) mas vou falar do conhecimento capilar sob o ponto de vista orgânico.

Achei essa vovó linda...

Recentemente me pediram no Facebook, através da página de fãs do blog, para falar sobre esse assunto.


Achei muito interessante. Apesar de saber o que acontece nessa fase, até porque tenho clientes passando por isso, eu nunca tinha pensado em falar disso.

Entendam: é muita coisa pra gerenciar gente.

Essa é uma fase onde os hormônios estão todos descontrolados, e isso acaba por refletir nos cabelos.

Nessa fase uma das mudanças que pode ocorrer é uma maior queratinização dos fios brancos, e eles acabam por não fixar a coloração. Eu tinha falado sobre este problema em outra matéria e ensinei como resolver o problemas de cabelos brancos que não fixam a tintura, confira:



Alguns aspectos que acontecem ou podem acontecer com os fios na menopausa:

  1. Queda: devido a mudança de hormônios os fios pode ficar sem algum tipo de nutriente, na formação dentro do bulbo capilar, e isso pode causar queda;
  2. Oleosidade: este é outro aspecto que também pode ocorrer já que pode haver uma alteração na camada hidrolipídica do couro cabeludo;
  3. Crescimento: o cabelo pode ter o crescimento alterado, seja para maior crescimento ou para menor (tenho observado mais crescimento nessa fase);
  4. Brancos: quando da entrada na menopausa pode ocorrer de os cabelos ficarem brancos com uma rapidez maior, isso se dá ao fato de que como o organismo está passando por uma turbulência hormonal a produção de melanina pode ser afetada e com isso os fios passam a não terem a cor produzida resultando na canície;
  5. Espessura: pouco observado mas pode ocorrer uma vez que os fios ficando brancos o cérebro emite um sinal de que os mesmos estão desprotegidos e por isso necessitam de uma proteção, produzindo assim mais e mais queratina fazendo com que os fios fiquem até 4x mais grossos.

Obviamente que não pretendo aqui esgotar as mudanças nos fios durante o período da menopausa, mas os aspectos acima são os mais normais de acontecerem.

Eu citei acima duas matérias falando sobre como cobrir brancos perfeitamente. Tenho a impressão que irão me perguntar sobre a oleosidade, então para adiantar pra mim e pra você então deixo aqui uma matéria onde falei bem disso:

Gostaria que você que passou ou está passando por este período comentasse e compartilhasse conosco como está seu cabelo, ou você que conhece alguém e possa nos contar. Não custa né.

Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 10 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca e presta consultoria sobre produtos e para profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

2 COMENTÁRIOS:

  1. rose galenti19 setembro, 2013

    realmente na menopausa os cabelos enfraquecem muuito mesmo..estou passando por isso e só não estou careca na parte de cima porque uso a loção capilar Avicis há 4 anos,mesmo assim meu cabelo ainda caia muito..recentemente adquiri o shampoo da Amway..control&prevention..eu simplesmente adorei o resultado..meus cabelos encorparam,ficou mais soltinho e nasceram vários fios novos....aproveitando a oportunidade,quero te dar os parabéns pela nova página do seu blog..tá lindo,fácil e com assuntos bem diversos,acha-se resposta pra todos os problemas...rsrs..bjs...

    ResponderExcluir
  2. Marcia Lima22 março, 2014

    PODE INDICAR PRODUTOS PARA CABELOS DE MULHERES QUE ESTÃO NA MENOPAUSA?

    ResponderExcluir

Deixe seu comunicado, comentário. Seja educado (a) e objetivo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...