Postado dia 23 janeiro 2013

Cuidados Com os Cabelos na Gravidez




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

A gravidez é um momento muito bakana na vida de uma mulher, ainda que seja em uma situação difícil, pois é uma nova vida  que virá ao mundo, sem pedir, sem culpa, e que merece uma atenção com carinho.

Nessa fase ocorrem muitas mudanças no corpo da mulher, e isso inclui os cabelos. Por isso hoje vou dar dicas de como cuidar do cabelo na gravidez.


Grazi Massafera e seus cabelos lindos na gravidez...

Na gravidez há uma alteração hormonal extraordinária. Eu não sou medico mas imagino como o corpo reage imaginando que há um "corpo estranho"dentro dele mesmo.

Os cabelos também podem sofrer mudanças bruscas nessa fase. Já presenciei relatos de mulheres salientando que os cabelos ficaram mais lisos, outras mais macio, outras que o cabelo anelou, ficou mais oleoso, ondulou...

É certo também que nessa fase a alimentação é algo de suma importância também para os cabelos e não somente para o feto.

Segue agora algumas recomendações que eu dou para não serem feitas nesse período:


  1. Químicas: eu jamais faria química em uma gravida, e se o medico dela liberar então eu dou a química pra ele aplicar, a não ser que a própria marca da química a ser feita autorize ser feito em gravidas e isso venha expresso na embalagem e o produto seja autorizado pelo MS;
  2. Lavar muito: mesmo que os cabelos fiquem oleosos não é bom lavar todo dia para não ressecarem;
  3. Usar shampoo de bebê:  que possuem Ph alcalino e por isso danificam os fios.

Sobre a questão de usar o shampoo de bebe, que algumas fazem, eu já falei sobre Ph de shampoo em outra matéria, inclusive sobre a questão do shampoo do bebe:

Outrossim eu vou agora dar algumas dicas para deixar os cabelos bonitos nessa fase da vida de uma mulher:

  1. Corte: faça uma manutenção de corte trimestral para limpeza de pontas afim de garantir que os fios não criem pontas duplas nem trichorrexis nodosa nessa fase e fiquem com aspecto feio;

  2. Hidratação: deve ser feita uma vez por semana, mesmo nos cabelos oleosos, que afinal, sao oleosos somente na raiz, isso evita que o fio perca água durante esse período ou possa ressecar apos o parto;

  3. Pentear: penteie todos os dias e se possível pela manha e também a noite, assim você pode controlar se está havendo queda ou não alem de levar oleosidade natural ate o meio;

  4. Alimentação: alimentação rica em legumes é muito bom para fazer com que os fios sejam produzidos perfeitamente.
Em relação a alimentação é muito eficaz tomar todo dia um suco de: cenoura, laranja, acerola e água de côco para nutrir o organismo e ter os cabelos bonitos de dentro para fora.

Uma outra dica importante que eu dou é escovar os cabelos semanalmente, sempre usando um protetor térmico. Isso porque uma vez os cabelos escovados fica mais fácil penteá-los e também lavar menos vezes.

São dicas importantes para quem está na fase de curtir a gravidez e não sabe como fazer para manter os cabelos bonitos.

Ah sim! Já ia me esquecendo: a hidratação semanal pode ser feita em casa, óbvio que seguindo os conceitos  do CCB, mas deve ser feito cauterizaçao mensal no salão para dar condicionamento aos fios fragilizados por esta época.

E outro ponto importante é sempre usar leave-in quando lavar os cabelos e não secar com secador.

E você leitora que está nessa fase, ou leitor que tem a mulher que está nessa fase, percebeu quais mudanças no cabelo (dela)? Comente abaixo.

Conte também pra gente como ficou seu cabelo na época da gravidez você que já é mãe.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.